(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas Rússia2018

Conheça as belezas dos três países que serão adversários do Brasil na primeira fase da Copa

No dia 17, a Seleção Canarinho enfrenta a equipe da Suíça, na cidade de Rostov; no dia 22, é a vez de jogar contra a Costa Rica, em São Petersburgo, e, encerrando a primeira fase, o terceiro adversário é a Sérvia, com a disputa realizada em Moscou no dia 27. O Turismo mostra um pouco de cada país, como vive, sua cultura e seus encantos


Um passeio no Lago Zurich revela toda a beleza que emoldura a cidade(foto: Elizabeth Colares/EM)
Um passeio no Lago Zurich revela toda a beleza que emoldura a cidade (foto: Elizabeth Colares/EM)
 

Lembrada por seus chocolates, fundues, canivetes e relógios-cucos, a Suíça, país do centro-europeu, mistura perfeitamente bem paisagens de montanhas nevadas e lagos azuis, modernidade e arquitetura que nos remetem a cenas de filmes. Sua arquitetura com mais de 2000 anos de história e sua deliciosa gastronomia atraem turistas do mundo inteiro que desejam experimentar como é viver em um país de primeiro mundo.

 

Quase na reta final para o início dos jogos da Copa do Mundo na Rússia, que tal conhecer um pouquinho mais sobre essa nação, que é a primeira adversária do Brasil na Copa? O país, de cerca de 8 milhões de habitantes, tem 26 estados, chamados de cantões, e cada um deles é independente. Como não dá para falar de todos, escolhemos aqui a maior cidade, Zurique, que pode ser ponto de partida para vários outros lugares que tiver interesse de conhecer.

Zurich é um dos principais destinos dos turistas europeus no verão(foto: LUIZ FERNANDO CAMPOS/EM)
Zurich é um dos principais destinos dos turistas europeus no verão (foto: LUIZ FERNANDO CAMPOS/EM)
 

Zurique impressiona logo de cara. Ao colocar os pés na estação de trem (uma das opções para ir do aeroporto ao Centro da cidade), a grandiosidade, a limpeza, a organização e a educação do povo nos transporta imediatamente para um mundo onde tudo funciona. Andamos a pé da estação até o Airbnb em que nos instalaríamos, tudo na maior tranquilidade.

 

A cada quarteirão, uma surpresa. Nunca tinha visto tanta loja de grife luxuosa num lugar só. As cabines telefônicas são atração à parte. Os barzinhos, superaconchegantes, nos convidavam. Tudo isso, cercado pelos alpes, com os topos cobertos de gelo, onde os raios solares se refletiam e iluminavam o entardecer, permitindo uma visão inesquecível.

INESQUECÍVEL A cidade possibilita vários passeios culturais, como museus e galerias. Mas um dos mais interessantes é subir a montanha Uetliberg, de onde se tem uma vista de 360 graus da região, permitindo ver toda a cidade, o lago e as vilas das redondezas. Você pode subir de trem até quase o topo e, de lá, pegar uma trilha (bem leve e linda, de cerca de 60 metros) para acabar de subir a uma altura de aproximadamente 870 metros. Quem quiser ver ainda mais longe, tem a opção de subir uma torre de metal, com uma longa escadaria. Mas no meio da torre tem uma catraca e só alcança a parte mais alta quem paga por isso (com uma moedinha, que você insere no compartimento próximo à roleta). Para o casal brasileiro Bruno e Fernanda Falco, a emoção de ver a cidade inteira de lá de cima não tem preço. “Uma das mais belas paisagens que já vimos”, disse Bruno, que reside com a esposa atualmente em Coventry, no Reino Unido.

 

emoção Depois de admirar a vista do alto, o passeio de barco pelo Lago Zurique é, sem dúvida, um dos mais emocionantes, especialmente pelo belo cenário do itinerário. É um barco bem confortável, com parte coberta e restaurante e o passeio dura em torno de uma hora.

 

Entre tantos pontos turísticos, um que não se pode deixar de visitar é o museu da Fifa. Ele traz informações interessantes sobre a história do futebol, atrações interativas e muitas curiosidades. O museu funciona de terça a sábado, das 10h às 19h; aos domingos, das 9h às 18h. O ingresso não é muito barato, assim como o custo de vida da cidade. É bom preparar o bolso. Mas o que se compra por lá vale cada centavo
E, para finalizar, nada como conhecer a fábrica de chocolates da Lindt, ver o processo de fabricação, sentir o cheirinho doce dos chocolates e comprar muitas delícias, que se apresentam nas mais diversas formas.

 
Alegria costa-riquenha

 

Puerto Viejo de Talamanca atrai jovens que gostam de surfar e de festas(foto: Wikimedia/divulgação)
Puerto Viejo de Talamanca atrai jovens que gostam de surfar e de festas (foto: Wikimedia/divulgação)
 

 

Poucos países no mundo oferecem tantas opções de ecoturismo como a Costa Rica, que é o segundo  adversário do Brasil na Copa do Mundo. Reservas biológicas, vulcões e praias fazem parte da paisagem desse pequeno país, localizado na América Central. É justamente a diversidade de regiões que atraem turistas, que buscam mar ou montanhas.

 

A capital, San José, embora não seja um destino turístico, recebe viajantes por um curto período de tempo, até porque o aeroporto (Internacional Juan Santamaría) é a principal porta de entrada no país.

 

A vila de Puerto Viejo de Talamanca é uma opção para quem atravessa a fronteira entre Panamá e Costa Rica do lado caribenho, sendo a primeira parada no país. Com ar bem descolado, a cidade atrai viajantes mais jovens, que gostam de surfar e de curtir boas festas ao som de reggae music. A vila tem boas opções de hospedagem, restaurantes e barzinhos aconchegantes.

 

Se Puerto Viejo é um dos lugares mais visitados no Caribe da Costa Rica, do lado Pacífico quem se destaca é o exuberante Parque Nacional Manuel Antonio. O povoado utilizado para explorar as belezas desse parque é Quepos. Localizado a cerca de 150 quilômetros da capital, é lá que você encontra algumas das praias mais lindas do país.

 

Já em Monteverde você pode se hospedar para explorar a floresta tropical (rain forest) da Costa Rica. O grande atrativo da pequena e charmosa cidade fica acima da copa das árvores. São tirolezas de 800 metros de altura, que ligam uma árvore a outra, num passeio que dura cerca de uma hora. Quem não gosta de tanta emoção pode só fazer um passeio pelas pontes suspensas nas copas das árvores.

 

Mergulho com tubarões na Ilha de Cocos, na Costa Rica(foto: Aquanautas/Divulgação)
Mergulho com tubarões na Ilha de Cocos, na Costa Rica (foto: Aquanautas/Divulgação)

Caminhadas em vulcões, cachoeiras, águas termais e atividades de aventura, como rafting e tirolesa. Tudo isso é possível a partir de La Fortuna. Com boa estrutura para o visitante, a cidadezinha é a base para explorar um dos vulcões mais famosos da Costa Rica, o Arenal. Além dele, outra caminhada popular, porém, mais difícil, é pelo Vulcão Cerro Chato. Vale a pena reservar um dia inteiro para conhecer também o Parque Nacional Vulcão Tenorio, localizado a 70 quilômetros de La Fortuna.

 

Mas para quem gosta mesmo de surfar, o lugar ideal é Jacó. Constando da lista de melhores praias para surf na Costa Rica, Jacó atrai também viajantes que não são adeptos do esporte, especialmente por causa da boa estrutura e da proximidade com a capital San José. (EC) 

 
A hospitaleira Sérvia 

 

Catedral São Sava, em Belgrado, é o segundo maior templo ortodoxo do mundo(foto: Marko Djurica/Reuters)
Catedral São Sava, em Belgrado, é o segundo maior templo ortodoxo do mundo (foto: Marko Djurica/Reuters)
 

 

Destino ainda pouco conhecido pelos brasileiros, esse país do sudeste europeu, terceiro e último adversário do Brasil na primeira fase da disputa do Mundial de Futebol, fez parte da antiga Iugoslávia. Com a Bósnia-Herzegovina, Croácia, Eslovênia, Macedônia e Montenegro, a Sérvia integrou a Iugoslávia até 2003. Com história marcada por conflitos e tentativas de emancipação, o país, que já esteve nos holofotes mundiais e ainda carrega cicatrizes provenientes das guerras, hoje constrói uma nova imagem.

 

País de ares rústicos e cortado pelo extenso Rio Danúbio, a Sérvia é o resultado de combinações únicas. Elo entre o ocidente europeu e o oriente, o país exibe índice de desenvolvimento humano (IDH) consideravelmente elevado. Seu clima é mediterrâneo e as estações do ano costumam ser bem marcadas. Neva no inverno, quando os turistas correm para estações de esqui, e, no verão, as temperaturas chegam a 28 graus, quando os sérvios se banham nas praias fluviais do Danúbio.

 

Uma mistura de eslavos, turcos, árabes e italianos, o povo sérvio é outra riqueza do país. Bastante hospitaleiros e acolhedores, são chamados, às vezes, de “brasileiros da europa”. Eles adoram receber turistas e, assim como nós, se cumprimentam com beijinhos no rosto.

 

Apesar de a língua oficial do país ser o sérvio, a maior parte da população fala inglês sem grande dificuldade. Sua localização privilegiada na Península Balcânica facilita para que o turista conheça também os países vizinhos.

 

PONTO BOÊMIO

Piscina pública em Belgrado fica lotada no verão(foto: Marko Djurica/AFP)
Piscina pública em Belgrado fica lotada no verão (foto: Marko Djurica/AFP)
 

Belgrado, capital do país, ganhou a reputação de cidade que nunca dorme por causa das várias opções de lazer noturno. Com mais de 7 mil anos de história para contar, em Belgrado residem várias atrações, como sítios arqueológicos, fortalezas e construções medievais.

 

Para quem procura desfrutar a vida noturna de Belgrado, a famosa Rua Skadarlija, que ganhou popularidade no século 20, depois de passar a ser frequentada por celebridades, é excelente opção. Além de bairro histórico, é também a principal rua do ponto boêmio da capital, cheio de restaurantes e bares, chamados de kafanas.

A MAIS BONITA Considerada por muitos turistas ainda mais bonita que Belgrado, Novi Sad é uma cidade charmosa, com forte influência da arquitetura austro-húngara. Fundada no século 17, a capital da província de Vojvodina, Novi Sad é cercada por planícies, pelo Rio Danúbio e pela montanha Fruska Gora. Hoje, segunda maior cidade Sérvia, além de seu Centro Histórico e seu peso cultural, a cidade tem também animada vida noturna, cheia de festivais, cafés e clubes. Caso a data de sua visita coincida com o festival EXIT, não deixe de conferir. É um dos mais prestigiados festivais de música alternativa na Europa. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)