(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Fuja do lugar-comum e experimente o novo nas próximas férias

Todo ano é a mesma coisa: onde passar as férias?. Que tal inovar e encontrar um lugar diferente neste verão para relaxar e recarregar as energias? O Turismo criou um roteiro nacional e internacional que inclui praias paradisíacas, fazendas históricas e reservas ecológicas desconhecidas


05/12/2017 08:00 - atualizado 04/12/2017 22:20

Na baía de Funchal, capital da Ilha da Madeira, é possível apreciar a dança dos golfinhos nas águas quentes do Atlântico (foto: Turismo da Madeira/Divulgação)
Na baía de Funchal, capital da Ilha da Madeira, é possível apreciar a dança dos golfinhos nas águas quentes do Atlântico (foto: Turismo da Madeira/Divulgação)
 

Ligue o som: entramos na onda da banda mineira Skank: “Vamos fugir. Pra outro lugar, baby! Vamos fugir. Pra onde haja um tobogã. Onde a gente escorregue”. Viajar em janeiro aqui no Brasil é correr o risco de pegar praias lotadas, engarrafamentos nos principais destinos de férias e preços absurdos. O brasileiro que consegue planejar com antecedência consegue ainda preços mais em conta. Mas para aqueles que deixaram para a última hora, criamos um roteiro diferenciado. Sabemos que a escolha de um destino de férias não é fácil. Pesa nesta decisão o custo/benefício do lugar visitado, as atrações para entreter os filhos e a segurança nos destinos.


Queremos surpreender você com sugestões inusitadas, longe dos destinos conhecidos e badalados. Para quem não abre mão de uma praia, temos três destinos para os amantes de sombra, descanso e água fresca. O resort de Comandatuba, na Bahia, é a própria Ilha da Fantasia. Na Amazônia paraense, Alter do Chão, desconhecido de muitos brasileiros, já recebeu o título de praia de água doce mais linda do mundo. E descubra os encantos portugueses da Ilha da Madeira. E o Rio de Janeiro tem muito mais que praias lindas e natureza à beira-mar. O estado fluminense oferece boas opções de hotéis-fazendas em cidades coladas aqui em Minas.
Beleza arquitetônica da Fazenda Aliança é um convite para amantes da história e da gastronomia(foto: Vale do Café/Divulgação )
Beleza arquitetônica da Fazenda Aliança é um convite para amantes da história e da gastronomia (foto: Vale do Café/Divulgação )


ILHA DA FANTASIA

 

No Transamérica Resort Comandatuba é possível fazer um passeio de lancha para conhecer as maravilhas da Costa do Cacau, na Bahia(foto: Ramon Lisboa/EM)
No Transamérica Resort Comandatuba é possível fazer um passeio de lancha para conhecer as maravilhas da Costa do Cacau, na Bahia (foto: Ramon Lisboa/EM)

Quem chega ao Transamerica Resort Comandatuba é recebido com um colar de flores que nos faz lembrar do famoso seriado norte-americano, da década de 1980, A ilha da fantasia. Comandatuba, situada a 60 quilômetros de Ilhéus, no Sul da Bahia, é tida como um dos mais importantes polos de preservação ambiental do planeta. Além da natureza exuberante, a prática de atividades como arco e flecha, aulas de dança típica e golfe são comuns na região. Atividades náuticas como esqui aquático, pesca oceânica, windsurfe, caiaques, jetboat e mergulho são outras opções de diversão. Sem falar na paisagem, composta por imensos coqueirais e jardins tropicais. Criando uma atmosfera de perfeita integração com a paisagem paradisíaca, as charmosas acomodações do resort oferecem muito conforto e comodidade aos seus hóspedes. São 363 unidades, entre apartamentos, suítes e bangalôs. Para a criançada, o resort inaugurou recentemente o Espaço Games. Lá, monitores tomam conta da meninada enquanto os pais podem aproveitar toda a estrutura do local.

O Resort se encontra em uma das maiores reservas conservadas no Sul da Bahia(foto: Ramon Lisboa/EM)
O Resort se encontra em uma das maiores reservas conservadas no Sul da Bahia (foto: Ramon Lisboa/EM)

Considerado um dos mais ousados projetos de resort no Brasil, o hotel está localizado em uma imensa área verde de 8 milhões de metros quadrados, no município de Una, no Sul da Bahia, a uma pequena distância do continente. Construído em uma ilha de matas virgens, o resort nasceu com a proposta de aliar requinte e conforto em uma região de mar límpido, areia clara, manguezais e coqueirais, com o desafio de manter intocável tudo o que a natureza levou milhões de anos para gerar. Como resultado desse projeto, de 50 mil metros quadrados, nasceu um novo conceito de resort no Brasil, combinando requinte, ecologia, conforto, tranquilidade, privacidade e diversão. Inaugurado em março de 1989, depois de quatro anos de obras, o resort 5 estrelas mantém o encanto da ilha baiana, erguido em meio a um cenário exuberante de 21 quilômetros de praia, cercado por coqueiros centenários e jardins tropicais.
Praia de areia branca e águas quentes e cristalinas(foto: Ramon Lisboa/EM)
Praia de areia branca e águas quentes e cristalinas (foto: Ramon Lisboa/EM)

 

 

AMAZÔNIA DESCONHECIDA

 

A Praia do Amor, em Alter do Chão, foi eleita como a melhor praia de água doce do mundo(foto: Tereza Gontijo/EM)
A Praia do Amor, em Alter do Chão, foi eleita como a melhor praia de água doce do mundo (foto: Tereza Gontijo/EM)

Em 2009, o jornal The Guardian elegeu Alter do Chão como a praia de água doce mais bonita do mundo. O espanto foi geral para quem sempre frequentou a praias do Sudeste ou do Nordeste. Desconhecida de muitos brasileiros, a publicação britânica não poupou elogios ao lugar, descrito por eles como o Caribe brasileiro: “É uma região com boemia movimentada e uma beleza única no planeta – tão selvagem e tão larga quanto o mar”.

Localizada na margem direita do Rio Tapajós, a vila fica a 38 quilômetros de Santarém, no Pará. Há 10 anos, Alter do Chão era apenas uma vila de pescadores e entre os seus atrativos naturais, a Ilha do Amor. Hoje, além das belas praias e da natureza intocável, a exploração turística alavancou a região e deu projeção mundial ao paraíso ecológico no meio da Amazônia. Para cativar quem busca o ecoturismo, o visitante tem como opções passeios em contato com a natureza, como a Floresta Nacional do Tapajós (Flona), a Reserva Extrativista Tapajós-Arapiuns, o Canal do Jari, a Praia Ponta de Pedras, além das praias do município de Belterra. Este último lugar deve, sem dúvida, contar no roteiro. A cidade foi fundada pelo empresário norte-americano Henry Ford, na década de 1930, para dar sustentação ao projeto de produzir borracha na Amazônia, com o intuito de dinamizar a indústria automobilística daquele tempo.

Árvores centenárias e gigantescas estão preservadas na Floresta Nacional do Tapajós(foto: Tereza Gontijo/EM)
Árvores centenárias e gigantescas estão preservadas na Floresta Nacional do Tapajós (foto: Tereza Gontijo/EM)

Com a filosofia de que conhecer a Amazônia pode e deve ir além de descobrir suas belezas naturais, a Turismo Consciente sugere uma verdadeira imersão cultural na região durante as férias da garotada, em janeiro de 2018. Expert em viagens pela floresta amazônica, a agência oferece roteiro de seis dias navegando pelos rios Tapajós e Arapiuns, em Alter do Chão, no Pará, a bordo do Belle Amazon – aconchegante barco estilo iate. Vivências como visitar a Amazônia, sua floresta, rios e igarapés, conhecer seu povo, sua cultura e os projetos que tornam o destino tão encantador, poderão ser trazidas na mala ao fim da viagem, para um início de ano enriquecedor.
A bordo do barco/iate Belle Amazon o turista vai desvendar uma parte da região Norte do país(foto: Turismo Consciente/Divulgação)
A bordo do barco/iate Belle Amazon o turista vai desvendar uma parte da região Norte do país (foto: Turismo Consciente/Divulgação)

O roteiro, de 8 a 13 de janeiro, tem início em Santarém, onde um traslado de aproximadamente 40 minutos leva os viajantes até Alter do Chão. Esse primeiro dia é dedicado à desaceleração e à conexão com o lugar – Alter é procurada por turistas que gostam de estar em contato com a natureza e, ao mesmo tempo, ter opções para curtir a noite com música e gastronomia regionais, conhecer outras pessoas ou apenas relaxar. No dia seguinte, é hora de embarcar no barco Belle Amazon, com a primeira parada para mergulho nas águas do Rio Tapajós. A embarcação é espaçosa e confortável, tem nove suítes, salas de estar, espaço aberto de lazer e oferece cardápio regional, sempre apreciado pelos passageiros. Na programação, está prevista visita à cidade Belterra, além de passeio pela Floresta Nacional do Tapajós, importante unidade de conservação com mais de 500 mil hectares.

MERGULHO

Aos poucos, os brasileiros descobrem um paraíso na Região Norte do país(foto: Tereza Gontijo/EM)
Aos poucos, os brasileiros descobrem um paraíso na Região Norte do país (foto: Tereza Gontijo/EM)
A manhã se inicia em uma comunidade local, onde os viajantes aprenderão sobre a preservação da Amazônia, em conversa sobre as unidades de conservação e o papel dos órgãos governamentais e não governamentais. De lá, os viajantes seguem a pé para outra comunidade, para um passeio de canoa pelas águas cristalinas dos igarapés. No retorno, bebidas e petiscos aguardam os hóspedes, antes do almoço. A embarcação segue para o Rio Arapiuns, afluente do Tapajós, com parada para avistar botos cor-de-rosa, verdadeiros símbolos da região amazônica. A rota prevê ainda paradas para nadar em belíssimas praias – como a Ponta do Icuxi ou a Praia de Ponta Grande –, atividades em localidades especialmente preparadas para receber turistas, conhecer a Casa da Farinha e o processo de produção dos alimentos derivados da mandioca e que são a base da alimentação das populações amazônicas.

O passeio termina no Canal do Jari, mais conhecido como o dormitório dos pássaros da região e um estreito braço do Rio Amazonas – ideal para a observação de jacarés, iguanas e papagaios, entre outros animais. Durante o café da manhã de despedida, o barco volta para a vila de Alter do Chão, com parada na ponta do Cururu para o último mergulho.

O valor em cabine dupla fica a partir de R$ 4.200 por pessoa e inclui traslados terrestres, uma noite de hospedagem com café da manhã em Santarém, quatro noites de hospedagem em cabines suítes com ar-condicionado no barco Belle Amazon, pensão completa a bordo com bebidas incluídas (água mineral, sucos, refrigerantes, cervejas e caipirinhas), passeios e taxas comunitárias de visitação, guia de turismo credenciado. Crianças de 3 a 5 anos, dividindo a cabine com um ou dois adultos, pagam 50% do valor da cabine dupla. De 6 a 9 anos, pagam 75% do valor da cabine e, a partir de 10 anos, pagam valor integral.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)