(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Muito além do axé e do acarajé, Salvador preserva a história viva do Brasil

Ah, Salvador! Se você ainda não a conhece, marque logo uma viagem para lá, porque, além de lindo, o passeio será uma aula a céu aberto. Salvador foi a primeira capital do país e, a cada passo, o turista sente o passado vibrante do nosso país


31/10/2017 07:00 - atualizado 31/10/2017 17:41

Do Elevador Lacerda, ligação entre a Cidade Baixa e a Alta, tem-se a melhor visão panorâmica(foto: LUANA BASTOS/Turismo de Minas)
Do Elevador Lacerda, ligação entre a Cidade Baixa e a Alta, tem-se a melhor visão panorâmica (foto: LUANA BASTOS/Turismo de Minas)
Nos últimos anos, Salvador recebeu muitos investimentos em infraestrutura, teve seus atrativos revitalizados e agora anuncia a criação de outros pontos turísticos. A cidade está moderna, limpa e cheia de coisas pra ver.

Nosso passeio teve início com o ônibus turístico que passa pelos principais pontos de interesse na cidade. Você paga R$ 60 e pode passear por 24 horas, subindo e descendo onde desejar. Uma forma prática e divertida de conhecer Salvador.

A primeira parada foi no Mercado Modelo, espaço que reúne um pouquinho de cada coisa que a Bahia tem. O berimbau é a marca registrada da cidade e pode ser encontrado praticamente em todas as barracas do mercado. O espaço tem 260 lojas, que vendem de artesanato a comida típica. No segundo andar você pode almoçar com vista para a Baía de Todos os Santos.
Mercado Modelo reúne um pouquinho de cada coisa em suas 260 lojas(foto: LUANA BASTOS/Turismo de Minas)
Mercado Modelo reúne um pouquinho de cada coisa em suas 260 lojas (foto: LUANA BASTOS/Turismo de Minas)

Dali para a Cidade Alta o grande lance é subir pelo Elevador Lacerda. Ao chegar na Praça Thomé de Souza, o turista tem a melhor panorâmica da cidade, hora de fazer a foto clássica. Você, o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo e o Forte de São Marcelo. Clique!

A caminhada dali até o Pelourinho vai revelando riquezas da arquitetura colonial. São tantos prédios coloridos e igrejas barrocas que você nem sabe para onde olhar. Sempre tem uma roda de capoeira e uns tambores do Olodum para alegrar ainda mais o passeio.

Imperdível é conhecer a Igreja São Francisco de Assis. De fachada modesta, você ficará de boca aberta quando passar pelo portão de entrada. É tanto ouro e tanto detalhe nos altares que você gastará um bom tempo para ficar ali, estarrecido, admirando.
Bahia também é religiosidade: interior da Igreja São Francisco de Assis(foto: LUANA BASTOS/Turismo de Minas)
Bahia também é religiosidade: interior da Igreja São Francisco de Assis (foto: LUANA BASTOS/Turismo de Minas)

E se você acha que acabou, o melhor ainda está por vir! Encare a ladeira que leva do Pelourinho a Santo Antônio Além do Carmo e você encontrará o melhor de Salvador. Ali a vida acontece de verdade, os moradores estão nos botecos, as crianças brincando nas ruas e os turistas deslumbrados. As ruas de paralelepípedos e os prediozinhos coloridos, um agarradinho ao outro, acompanhando o traçado torto das ruas, são o cenário mais fotogênico da cidade. Hotéis-boutique, cafés descolados e brechós trazem um ar descontraído para o bairro.

O Santo Antônio Além do Carmo é um dos bairros mais tradicionais de Salvador(foto: LUANA BASTOS/Turismo de Minas)
O Santo Antônio Além do Carmo é um dos bairros mais tradicionais de Salvador (foto: LUANA BASTOS/Turismo de Minas)
 


PRAIA Era um sábado ensolarado quando chegamos na Praia do Porto da Barra, o point da cidade. A faixa de areia entre os fortes de São Diogo e de Santa Maria é a queridinha dos turistas que querem pegar um bronze e tomar um banho de mar. A orla foi toda revitalizada e, nos fins de semana, fica fechada para o trânsito de veículos, tornando-se ainda mais atrativa para os pedestres, que podem andar de bicicleta, patins e skate.

A poucos metros dali fica o Farol da Barra, onde começa o Circuito Barra-Ondina, epicentro do carnaval de Salvador. Os trios elétricos das estrelas baianas Ivete Sangalo, Cláudia Leite e Daniela Mercury arrastam multidões. A fama do carnaval já se espalhou tanto que atrai turistas dos quatro cantos do mundo.

 

Ir a Salvador e não visitar praias, como a da Boa Viagem, é o mesmo que não ir(foto: ANA CLARA BRANT/EM)
Ir a Salvador e não visitar praias, como a da Boa Viagem, é o mesmo que não ir (foto: ANA CLARA BRANT/EM)
 

 

É no Rio Vermelho que está toda a boemia de Salvador. O bairro concentra ótimos bares e restaurantes, além da Praça Caramuru, que reúne vários estabelecimentos. No Largo da Mariquita é possível comer o acarajé mais famoso da cidade, o da Cira. Ali também fica a Casa do Rio Vermelho, onde viveram os escritores Jorge Amado e Zélia Gattai. O lugar é lindo, muito bem preservado, e revela toda a trajetória do casal e suas publicações de sucesso. O turista pode passear pelos jardins e acessar todos os cômodos da casa, que foi transformada em museu.

Você sabia que é possível passar uma tarde em Itapuã e, ainda por cima, na casa de Vinícius de Moraes? O local em que o poeta viveu com sua amada Gessy Gesse nos anos 1970 se transformou em um hotel e restaurante e está de portas abertas aos turistas. É possível até dormir no quarto que era deles e que preserva a decoração original.

Em frente à Casa Di Vina tem uma estátua de Vinícius e letras de suas famosas canções. Caminhar pela orla, que também foi toda revitalizada, é um programão para desestressar a mente e curtir a paisagem.

 Quem vai a Salvador não pode deixar de conhecer também a Igreja Nosso Senhor do Bonfim e amarrar sua fitinha no portão com três nós, que representam três pedidos. A fachada da igreja fica cheia de fitinhas amarradas uma a uma por turistas que por ali passam. Na segunda quinta-feira de janeiro ocorre uma das festas mais tradicionais da cidade, a lavagem da escadaria do Bonfim. As icônicas baianas vestidas de branco despejam água de cheiro nos degraus da igreja, simbolizando a purificação.

Pertinho da igreja fica o Memorial Irmã Dulce, onde os turistas podem conhecer um pouco mais sobre a beata que está prestes a se tornar santa. No local está a réplica do quarto simples onde a irmã dormia, além de contar a história da mulher que viveu para fazer o bem. Um dos destaques é a maquete do hospital fundado e mantido por ela, com ajuda beneficente.

Onde se hospedar

» Sheraton da Bahia
www.sheratondabahia.com

» Monte Pascoal Praia Hotel
www.montepascoalpraiahotel.com.br

Onde comer

» Restaurante Veleiro
www.yachtclubedabahia.com.br

» Restaurante do Senac Pelourinho
www.ba.senac.br

» Restaurante Barravento
www.restaurantebarravento.com.br

» Restaurante Casa Di Vina
www.casadivinabahia.com.br

» Restaurante Passeio da Vitória
www.sheratondabahia.com

Onde comprar

» Sanchat Tour Operadora
www.sanchattour.com.br

 

* A jornalista viajou a convite do Salvador Destination


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)