(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas Bate e Volta

Veja por que Baependi atrai religiosos e aventureiros

Terra de Nhá Chica, a cidade mineira é um convite para deslumbrar mais de cinquenta cachoeiras e a oportunidade de vivenciar inúmeras opções para enfrentar trilhas de tirar o fôlego


19/10/2018 13:57 - atualizado 19/10/2018 17:02

Em 2012, a cidade celebrou uma missa no Santuário Nossa Senhora da Conceição à consagração da beatificação de Nhá Chica(foto: Beto Novaes/EM)
Em 2012, a cidade celebrou uma missa no Santuário Nossa Senhora da Conceição à consagração da beatificação de Nhá Chica (foto: Beto Novaes/EM)
 
A simpática cidade de Nhá Chica fica a 400 quilômetros de Belo Horizonte num cenário emoldurado pela Serra da Mantiqueira, no Sul de Minas Gerais. Baependi atrai turistas de todos os cantos do país para estabelecer conexões de paz e de elevação espiritual. Além dos atributos naturais que promovem a realização do ecoturismo. Integrante do Circuito das Águas em Minas Gerais e da Estrada Real, Baependi fascina pela sua natureza e pelo seu âmago religioso. A cidade abriga mais de 50 cachoeiras, quedas d’água e corredeiras, inclusive a cachoeira do Cavalo Baio, uma das maiores do estado.

 
A religiosidade ocupa lugar de destaque, uma vez que Baependi foi o lugar onde Nhá Chica, conhecida como a serva de Deus, viveu e operou conselhos e milagres. Hoje, inúmeras romarias de diversas partes do país têm como destino o Santuário de Nhá Chica.

Francisca de Paula de Jesus, a Nhá Chica, nasceu em São João Del-Rei, no distrito de Santo Antônio do Rio das Mortes, e foi morar em Baependi ainda pequena com a mãe, uma ex-escrava, e o irmão Teotônio. Quando jovem, a santa era procurada para aconselhar os moradores da cidade, fazer orações e dar sugestões para comerciantes locais sobre seus negócios. A fama da religiosa se espalhou e as pessoas começaram a visitar Baependi para conhecê-la, conversar com ela e pedir orações. Nhá Chica morreu no dia 14 de junho de 1895, aos 87 anos.

A missa de consagração da sua beatificação foi rezada no Santuário Nossa Senhora da Conceição, onde estão os restos mortais de Nhá Chica, e contou com a presença de autoridades do Vaticano, chefes de Estados e ministros. O decreto de beatificação foi assinado pelo papa Bento XVI em junho de 2012. Em 2011, o Vaticano aprovou o registro de um milagre atribuído à beata.

O Santuário, onde foi realizado a cerimônia, foi construído com os esforços da beata em devoção à santa, e hoje é um dos principais atrativos turísticos da cidade. No interior da igreja os visitantes vão encontrar o túmulo onde está sepultado os restos mortais, além de uma imagem de Nhá Chica em caixa de acrílico. Localizada na Rua João Rocha, a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Montserrat foi erguida em meados do século 18, por volta de 1754. A igreja é uma mistura de diversos estilos arquitetônicos como o barroco, o Luiz XV, o rococó e o neo-clássico, foi Tombada pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e Artístico em 1998. No seu interior tem um belíssimo trabalho de entalhe em madeira.

A casa em que a beata morou com sua família desde que mudou para a cidade é conservada até hoje com a exposição de objetos pertencentes à beata, como panelas, cama, fogão a lenha e uma imagem da Imaculada Conceição. Na residência também estão expostos alguns presentes ofertados por fiéis pelas graças alcançadas. Ao lado da casa, há o Memorial Nhá Chica, com um acervo com a história de vida e santidade da Bem-Aventurada. Tanto a casa quanto o memorial estão abertos à visitação diariamente das 8h às 18h, com entrada franca. O lar de Nhá Chica está localizado na Rua da Conceição, 165.
 

Desbravando as trilhas 

De fácil acesso, a Cachoeira do Itaúna é uma das mais visitadas na região(foto: Marcos Michelin/EM)
De fácil acesso, a Cachoeira do Itaúna é uma das mais visitadas na região (foto: Marcos Michelin/EM)
 

Mais que aspectos religiosos, a natureza proporcionada pela localidade é um convite para deslumbrar com as mais de cinquenta cachoeiras que cercam a cidade e a oportunidade de vivenciar inúmeras opções para enfrentar trilhas e acampar em paradisíacos lugares. Possui clima e paisagens especiais, o que a torna um paraíso ecológico, também composto por grande área do Parque Estadual da Serra do Papagaio. Para exploradores, Baependi é um ótimo passeio para se fazer trilhas e travessias, com vistas de tirar o fôlego

 

O destaque para as maravilhas naturais da cidade é o Canyon do Cavalo Baio, em que está localizado na Serra do Canjica, dentro do Parque Estadual Serra do Papagaio. A cachoeira do Cavalo Baio é uma das maiores do estado com 215 metros de queda. Sua nascente está a mais de 2.200 metros de altitude. É a maior via de rapel do Brasil, 1.050 metros de desnível. Para se chegar a esse local de difícil acesso, um guia é indispensável.

 

Uma das mais belas cachoeiras de Baependi, a Cachoeira de Itaúna está localizada a aproximadamente 20 quilômetros do centro da cidade, sendo uma das cachoeiras mais visitadas da cidade. Com pequenas quedas d’agua e alguns poços que formam piscinas naturais, é ideal para um bom banho de cachoeira. Na encosta, há degraus de pedra onde é possível sentar e sentir a água nas costas.

 

Para quem gosta de uma boa aventura de adrenalina, a Cachoeira do Juju é uma opção. Mas a atração é de difícil acesso e um pouco longe da cidade. Além disso, recomenda-se a contratação de guias e a utilização de veículos pesados. A cachoeira está localizada no Parque Estadual do Papagaio, nas encostas da Serra da Careta, a cerca de 34 quilômetros do centro de Baependi, porém tem uma paisagem espetacular com seus 130 metros de queda. Uma outra alternativa, localizada a 32 quilômetros da cidade, a Cachoeira do Caldeirão tem queda de 15 metros e um lago com 30 metros de profundidade. Por isso, é preciso cuidado para quem quiser desbravar essa opção.

 

* Estagiário sob a supervisão da subeditora Elizabeth Colares

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)