(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Êta trem bom: Tiradentes promove badalado festival de cerveja neste fim de semana

Já começou a 5ª edição do Trem Bier Festival. Evento que vai até domingo promove cursos, palestras, concurso e muitas outras atrações


27/04/2018 15:30 - atualizado 27/04/2018 16:13
136

O festival de cerveja foi inspirado na mineiridade da Maria-Fumaça que liga Tiradentes a São João del-Rei
O festival de cerveja foi inspirado na mineiridade da Maria-Fumaça que liga Tiradentes a São João del-Rei (foto: Carlos Altman/EM)
 

Um dos maiores festivais cervejeiros de Minas Gerais já anima a cidade histórica de Tiradentes, na região do Campo das Vertentes. Em sua quinta edição, o Trem Bier Festival conta com a presença de grandes cervejarias, circuito gastronômico, seleção de bandas, concurso de cerveja em panelas e muitas atrações para agradar os visitantes como a corrida “alcoológica”, em que os participantes enfrentarão um circuito de 5 quilômetros, em belas trilhas com vista para a Serra São José, com pit stop para consumo de cerveja. As cervejarias já confirmadas são Antuérpia, Falke Bier, Wäls, Botocudos, Timboo, Bold Brew, Évora Craft Beer, Cervejaria Geraes, Läut Beer, Cervejaria Floresta Élfica, Arcana Cervejaria, Loba, Krug Bier, Verace, Mantrap, Noi, New England, Mr. Tugas, Backer, Cervejaria Sanatorium, Barock, Cervejaria Libertastes, Fathach, Haus Bier, Bruder, Grizas Brewpub, Velho Brasa e La Grand. O evento será montado em dois locais: Praça Largo das Forras, na área central da cidade e o Largo do Cervejeiro, na rodoviária da cidade. O TremBier Festival nasceu em 2012, totalmente dedicado às cervejas artesanais e idealizado pelo empresário e chef de cozinha Luiz César Costa. Batizado em homenagem à charmosa Maria Fumaça e ao jeito mineiro de falar, o Trem Bier consolidou-se como um dos principais encontros cervejeiros do estado de Minas Gerais e tem expectativa de receber mais de 30 mil visitantes em seus cinco dias de duração. O festival tem entrada gratuita, com exceção das palestras, cursos e circuito gastronômico, que têm custo à parte.


Gastronomia e concurso

Shows, festival gastronômico e outras atrações na programação
Shows, festival gastronômico e outras atrações na programação (foto: Léo Lara/Divulgação)

A cidade de Tiradentes é conhecida internacionalmente pela sua rica gastronomia. Por isso, o Festival realizará novamente o roteiro gastronômico que contará com restaurantes renomados da cidade. Cada estabelecimento fará um cardápio dedicado para o evento em três tempos, harmonizando os pratos com as cervejas Trembier (feitas em parceria com as cervejarias participantes do evento). Este ano será realizado o 3º Concurso de Cerveja em Panela, em parceria com o Beer Judge Certification Program (BJCP), entidade internacional de referência em estilos de cerveja. Seu objetivo é valorizar a produção caseira da bebida e incentivar os paneleiros a ampliar suas marcas, produções e ajudar no reconhecimento de seus produtos. As três melhores cervejas ganharão medalhas e poderão usá-las em seus rótulos. “O Trem Bier além de ser um sonho, é também uma forma de valorizar os pequenos produtores de cerveja artesanal. A intenção do evento é fomentar, divulgar e confraternizar com os amigos. No Trem Bier Festival, além de aprender mais sobre a arte de fazer e degustar cervejas especiais, buscamos apresentar nossa amada Tiradentes com suas lendas, história, arquitetura e gastronomia”, comenta Elizabeth Cristina Cruz, organizadora e idealizadora do evento.

Cursos de especialização

Curso de produção de cerveja artesanal em panela ministrado pelo mestre cervejeiro Felipe Viegas
Curso de produção de cerveja artesanal em panela ministrado pelo mestre cervejeiro Felipe Viegas (foto: Léo Lara/Divulgação)

Uma das principais atrações do Trem Bier é a realização de cursos sobre cerveja e produção para os interessados em conhecer e aprender mais sobre este universo tão rico e vasto, com grandes nomes do mercado em Minas Gerais. Destaque para o mestre cervejeiro Kelvin Azevedo de Figueiredo que falará sobre processos de produção de cerveja e suas especificidades. Ele é produtor de cerveja artesanal, ex-presidente da Acerva Mineira e co-fundador do Instituto Mineiro da Cerveja (IMC), conquistou 15 prêmios em concursos, entre eles, Best of Show e 1° lugar estilo livre no Concurso Nacional das Acervas em 2013. Outro curso vai mostrar como identificar os aromas e sabores das cervejas que bebemos, abordar os elementos de análise sensorial, explorar alguns “flavors” da cerveja (tanto positivos quanto negativos) e inclui uma degustação conduzida pelo especialista Rafael Reis, para que os participantes entendam melhor como deve ser feita uma boa análise sensorial. Rafael estuda cerveja desde 2007 e fabrica suas próprias cervejas desde 2011. É gestor sensorial e especialista em Tecnologia Cervejeira pela UNIBH, onde leciona Análise Sensorial de Cerveja no curso de Pós-Graduação e utiliza o kit de “flavors” desenvolvido por ele mesmo. Além disso, é sommelier de cerveja, juiz certificado BJCP, sócio da Cerveja Dos Reis, coordenador da Escola Experimente e atual presidente da ACervA Mineira. Já Felipe Viegas é professor e mestre cervejeiro e fará uma brassagem completa em panela de homebrewer. O minicurso de produção de cerveja artesanal em panela inclui teorias em torno da produção, matéria-prima, insumos, equipamentos e processos. São 20 vagas ao todo com investimento de R$ 200, que inclui almoço e degustação em um dia inteiro de aula.

 

5ª edição do Trem Bier
Informações: www.trembier.com.br


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)