(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Paraíso revelado: recarregue as energias em contato com as belezas de Maceió

Lugar de águas azuis e coqueiros dançantes, a capital de Alagoas é um dos melhores destinos para quem precisa sair do caos da megalópole. Não que a cidade do nordeste não tenha um centro urbano com todas as qualidades e defeitos que lhes são pertinentes, mas suas praias urbanas são tão aprazíveis quanto as mais afastadas. Caso de Dunas de Marapé, no município de Jequiá da Praia, a cerca de 70 quilômetros da capital alagoana. O lugar encanta tanto pela mata nativa quanto pelo encontro do Rio Jequiá com o mar


31/07/2018 20:30 - atualizado 31/07/2018 20:52

Praia de Pratagy, a 18 quilômetros do Centro de Maceió, tem como vizinhos o mar, o rio e a mata atlântica(foto: Larissa Kümpel/EM)
Praia de Pratagy, a 18 quilômetros do Centro de Maceió, tem como vizinhos o mar, o rio e a mata atlântica (foto: Larissa Kümpel/EM)

Imagine tomar a sua caipirinha tranquilamente, admirando o pôr do sol, logo depois de ter uma briga consigo mesma, pois as compras realizadas na Feirinha de Artesanato da Pajuçara podem não caber na sua mala. Por um preço justo (justíssimo) e incrível variedade é fácil se convencer de que extrapolar o peso permitido da bagagem na volta pra casa é inevitável.


Você quer praias limpíssimas? Se for para Maceió, é isso que terá! Garis são responsáveis por recolher até o último guardanapo que algum turista sem senso deixou “cair” na areia. E chegam até a brigar com os donos de barracas, caso percebam que houve desleixo por parte deles. E não falo somente da areia. Estudo feito pelo Instituto Trata Brasil mostra que Maceió aparece entre as quatro capitais brasileiras com os melhores índices de tratamento de esgoto do país (92,09%).

Praia de Pajuçara é um convite aos banhistas que procuram águas limpas e calmas(foto: Secretaria de Turismo de Maceió)
Praia de Pajuçara é um convite aos banhistas que procuram águas limpas e calmas (foto: Secretaria de Turismo de Maceió)

O complicado foi entender aquele tanto de motoqueiro sem capacete andando sem ser repreendido por policiais ou algum órgão de fiscalização de trânsito. Mesmo sendo motocicletas de 50 cilindradas, que não atingem altas velocidades. Podem nem ser consideradas motocicletas, segundo Ronan, motorista da Luck Receptivo, empresa responsável pelo meu transporte nas rodovias de Maceió.


O mar de Maceió é sempre claro e límpido. Calmo demais em algumas partes. Em outras, para iniciante em águas marítimas, é fácil tomar um caldo daqueles. Como na praia da Sereia, no bairro Riacho Doce. Nela se esbanja a estátua de uma sereia branca, a uns 20 metros da areia. As ondas batem nela de tal maneira, que é fácil associá-la com a divindade de Yemanjá: forte e inquebrável, a dona do mar.


DUNAS DE MARAPÉ

Encontro do Rio Jequiá com o mar é espetáculo à parte(foto: Larissa Kümpel/EM)
Encontro do Rio Jequiá com o mar é espetáculo à parte (foto: Larissa Kümpel/EM)
 

Engana-se quem pensa que os pontos turísticos daquela região são apenas praias. Há também uma fonte rejuvenescedora: a lama do Rio Jequiá, no povoado de Jequiá da Praia, a 70 quilômetros de Maceió. Um pouco malcheirosa, mas, depois que aplicada à pele, realmente a deixa macia, com aspecto jovial. “Tenho 85 anos e já falaram que tenho 50”, brinca o barqueiro José Miguel, que nos levou para conhecer a lama. “Nem posso passar de novo, pois posso ficar com aspecto de um garoto de 25. Aí, minha esposa nem vai me reconhecer mais”, se diverte o senhor, barqueiro desde a infância.

 

“Nem posso passar de novo, pois posso ficar com aspecto de um garoto de 25” -José Miguel, barqueiro, sobre banho de lama do Rio Jequiá, considerado rejuvenescedor

 

 
Paraíso revelado

 

Rio Meirim, dentro da propiedade do Pratagy Beach Resort(foto: Larissa Kümpel/EM)
Rio Meirim, dentro da propiedade do Pratagy Beach Resort (foto: Larissa Kümpel/EM)

 
Em uma embarcação rústica e vermelha, que combina com a paisagem verde, cabem apenas quatro pessoas além do barqueiro. Sobe o rio, como um daqueles da floresta amazônica, transportando o turista de uma paisagem paradisíaca para outra. Sai do encontro entre o rio e o mar, nas Dunas de Marapé, e segue em direção ao manguezal. Antes de chegar à lama, há um ponto em que é possível enxergar o encontro das águas. O mar, praticamente sem ondas, recebe as águas do rio com toda a naturalidade que deve ser. Primoroso de se ver.
Voltando à capital, ainda em Jequiá da Praia, cidade com todos as belezas interioranas, deparo-me com a praça da televisão comunitária. Um aparelho para os moradores assistirem juntos a alguma programação na praça. Porém, não só a televisão é pública. Agora, o wi-fi também.

 

Para viver uma melhor experiência em Maceió, acomode-se no Pratagy Beach Resort, com pacotes especiais para famílias e grupos de amigos. Além dos quartos impecáveis, alguns com vista para o mar, outros com redes na varanda, é possível se servir à vontade de comida da melhor qualidade, cerveja, chope, suco, água de coco e refrigerantes, bem como uísque 8 anos, destilados, vinhos e coquetéis de frutas. A praia do Pratagy está localizada a 18 quilômetros do Centro de Maceió, sendo seus únicos vizinhos o mar, o rio e a mata atlântica.

 

Nem é preciso sair do resort para se divertir, pois o grupo Pratagy oferece passeios de canoa para as piscinas naturais próximas à propriedade e promove shows de música e dança para agitar o dia e a noite do hóspede. Pra quem tem crianças, o Pratagy dispõe de recreação infantil e cuidadores para que os pais possam relaxar enquanto seus filhos brincam.

RECEPTIVO Para os turistas de primeira viagem, a dica é contratar os serviços da Luck Receptivos. Além de passeios em conta e automóveis confortáveis, os motoristas são preparados para atuar como guias turísticos, que vão lhe contando tudo sobre a cidade. No site da empresa (www.luckreceptivo.com.br) é possível reservar o passeio que mais lhe convém.

 


SERVIÇO


PARA SE HOSPEDAR

 

»  Pratagy Beach Resort
Com localização privilegiada, o Pratagy Beach Resort fica no quilômetro 10 da AL-101, na capital alagoana, a 34 quilômetros do Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares.

PARA VISITAR
» Dunas de Marapé

Fica a 70 quilômetros de Maceió. As dunas fixas e as falésias esculpidas pela natureza são excelente opção para uma caminhada à beira-mar. A poucos passos estão as águas do Rio Jequiá, com abundante vegetação nativa.

PARA COMPRAR
» Feirinha de Artesanato Pajuçara

Localizada na beira da praia de Pajuçara, a feira reúne artesanatos e comidas típicas da região, com muitas opções para todos os gostos e bolsos.

PARA NADAR
» Praia da Sereia

Localizada ao lado da praia de Pratagy, em frente às ruínas de uma casa simples, a praia da Sereia é ótimo lugar para meditação e para aproveitar o mar com mais privacidade. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)