(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas Bate e volta

Vista um agasalho pesado, separe o cachecol e fuja para Campos do Jordão, a nossa 'Suíça brasileira'

Já tem programa para este fim de semana? Para quem gosta de curtir as coisas boas do inverno como fondues, chocolate quente, vinhos e cervejas artesanais, o momento de conhecer Campos do Jordão é agora


14/07/2017 14:00 - atualizado 14/07/2017 14:33

Situada a 1.628 metros acima do nível do mar, a cidade no alto da Serra da Mantiqueira tem, em sua arquitetura peculiar, um toque europeu(foto: Guia Turístico On-line/Reprodução)
Situada a 1.628 metros acima do nível do mar, a cidade no alto da Serra da Mantiqueira tem, em sua arquitetura peculiar, um toque europeu (foto: Guia Turístico On-line/Reprodução)
Você já conhece a “Suíça brasileira”? O apelido não foi dado à toa. Campos do Jordão, cidade de aproximadamente 51 mil habitantes e localizada na Serra da Mantiqueira, faz jus ao título devido à arquitetura europeia do seu Centro turístico e às temperaturas baixas – a temperatura média anual gira em torno dos 14 graus. Mais perto de São Paulo (180 quilômetros) do que de Belo Horizonte (500 quilômetros), Campos do Jordão atrai todos os públicos, desde os casais apaixonados que buscam aproveitar o frio juntos, até os jovens animados, que movimentam os bares e as baladas locais. Ou seja, neste inverno aconchegante, Campos do Jordão torna-se o lugar ideal para se aproveitar um fim de semana.

Situada a 1.628 metros acima do nível do mar, a cidade é guarnecida pelas montanhas da Serra da Mantiqueira e pelos belos bosques floridos, que dão um tom europeu, principalmente no inverno. Inclusive, o inverno é considerado a estação perfeita para se conhecer Campos do Jordão. Para este mês, alguns programas típicos da estação são atratividade para os turistas, como Festival de inverno e o Bier Haus. O primeiro é considerado o maior evento de música clássica do país e reúne mais de 80 concertos na programação. A abertura do evento foi no dia 1º e a festança vai até o último domingo do mês.

BAR GELADO Já o Bier Haus, tradicional evento destinado aos amantes da cerveja alemã, chegou à cidade também no dia 1º e se encerra no dia 23, funcionando de sexta a domingo. O espaço ocupa parte do Tênis Club, no Bairro do Capivari, e conta com programações às sextas, das 18h às 24h, com apresentações de jazz da Banda Hammond Grooves; aos sábados, das 12h às 24h, shows da Banda Monoclub Folk; e, aos domingos, das 12h às 18h, apresentações do DJ Latorre, Du Ferreira, Fatu e Thomas Basseto.

Uma atração invernal na cidade é o bar feito de gelo. A casa foi inaugurada este ano e conta com temperatura ambiente de -15 graus. O bar fica aberto das 14h às 22h, durante a semana, e das 11h à 1h aos sábados, domingos e feriados. São liberadas para entrar, no máximo, 20 pessoas por vez no local e a permanência máxima é de 30 minutos.

Campos do Jordão atrai turistas de toda parte do país neste período mais frio do ano(foto: Guia Turístico On-line/Reprodução)
Campos do Jordão atrai turistas de toda parte do país neste período mais frio do ano (foto: Guia Turístico On-line/Reprodução)

Mas as atrações de Campos do Jordão não provêm apenas da estação fria. A cidade oferece uma série de lugares que enchem os olhos do turista, principalmente pela beleza natural dos parques, jardins e mirantes. É possível conhecer uma parte turística da região apenas caminhando, já que são dezenas de opções de caminhos para todos os gostos. O Horto Florestal, por exemplo, como é carinhosamente conhecido o Parque Estadual de Campos do Jordão, oferece nove opções de caminhadas, variando de trilhas bem leves e gostosas, como a da Cachoeira do Galharada, até a Trilha da Cachoeira Clandestina, uma rota puxada, com tempo médio de cinco horas de duração e a necessidade de se alugar um guia.

Aos amantes da emoção e do visual fora do comum que forem visitar o parque, um passeio imperdível é à Pedra do Baú. Considerada a caminhada mais intensa, o programa leva a pessoa até os 1.850 metros de altitude da pedra para contemplar as belezas da Serra da Mantiqueira. O mountain bike também é uma atratividade em Campos do Jordão. São dezenas de trilhas próprias para a realização do esporte, com variadas distâncias e níveis de dificuldade.

Mudando o foco do turismo, pode-se deixar de lado um pouco a aventura e as belas paisagem para ingressar na cultura local. A Casa da Xilogravura é uma das grandes atrações culturais, por exemplo. Esse é o único museu no país dedicado exclusivamente à técnica de fazer gravuras em relevo e, dentro dele, estão reunidas mais de 5 mil obras de 400 artistas.

JARDINS

Parque Amantikir Garden(foto: Guia Turístico On-line/Reprodução)
Parque Amantikir Garden (foto: Guia Turístico On-line/Reprodução)
Há também outro museu bastante visitado. Trata-se do Felícia Leirner, que reúne esculturas da artista de nacionalidade polonesa, e que viveu no Brasil de 1927 até 1962, data de seu falecimento. Um conjunto de 85 obras de Felícia Leirner, de bronze, cimento branco e granito, está distribuído ao ar livre, sobre gramado e à beira de alamedas, no jardim do espaço que divide com o Auditório Claudio Santoro, sede do Festival Internacional de Inverno, compreendendo uma área de mata com 35 mil metros quadrados.

Outra atração imperdível é o Parque Amantikir Garden. São vários jardins de várias partes do mundo em um só lugar na Serra da Mantiqueira. Inaugurado há quase 10 anos, o parque tem 28 jardins e contém mais de 700 espécies de plantas. As visitas são diárias, das 8h30 às 17h, sendo permitida a permanência dentro do parque para ver o pôr-do-sol.

PROJETO ARENA Começa quinta-feira e vai até o dia 30, o Projeto Arena. Com programação variada, a festa ocupará 5 mil metros quadrados do Espaço de Eventos André Franco Montoro, no Bairro Abernéssia. A iniciativa e realização são do Instituto Base3 de Economia Criativa, que já levou o projeto para Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte Santos e São Paulo, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal e da Secretaria Municipal de Turismo e de Esporte de Campos do Jordão.

Uma sala de cinema aquecida, com cobertura de cristal e vista panorâmica, com capacidade para 400 pessoas, exibirá grandes sucessos de bilheteria do cinema nacional e internacional, com vários títulos infantis e adultos. Entre eles, Mulher Maravilha, A Bela e a fera, A Cabana e Minha mãe é uma peça 2.

O palco para apresentações exibirá shows como O baile do Simonal, comandado por Wilson Simoninha e Max de Castro, que vão esquentar a pista no dia 29, depois da 8ª edição do Circuito Night Run, uma corrida noturna de dois quilômetros e meio, cinco e 10 quilômetros, com largada prevista para as 19h30 no Centro de Eventos André Franco Montoro. Interessados podem se inscrever até o dia 25 no site do projeto (www.arenadiversao.com.br), que tem todas as informações sobre a prova de rua e também a programação completa do evento.

* Estagiário sob supervisão da subeditora Elizabeth Colares

Projeto Arena

» Data: de 13 a 30 de julho
» Local:
Campo de Futebol do Centro de Eventos André Franco Montoro – Abernéssia – Rua Eunice
Solis Além, 140
» Capacidade:
• 400 (cinema)
• 2 mil (corrida)
• 2 mil (caminhada Pet)
» Horário de funcionamento: de segunda à quinta-feira, das 16h às 22h; sexta e sábado, das 14 à 1h; e domingo das 14h às 20h
» Ingressos:
pela internet: www.aloingressos.com.br


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)