(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas Outro Rio

Ipanema, Leblon ou Copacabana que nada; o Rio é muito mais por trás da Barra

Ocupada com maior densidade a partir da década de 1970, depois de um projeto-piloto idealizado pelo arquiteto Lúcio Costa prevendo a ligação entre as zonas Leste e Oeste do Rio de Janeiro, a Barra da Tijuca apresenta paisagens exuberantes e muitas opções de turismo


 

Com 18 quilômetros de extensão, a Praia da Barra é a maior do Rio(foto: VisitRio.com/Divulgação)
Com 18 quilômetros de extensão, a Praia da Barra é a maior do Rio (foto: VisitRio.com/Divulgação)

A migração de turistas, até mesmo da própria capital carioca, das zonas Sul e do Centro Histórico, e a descoberta para o mundo depois de eventos como as Olimpíadas, em 2016, onde foi construída a Vila Olímpica e o parque esportivo que abrigaram atletas de todo o mundo, tornaram a Barra um dos maiores pontos de investimento turístico e de oferta de lazer para quem procura tranquilidade, segurança e excelentes opções de hospedagem.

Ao abrigar lojas de marca e hotéis entre os mais famosos do mundo, a barra se tornou a “Miami brasileira”, como apelidaram os cariocas, oferecendo restaurantes e serviços entre os mais sofisticados em todo o mundo.

Com 18 quilômetros de extensão, a Praia da Barra é a maior do Rio, mas o bairro ainda abriga a Praia do Pepê, a mais badalada, em seus dois quilômetros entre o quebra-mar da Lagoa da Tijuca e a Avenida Érico Veríssimo. A Praia da Reserva, no Bandeirantes, abriga reserva ecológica e é local muito tranquilo.

Com apenas 150 metros de extensão, a Prainha está entre as mais belas paisagens da Barra. Por ser muito pequena, seu acesso é restrito e é fechada quando atinge a lotação de público. O Bairro Grumari, na Zona Oeste da cidade, também é conhecido por suas praias.

LEGADO

Frequentada por celebridades, a Barra é a queridinha dos famosos(foto: VisitRio.com/Divulgação)
Frequentada por celebridades, a Barra é a queridinha dos famosos (foto: VisitRio.com/Divulgação)

Mas nem só de praias vivem os turistas que visitam a Região Oeste do Rio. Há o legado olímpico deixado pelos diversos parques de competições, os shoppings, áreas naturais como a Lagoa de Grumari ou Jacarepaguá. O Museu da Seleção Brasileira, na sede da Confederação Brasileira de Futebol, oferece um espetáculo à parte sobre a história de participação dos brasileiros em competições internacionais. O Sítio Burle Marx, deixado ao povo brasileiro pelo paisagista, em Grumari, oferece rara opção para conhecer mais de 3 mil espécies de plantas de todo o mundo, além de obras de arte deixadas pelo famoso parceiro de Oscar Niemeyer.

O Grand Hyatt está presente na praia que se tornou na %u201CMiami brasileira
O Grand Hyatt está presente na praia que se tornou na %u201CMiami brasileira" (foto: Grand Hyatt/Divulgação)

As opções de hospedagem são variadas, com pacotes específicos para fins de semana e ocasiões especiais. As acomodações oferecem vistas exuberantes para a orla ou para a Lagoa de Marapendi, como o mais luxuoso da praia, o Grand Hyatt Rio de Janeiro. Mesmo com um ataque de percevejos sofrido pela repórter Renata Rusky, do Correio Braziliense, – que viajou a convite do hotel com outros jornalistas –, o hotel oferece excelentes serviços ao turista. Inaugurado há dois anos, com projeto do escritório Yabu Pushelberg, tem piscina, academia, sauna, spa e dois restaurantes além de padaria e pâtisserie próprias, com iguarias a serem degustadas pelos hóspedes no café da manhã.

Os drinques do restaurante brasileiro Cantô Gastrô & Lounge, com excelentes petiscos, são atrações à parte. O restaurante japonês Shiso oferece, pelas mãos da chef Mirian Moriyama, culinária japonesa tradicional a ser degustada com saquê.

Segurança é prioridade
Águas limpas e esverdeadas são um atrativo a mais na paisagem carioca(foto: VisitRio.com/Divulgação)
Águas limpas e esverdeadas são um atrativo a mais na paisagem carioca (foto: VisitRio.com/Divulgação)

Por meio da assessoria de imprensa, o hotel Grand Hyatt lamentou ocorrido com a repórter do Correio. Em nota, ressaltou que aquela foi a primeira vez que houve incidente semelhante e garantiu que a acomodação — e as acomodações vizinhas – foram inspecionadas por uma empresa de controle de pragas. “... O que aconteceu tem caráter totalmente extraordinário e todas as providências já foram tomadas. A segurança de nossos hóspedes é nossa prioridade”, garante a nota.

 

* O jornalista viajou a convite do hotel Grand Hyatt Rio de Janeiro


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)