(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Grande encontro: fazendas históricas do Rio de Janeiro reúnem música e gastronomia neste final de semana

Festival Vale do Café encherá a região histórica do Sul fluminense de música erudita e gastronomia, em sua 16ª edição e terá como homenageado Jacob do Bandolim


17/07/2018 07:12 - atualizado 19/07/2018 12:50

A Fazenda União, em Rio das Flores, recebe Ulisses Rocha 'Violãocello - causo e prosa'(foto: Carlos Altman/EM)
A Fazenda União, em Rio das Flores, recebe Ulisses Rocha 'Violãocello - causo e prosa' (foto: Carlos Altman/EM)
O frio do inverno é um convite à boa mesa. Em volta do fogão é onde se promove o prazer do encontro. Imagine então juntar gastronomia com música erudita. Acrescente a essa experiência um passeio por fazendas históricas do século 19. Sim, é possível voltar no tempo e reviver o charme, experimentar o melhor da comida brasileira, com todo o glamour de uma região que prima por preservar a riqueza da arquitetura inigualável de casarios datados do início dos anos 1820. Sejam bem-vindos ao Circuito Vale do Café Rio. Nessa faixa de terras do Sul fluminense, que inclui as cidades de Vassouras, Valença, Conservatória, Barra do Piraí, Rio das Flores e Paulo de Frontin, 11 fazendas e um jardim ecológico abrem suas portas para o Festival Vale do Café, que ocorre sempre em julho, desde 2003.


A programação, que prima pela junção de instrumentistas conceituados em belíssimos cenários, conta com Marcel Powell homenageando seu pai, o mestre Baden, na belíssima Fazenda Vista Alegre, em Valença, e com a cantora lírica e professora Carol McDavit cantando na Fazenda do Paraízo, a joia de Rio das Flores. O homenageado da vez, Jacob do Bandolim, terá seu repertório executado pelo duo Dani Spielmann e Sheila Zagury, na Fazenda São Luiz da Prosperidade, e pelo Terno Carioca, formado por Luiz Flávio Alcofra, Pedro Aragão e Lena Verani, na Fazenda São Roque. Em todas as fazendas que sediarão shows haverá visitas ao casarão, com degustação de lanche colonial depois do concerto.

Fazenda Alliança também participa da programação do evento(foto: Vale do Café/Divulgação)
Fazenda Alliança também participa da programação do evento (foto: Vale do Café/Divulgação)

Músicos que ajudaram a escrever a história do festival, como o mestre violonista Turíbio Santos, que é também diretor artístico, e a harpista Cristina Braga, idealizadora do evento, farão apresentações gratuitas no Centro dos municípios de Vassouras e Paty de Alferes, respectivamente. O grupo Noites Cariocas terá repertório dedicado ao artista homenageado, Jacob do Bandolim, no município de Rio das Flores, também com entrada franca.


É também tradição do festival oferecer cursos ligados à música, e este ano não será diferente. Já estão confirmados cursos de canto, com a própria Carol McDavit, de violão, com Ulisses Rocha, e outro de violão, com Turibio Santos, aliás, um apaixonado pela região do vale. Serão oferecidas também aulas de violino, com a musicista Suray Soren. As aulas de cavaquinho e bandolim ficarão por conta de Pedro Cantalice, músico de Vila Isabel, considerado o primeiro músico do mundo no instrumento a ter curso superior em música. Os cursos ocorrerão em Vassouras, de 23 a 27 deste mês, com inscrição gratuita no site oficial do festival (www.festivalvaledocafe.com.br).

Programação independente

Extensa programação musical e gastronômica está marcada para ocorrer durante os dois fins de semana da festa(foto: Vale do Café/Divulgação)
Extensa programação musical e gastronômica está marcada para ocorrer durante os dois fins de semana da festa (foto: Vale do Café/Divulgação)

Falando em Vassouras, a Princesinha do Café comemora 60 anos de tombamento este ano e a iniciativa privada criou o movimento #MaisVassouras, que fará programação independente do festival e gratuita, que ocupará alguns espaços históricos, como a antiga estação ferroviária, a igreja matriz e o novíssimo Centro Cultural Cazuza, entre outros. A programação incluirá shows, como o da Orquestra de Volta Redonda, e um corredor gastronômico com food trucks de diversos tipos, além de exposição de artes plásticas e orquídeas.


O já consolidado Festival Vale do Café comemora também este ano o reconhecimento da Fundação Getulio Vargas e do Ministério da Cultura, que o incluíram na agenda “Rio de Janeiro a Janeiro” e, por meio de estudo, reconheceram o festival como ação geradora de alto impacto socioeconômico. A cada R$ 1 investido no festival, há um retorno para a região de R$ 5,09, numa geração total de emprego de aproximadamente 600 vagas. Prova de que o evento já é considerado um dos mais importantes festivais de música de toda a região. O festival é um projeto da Backstage Produções que, em sua 16ª edição, é apresentado pelo Ministério da Cultura, tem o patrocínio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, de Furnas, Cateno, Light e Sebrae, além de contar com o apoio do Café Evolutto.

Serviço

Festival Vale do Café – 16ª edição
Quando: de 20 a 29 deste mês
Ingressos: www.festivalvaledocafe.com.br

 

 

Programação nas Fazendas

 

20 julho, sexta-feira, 11h

Angelica De La Riva - "Musica Feramente Humana"

Fazenda Florença (Conservatória, RJ)

 

20 julho, sexta-feira, 16h

Quarteto do Jacob - "Tributo a Jacob do Bandolim"

Fazenda Alliança (Barra do Piraí, RJ)

 

21 julho, sábado, 11h

Turíbio Santos e Maria Haro - "Noites Espanholas"

Fazenda Mulungu Vermelho (Vassouras, RJ)

 

21 julho, sábado, 16h

Harmonitango - "Tango no Vale"

Fazenda São Luiz da Boa Sorte (Vassouras, RJ)

 

22 julho, domingo, 11h

Trio In Uno - "Uma viagem na música instrumental brasileira"

Fazenda das Palmas (Paulo de Frontin, RJ)

 

22 julho, domingo, 16h

Duo Augusto Martins e Paulo Malagutti - "Piano e Jobim"

Fazenda Ponte Alta (Barra do Piraí, RJ)

 

27 julho, sexta-feira, 11h

Ulisses Rocha - "Violãocello - Causo e Prosa"

Fazenda União (Rio das Flores, RJ)

 

27 julho, sexta-feira, 16h

Carol McDavit - "Leonard Berstein: 100 anos"

Fazenda do Paraizo (Rio das Flores, RJ)

 

28 julho, sábado, 11h

Celso Faria, Pedro Cantalice - "Trajeto do violão no Brasil" com participação de Turibio Santos

Fazenda Guaritá (Rio das Flores, RJ)

 

28 julho, sábado, 16h

Marcel Powell - "Só Baden"

Fazenda Vista Alegre (Valença, RJ)

 

29 julho, domingo, 11h

Duo Dani Spielmann e Sheila Zagury - "Entre mil, você!" Tributo a Jacob do Bandolim com participação especial de Marina Chuva

Fazenda São João da Prosperidade (Barra do Piraí, RJ)

 

29 julho, domingo, 16h

Terno Carioca - "100 anos de Jacob do Bandolim"

Fazenda São Roque (Vassouras, RJ)

 

Programação de Cursos gratuitos

 

Canto (Carol McDavit); Cavaquinho e Bandolim (Pedro Cantalice); Flauta (Celso Woltzenlogel); Violão (Turibio Santos e Ulisses Rocha); Violino (Suray Soren).

 

23 a 27 de Julho 2018

Local: Escola Ministro Raul Fernandes (CE) – Vassouras – RJ

Horário dos Cursos: 09:00 às 17:00

 

Inscrições e contato:

Telefone: 21-999791302 (Nanda)

Email: cursos@festivalvaledocafe.com.br

Inscrições até dia 18/07/2018 (somente por meio eletrônico). Após esta data, somente no local.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)