(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Cinco dicas de hotéis-fazenda para curtir a natureza longe do wi-fi

Turismo rural em Minas Gerais é boa opção para um passeio de família na Semana da Criança


26/09/2017 07:12 - atualizado 26/09/2017 12:47

O turismo rural em Minas Gerais é sinônimo de conforto e tranquilidade. As belas paisagens do interior do estado são um convite perfeito para curtir um passeio em família na semana da criança. Os hotéis-fazenda são recantos das gerais que oferecem diversão para todas as idades. No próximo feriado de outubro, uma programação especial foi pensada para a meninada vivenciar os dias no campo, sentindo o ar puro e conhecer os afazeres da fazenda, como andar a cavalo ou em charretes, tirar leite ao pé da vaca, alimentar galinhas e patos e até pescar. Permita-se relaxar e curtir a natureza ao redor e ficar off-line por alguns dias. Listamos cinco hotéis-fazenda de Minas Gerais, sendo que três se encontram no município de Santana dos Montes, cidade localizada a 130 quilômetros da capital mineira, cercada pela Serra do Espinhaço, que tem reservas da mata atlântica habitada por fauna e flora de rara beleza. Todas essas fazendas foram tombadas pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e receberam as melhores avaliações no site TripAdvisor.

(foto: Tales Azzi/Divulgação)
(foto: Tales Azzi/Divulgação)


Hotel-Fazenda Fonte Limpa

A Fazenda Água Limpa abre suas portas nos fins de semana e feriados para receber grupos de amigos e familiares que queiram vivenciar o cotidiano de uma propriedade rural. A fazenda é considerada monumento histórico e artístico de Minas Gerais desde 1995, pela conservação das características do período do Ciclo do Ouro. Ela está localizada em uma região de rara beleza natural e inestimável riqueza histórica. A fazenda continua produtiva mesmo após sua abertura ao público, com criação de gado leiteiro, cavalos de montaria e de tração, galinhas caipira, cabritos e ovelhas. E os hóspedes podem participar das atividades rotineiras do campo como excursões montadas ou em carruagem, ordenha, manejo de ovelhas ao ar livre, passeios de carros de boi ou cabritos, trekking (caminhadas ecológicas pelas matas circundantes) e as cavalgadas nas noites de lua cheia pelos arredores. Integrante do Circuito da Estrada Real e do Roteiro Fazendas do Ouro, a região oferece atrativos como povoados e fazendas históricas, trilhas na mata atlântica, corredeiras, cascatas e cachoeiras.

• Endereço: Estrada MG-0405, Km 3, s/nº, Zona Rural – Santana dos Montes (MG)
• Telefone: (35) 99992-0402
• www.fazendafontelimpa.com.br
(foto: Fazenda Santa Marina/Divulgação)
(foto: Fazenda Santa Marina/Divulgação)


Hotel-Fazenda Santa Marina

A Santa Marina é uma autêntica fazenda mineira, de 375 hectares, com história e tradição. Localizada em Santana dos Montes, a 1.100m de altitude, tem exuberante flora e fauna da mata atlântica, lago, cachoeira e corredeira. A fazenda está a 120 quilômetros de Belo Horizonte e também integra o Circuito da Estrada Real. A casa principal é do século 19 e conserva as características coloniais. O local é decorado com peças antigas, pertencentes ao acervo da família proprietária da fazenda. Ao conseguir preservar sua autenticidade até os dias atuais, a fazenda mineira é ideal para os pais que querem tranquilidade e conforto ao lado dos filhos. A meninada vai amar caminhar por trilhas nas montanhas, ao redor do lago, nos jardins e muito mais. Além de andar a cavalo, desfrutar a cachoeira e a piscina, fazer piquenique, andar de bicicleta, pescar, remar, descansar nas redes ou simplesmente contemplar a natureza local.

• Endereço: Km 9 da Estrada de Cristiano Otoni a Santana dos Montes
• Telefone: (31) 99974-4203
• www.fazendasantamarina.com.br



Hotel-Fazenda Igarapés

O Hotel-Fazenda Igarapés oferece estrutura completa de lazer para hospedagens de famílias e casais na fazenda em contato com a natureza. Situado a apenas 45 minutos de Belo Horizonte, no município de Igarapé e próximo ao museu do Inhotim, o Hotel-Fazenda Igarapés tem como proposta o resgate das tradições da roça com comodidade para toda a família. Uma programação especial foi pensada para o Dia das Crianças: os baixinhos vão curtir o dia a dia no campo andando a cavalo, nos passeios de canoas, além de esportes de aventura como tirolesa, muro de escalada e arvorismo.

• Endereço: Rua Acácio Gomes, 1.000, Zona Rural – Igarapé (MG)
• Telefone: (31) 99843-0938
• www.hotelfazendaigarapes.com.br

(foto: Hotel-Fazenda Igarapés/Divulgação)
(foto: Hotel-Fazenda Igarapés/Divulgação)


Reserva do Tanque

Propriedade situada às margens da Estrada Real, no município de Santana dos Montes, o Hotel-Fazenda Reserva do Tanque preserva lembranças e belezas originais da região em uma construção sólida, que herda a boa hospitalidade mineira. O local é perfeito para descansar, passar dias agradáveis e desfrutar de uma deliciosa comida típica com conforto e tranquilidade. O casarão, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais(Iepha-MG), é datado do século 19. Para as crianças, no local é possível fazer caminhadas ecológicas, passear ao redor do lago, realizar a colheita de frutos direto do pomar, andar a cavalo, tomar banhos de cachoeira na região e usufruir de toda a estrutura para repousar. E para os pais, uma excelente sugestão é descansar no deque panorâmico à beira da piscina, saboreando as diversas opções do cardápio.

• Endereço: Estrada Cristiano Otoni, Km 13,5 – Santana dos Montes (MG)
• Telefone: (31) 99696-3744
• www.fazendadotanque.com.br

Estalagem Fazenda Lazer

No Estalagem Fazenda Lazer você desfruta do que há de melhor em turismo rural e ecológico. O hotel-fazenda está na rota da Estrada Real, próximo às cidades históricas de Congonhas, Tiradentes e São João del-Rei, a apenas 134 quilômetros de Belo Horizonte. Trilhas ecológicas, oficinas, gincanas, cabritolândia e uma equipe de recreadores fazem a festa com as crianças durante a hospedagem no estalagem. A programação de lazer inclui passeios de barco, alimentação de vacas, bezerros e cabritos e até as tradicionais cavalgadas. Todas as atividades são acompanhadas por monitores da região e recreadores.

• Endereço: BR-040, s/nº, Zona Rural – Carandaí (MG)
• Telefone: (31) 99248-0329
• www.estalagemfazendalazer.com.br


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)