(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Descubra um pequeno paraíso português no meio do Atlântico

O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo as principais e únicas povoadas a Madeira e Porto Santo, que somam 270 mil habitantes


05/12/2017 07:00 - atualizado 04/12/2017 22:17

Visão privilegiada da cidade de Funchal de um dos mirantes da ilha portuguesa(foto: Greg Snell/ Divulgação)
Visão privilegiada da cidade de Funchal de um dos mirantes da ilha portuguesa (foto: Greg Snell/ Divulgação)
 

Considerado o melhor destino insular do mundo, a Ilha da Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada patrimônio natural da humanidade pela Unesco. Aproximadamente dois terços da ilha são protegidos pelo Parque Natural da Madeira, criado em 1982 e classificado como Reserva Biogenética, já que abriga flora e fauna únicas. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses.

Não deixe de visitar o Jardim Monte Palace, na parte alta da cidade(foto: Greg Snell/ Divulgação)
Não deixe de visitar o Jardim Monte Palace, na parte alta da cidade (foto: Greg Snell/ Divulgação)

Com cenários que reúnem impressionantes obras da natureza, o Arquipélago da Madeira é um refúgio para os turistas em férias. Com exuberante paisagem, o local é o ambiente ideal para estar ao ar livre e aproveitar as piscinas naturais e mirantes ou praticar atividades radicais, como canyoning, rapel, mountain biking, parapente e surfe. Seja em terra, água ou ar, o que não faltam são opções para todos os gostos, distribuídas em lugares como Porto Moniz, Seixal, São Vicente e Câmara de Lobos, entre outros. Além disso, é imperdível caminhar ao lado de uma das inúmeras levadas – os canais de irrigação que chegam a 1.400 quilômetros – que foram construídos para trazer grandes quantidades de água do Norte da ilha para o lado Sul.
varidade de frutas e legumes no Mercado Municipal de Funchal(foto: Greg Snell/ Divulgação)
varidade de frutas e legumes no Mercado Municipal de Funchal (foto: Greg Snell/ Divulgação)

A Madeira é a maior e principal ilha do arquipélago. Tem infraestrutura hoteleira impecável, sendo a maioria empreendimentos cinco estrelas, restaurantes premiados e ainda atrativos que valem a visita. Sua capital, Funchal, tem ares cosmopolitas que se misturam à história e cultura locais. Exemplo disso é a Zona Velha, que surpreende com o melhor da vida noturna por entre os edifícios históricos e portas que são obras de arte.

VINHO

Emoção de sobra ao descer as ladeiras em um carro de cesto - típico transporte madeirense(foto: Turismo da Madeira/Divulgação)
Emoção de sobra ao descer as ladeiras em um carro de cesto - típico transporte madeirense (foto: Turismo da Madeira/Divulgação)
 A bordo de um teleférico, os turistas se encantam com a vista espetacular para o oceano e para as montanhas cobertas pela vegetação exuberante, durante os 20 minutos de percurso até o monte, a parte alta da cidade. Para retornar para a parte baixa, a melhor maneira é se aventurar no tradicional e divertido carro de cesto – típico transporte madeirense que proporciona muita adrenalina, em descida de cerca de 10 minutos até o Bairro do Livramento (metade do percurso para o Centro da cidade).
Para os amantes de esportes radicais, a dica é praticar rapel nas cachoeiras da ilha(foto: Turismo da Madeira/Divulgação)
Para os amantes de esportes radicais, a dica é praticar rapel nas cachoeiras da ilha (foto: Turismo da Madeira/Divulgação)

A gastronomia madeirense é um encanto a parte. Por ser um destino insular, sua base são frutos do mar, como as lapas – tipo de molusco local – e peixes, como o espada-preto. Outro prato delicioso é a espetada, churrasco de carne bovina, sempre acompanhado de milho frito e de bolo-do-caco com manteiga de alho. Não deixe de provar a poncha, bebida típica feita com aguardente de cana, limão e açúcar.
O clima da Ilha da Madeira é agradável o ano todo(foto: Greg Snell/ Divulgação)
O clima da Ilha da Madeira é agradável o ano todo (foto: Greg Snell/ Divulgação)

O destino também é muito buscado pelos amantes do vinho. A premiada bebida da Madeira é servida como aperitivo ou como digestivo e seus aromas deliciosos já conquistaram adeptos em todo o mundo. É um vinho fortificado, com mais de cinco séculos de existência, produzido nas encostas e adegas da Ilha da Madeira.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)