(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Ho ho ho! A magia do Natal começa no próximo mês na Serra Gaúcha

Pode parecer cedo para falar de festas de fim de ano, mas se você pretende viajar, sozinho ou com a família, para lugares tradicionais no natal, é bom já ir se preparando. O Turismo dá uma dica: esta época é, sem dúvida, o melhor período para visitar Sul do país. A partir de 25 de outubro, em Gramado, e 24 de novembro, em Canela, as duas cidades do Rio Grande Sul se transformam na Terra do Papai Noel. Milhares de luzes, enfeites e espetáculos levam você para um fantástico mundo encantado


04/09/2018 07:12 - atualizado 04/09/2018 16:22

Natal Luz de Gramado é reconhecido como um dos mais belos do país(foto: Cleiton Thiele/ SerraPress )
Natal Luz de Gramado é reconhecido como um dos mais belos do país (foto: Cleiton Thiele/ SerraPress )
 

As festas de fim de ano na Serra Gaúcha começam mais cedo. Por isso, é bom já se programar porque, de 25 de outubro a 13 de janeiro, a Avenida Central de Gramado ganha iluminação e decoração pra lá de especiais. É o Natal Luz de Gramado, evento natalino mais conhecido do Brasil. A programação é extensa durante o período. O Grande desfile, que traz apresentações de acrobatas, bailarinos e atores que encenam temas natalinos e o espetáculo do lago, peça que destaca a importância dos laços familiares, estão entre os pontos altos do evento. Neste último, cantores, músicos e artistas apresentam um repertório em um cenário grandioso e a plateia interage com os clássicos nacionais e internacionais. Um show pirotécnico torna a noite ainda mais inesquecível.

Coral, orquestra, teatro, dança e muitas acrobacias na programação do Natal Luz de Gramado(foto: Leonid Streliaev/Divulgação)
Coral, orquestra, teatro, dança e muitas acrobacias na programação do Natal Luz de Gramado (foto: Leonid Streliaev/Divulgação)

As cidades da Serra Gaúcha, que em qualquer período do ano já são maravilhosas, com canteiros impecáveis, ruas limpas, trânsito organizado, povo hospitaleiro, arquitetura europeia, gastronomia farta e muitas atrações turísticas, durante as festividades natalinas ficam ainda mais convidativas. Tanto Gramado quanto o Sonho de Natal, em Canela, atraem turistas de todo o Brasil e até do exterior para apreciar os inúmeros shows de canto, dança, teatro, cinema, circo, projeções e fogos de artifício, que transportam todos para um mundo lúdico. Como num conto de fadas, os visitantes se encontram a cada passo com Papai Noel, soldadinhos de chumbo, patinadoras, acrobatas, bailarinas, bonecas, anjos, ursos, biscoitos, bengalas, pinheiros, renas e demais itens e personagens do universo natalino.
No próximo mês, a criançada tem um encontro marcado com Papai Noel em Gramado (foto: Cleiton Thiele/ SerraPress )
No próximo mês, a criançada tem um encontro marcado com Papai Noel em Gramado (foto: Cleiton Thiele/ SerraPress )

TECNOLOGIA Durante os dias de festas, os artistas se apresentam gratuitamente pelas ruas das cidades e também em palcos preparados especialmente para os shows, que têm ingressos para arquibancadas e camarotes.
O Natal Luz de Gramado conta com aproximadamente 25 eventos paralelos e atrai turistas do mundo inteiro(foto: Cleiton Thiele/ SerraPress)
O Natal Luz de Gramado conta com aproximadamente 25 eventos paralelos e atrai turistas do mundo inteiro (foto: Cleiton Thiele/ SerraPress)

Todos os espetáculos trazem a essência do Natal em seu enredo, relembrando o nascimento de Jesus de forma mágica, com tecnologia de ponta e excelente corpo artístico. As grandes produções são preparadas durante todo o ano e atraem cerca de 2 milhões de pessoas durante o período.

 

Principais atrativos de Gramado 

 

Grande Desfile de Natal – Momento de encanto para crianças e adultos

GRAN DE DES FI LE DE NA TAL %u2013 Momento de encan to para cri an ças e adul tos(foto: Marden Couto/Divulgação)
GRAN DE DES FI LE DE NA TAL %u2013 Momento de encan to para cri an ças e adul tos (foto: Marden Couto/Divulgação)


Snowland –  O primeiro parque de neve indoor das Américas reproduz uma vila ao pé da montanha, com temperatura de até cinco graus negativos. No local você pode patinar, esquiar, fazer snowboarding e até um boneco de neve.

Igreja Matriz São Pedro Apóstolo – inaugurada em 1942, e em sua construção foram utilizadas mais de 78 mil pedras basálticas. Em frente à igreja ficam as estátuas dos 12 apóstolos de Jesus, em tamanho real.

Bus Tour 
– o double deck panorâmico percorre mais de 35 pontos turísticos de Gramado e Canela e você pode subir e descer onde quiser. Tem também passeios especiais, como o Illumination e o Bus Bier.

Minimundo – O local foi criado pelo Vovô Hoppner, que, em 1981, começou a construir brinquedos para seus netos. São mais de 200 obras em miniatura, que reproduzem atrativos de oito países. De Minas Gerais tem a Igreja São Francisco de Assis, que fica em Ouro Preto, e a Estação Ferroviária de São João del-Rei.

O Reino do Chocolate – nesse espaço temático você conhece a história do cacau desde a época dos maias até os dias atuais. Pode ver o processo de fabricação e, ainda, fazer seu próprio chocolate.

 

Lago Negro – com 17 mil metros quadrados, é o lugar ideal para você relaxar entre um passeio e outro. Dá para andar de pedalinho, fazer caminhada ou simplesmente curtir a paisagem.

 Lago Negro(foto: Marden Couto/Divulgação)
Lago Negro (foto: Marden Couto/Divulgação)
 

 

Hollywood Dream Cars – o museu tem veículos clássicos da década de 1920 até a década de 1960. Você pode se caracterizar, tirar fotos nos carros e se sentir uma estrela dos anos dourados.

SuperCarros
 – Reúne 16 marcas de automóveis esportivos, como Ferrari, Lamborghini, Porsche e Rolls Royce. Além de apreciar, você pode alugar um deles para dar uma voltinha.

 

Dreamland Museu de Cera – Tem 84 esculturas de personalidades, divididas em 24 cenários temáticos. Você pode ver a rainha Elizabeth II, os Beatles e Neymar, entre outros.

 

Dreamland Museu de Cera (foto: Marden Couto/Divulgação)
Dreamland Museu de Cera (foto: Marden Couto/Divulgação)

 

Harley Motor Show – O museu/bar, no estilo dos cassinos de Las Vegas, reúne mais de 30 modelos das lendárias motocicletas Harley Davidson. Você ainda pode garantir uma foto em uma delas.

Casa do Colono – No lugar são vendidos produtos típicos da região, como queijos, embutidos e suco de uva. Pães e cucas são assados na hora pelos colonos, em fornos que perfumam a Praça das Etnias.

Rua Coberta – Liga a Avenida Bordes de Medeiros à Rua Garibaldi e concentra várias lojas e restaurantes, além de ser ponto de encontro de turistas. Em frente à rua fica o Palácio dos Festivais, onde ocorrem eventos, como o Festival de Cinema.

 

 

 

 

 

Principais atrativos de Canela 

Canela recebe iluminação especial para a magia do Natal(foto: Cleiton Thiele/ SerraPress )
Canela recebe iluminação especial para a magia do Natal (foto: Cleiton Thiele/ SerraPress )

 

Mundo a Vapor –  o parque temático conta a história da Revolução Industrial e abriga 
diversas réplicas de máquinas que funcionam a vapor. Você pode ver o funcionamento de uma olaria e de uma fábrica de papel, entre outros. No fim ainda tem passeio de trenzinho.

 Mundo a vapor(foto: Marden Couto/Divulgação)
Mundo a vapor (foto: Marden Couto/Divulgação)

 


Alpen Park – São 60 mil metros quadrados com atrações de aventura, como o imperdível trenó de montanha, tirolesa, arvorismo e quadriciclo.

Terra Mágica Florybal – Personagens folclóricos e místicos são descobertos no circuito de trilhas. São mais de 40 atrações e 1 mil esculturas, com destaque para o cinema 7D.

 

Bondinhos Aéreos – são três estações interligadas pelos bondinhos aéreos. A Estação Central, onde o passeio começa e termina, tem restaurantes e lojas; a Estação Animal, 
onde trilhas levam ao Espaço Esculturas que Falam, com 85 peças talhadas em madeira 
e que emitem sons ao ser manuseadas; e a Estação Cascata, que tem um mirante para 
a Cascata do Caracol, que despenca de 131 metros.

 Bondinhos aéreos (foto: Marden Couto/Divulgação)
Bondinhos aéreos (foto: Marden Couto/Divulgação)


Catedral de Pedra – A imponente Igreja Matriz Nossa Senhora de Lourdes é em estilo gótico, tem 65 metros de altura e carrilhão com 12 sinos de bronze. À noite, ganha iluminação especial.




SERVIÇO

• Natal Luz
De 25 de outubro a 13 de janeiro
Principais espetáculos: Reencontros de Natal, Grande desfile de Natal e Natal pelo mundo
www.natalluzdegramado.com.br

• Sonho de Natal 
De 24 de novembro a 6 de janeiro
Principais espetáculos: Auto de Natal, Christmas in concert e Siga a sua estrela
www.canela.com.br

• Quem leva
Visual Turismo
www.visualturismo.com.br

• Onde se hospedar
Hotel Alpestre – Eleito pelo TripAdvisor o melhor hotel para família no Brasil
www.hotelalpestre.com.br

Hotel Saint Andrews – Eleito pelo TripAdvisor o melhor hotel de luxo do Brasil
www.saintandrews.com.br

•  Onde comer
– Casa di Paolo
– Nonno Mio
– Cantina Di Capo
– Cantina Pastaschiutta
– Bela Vista Café Colonial
– Colosseo Fondue
– Churrascaria Garfo e Bombacha

* A jornalista viajou a convite do Festuris Gramado 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)