(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas Dicas para toda família

As férias estão chegando. Saiba onde levar as crianças aqui em Minas Gerais

Viajar é tudo de bom e para agradar a família toda é preciso escolher um roteiro dinâmico, que tenha programação para todas as idades


07/07/2017 15:00 - atualizado 26/10/2017 13:03

Museu de Ciências Naturais da PUC, em Belo Horizonte(foto: Marden Couto/Turismo de Minas)
Museu de Ciências Naturais da PUC, em Belo Horizonte (foto: Marden Couto/Turismo de Minas)
 Hoje, separamos dicas especialmente voltadas para o entretenimento da criançada. São opções de turismo de aventura, cultural, histórico e rural para garantir a diversão da garotada.


Então que tal convencer as crianças a largarem o computador, tablet e videogames e escolher uma das opções para programar sua próxima viagem em família? Veja abaixo os lugares que recomendamos para viajar com crianças em Minas.

GRUTAS


Opções para a criançada se aventurar em contato com a natureza, muitas vezes as grutas estão situadas em belos parques. As visita são guiadas e são uma alternativa de passeio diferente para as crianças.

• Maquiné, em Cordisburgo
O nome da gruta vem do nome da pessoa que a descobriu, Joaquim Maria Maquiné. Com 400 metros de extensão, a gruta tem esculturas moldadas pelas águas e estalactites.

• Rei do Mato, em Sete Lagoas
Com 220 metros de visitação o último salão dessa gruta é o mais aguardado, onde se encontram duas colunas de cristal calcita de 12 metros.

Gruta da Lapinha(foto: Eduardo Tropia/Divulgação)
Gruta da Lapinha (foto: Eduardo Tropia/Divulgação)

• Lapinha, em Lagoa Santa
A gruta foi formada há 600 milhões de anos, está a 40 metros de profundidade e tem oito salões abertos para visitação do público.

MUSEUS

Conhecer um pouco da história e ir além do que costumamos ler nos livros é um programa divertido. Temos que valorizar os museus, que estão cada vez mais dinâmicos, e criar o interesse cultural desde pequeno.

• Museu de Ciências Naturais da PUC,
em Belo Horizonte
É como se transportar em uma cápsula do tempo. Ver de perto os fósseis de mamíferos e réplicas de grandes dinossauros na coleção de paleontologia do museu. Os visitantes também podem explorar a réplica de uma caverna e acompanhar as primeiras escavações na mostra sobre o pesquisador dinamarquês Peter Lund.
Avenida Dom José Gaspar, 290, Prédio 40, Coração Eucarístico

• Espaço do Conhecimento da UFMG, em Belo Horizonte
É um espaço diferenciado, que alia cultura, ciência e arte, simultaneamente. No edifício também ocorre sessões no Planetário, com a observação do céu. O Terraço Astronômico tem um teto retrátil, que permite a utilização de telescópios e de instrumentos para a observação celeste.
Praça Liberdade, 700, Funcionários
Museu dos Brinquedos(foto: Jair Amaral/EM)
Museu dos Brinquedos (foto: Jair Amaral/EM)

• Museu dos Brinquedos, em Belo Horizonte
No espaço, é possível encontrar brinquedos que Luiza de Azevedo Meyer reuniu ao longo de décadas. Sua coleção conta com peças de filhos e netos e o acervo inclui mais de 5 mil brinquedos, como jogos, piorras, bonecas, carrinhos, cavalinhos de pau, lanternas mágicas, instrumentos musicais, fantoches e livros, entre outros.
Av. Afonso Pena, 2.564, Funcionários

• Museu Giramundo, em Belo Horizonte (foto)
Uma fusão de educação e cultura, o Museu Giramundo é guardião do maior acervo de teatro de bonecos das Américas. Ainda tem boa parte dos espetáculos originais em atividade.
Rua Varginha, 235, Floresta

• Museu dos Dinossauros, em Peirópolis
A maior atração do museu é o acervo de fósseis de dinossauros e outros vertebrados. Conta ainda com painéis explicativos sobre a evolução da humanidade e que reconstituem os cenários da vida, dos animais e dos vegetais que habitaram a região de Uberaba há milhões de anos.
BR 262, km 784, Peirópolis, Uberaba


TRENS

Minas Gerais soube aproveitar os trechos de estrada férrea para encantar os visitantes, que podem viajar pelas locomotivas centenárias e aproveitar as belas paisagens das serras do estado. As viagens de trens disponíveis são:

• São João Del-Rei/Tiradentes
O percurso de 12 quilômeros passa pela parte velha da Estrada de Ferro Oeste de Minas a bordo de uma das locomotivas a vapor mais antigas do Brasil.

• Ouro Preto/Mariana
O passeio tem trajeto de 18 quilômetros até Mariana. Os turistas podem escolher o vagão convencional ou o panorâmico, climatizado e com janelas maiores.

• São Lourenço/Soledade de Minas
Uma tradicional locomotiva com vagões de madeira faz o trajeto de 10 quilômetroas saindo de São Lourenço até a cidade vizinha Soledade de Minas.


• Passa Quatro/Coronel Fulgêncio
A bordo de uma locomotiva datada de 1925, a música e as fotografias antigas ambientam o passeio de 10 quilômetros e animam os turistas para a viagem.

• Belo Horizonte/Vitória
Único trem de passageiros com percurso diário no país. O trajeto liga a capital mineira à capital capixaba, em 664 quilômetros com duração de 13 horas.

HOTÉIS-FAZENDA

Espaço para descansar e também se divertir. Os hotéis fazenda são uma excelente opção porque têm programação especial com recreadores e atividades para todas as idades.

• Fazenda da Chácara, em Santana dos Montes
Com opções de trilhas ecológicas é um espaço que alia paz e tranquilidade, além de opções de entretenimento para toda a família. A estrutura com piscinas, hidromassagem, salão de jogos, cavalgada, pesca esportiva, restaurante e bares é um convite a um fim de semana diferente.

• Cabeça de Boi, em Monte Verde
O hotel tem programação especial para as crianças. Os monitores especializados realizam atividades o dia todo. Passeios, gincanas e brincadeiras, além de oficinas de arte, futebol, cavalgada, patinação no gelo e muito mais animam a garotada.

• Tauá Resort, em Caeté
O Resort reúne diferentes opções de entretenimento para crianças de todas as idades. Há Espaço Baby, Kids Clube Papagaio Falamansa, Fazendinha do Tony Cowboy, Jota City e Sítio do Pepito, tudo conduzido com responsabilidade pela equipe de recreação, os taualegres.

• Estalagem Fazenda Lazer, em Carandaí
Trilhas ecológicas, oficinas, gincanas, cabritolândia e uma equipe de recreadores fazem a festa com as crianças durante a hospedagem no Estalagem. Os animadores realizam várias brincadeiras para interação dos hóspedes.

Hotel Fazenda Samba Rio de Pedras, em Itabirito(foto: Divulgação)
Hotel Fazenda Samba Rio de Pedras, em Itabirito (foto: Divulgação)

• Samba Rio de Pedras, em Itabirito
Toboágua, piscina aquecida, represa de 15 quilômetros, caiaque, pedalinho, quadra, passeio a cavalo e muito mais. O hotel tem diversas opções de lazer e chalés que garantem o conforto de toda a família.

 

 

Para ler mais dicas sobre Minas Gerais acesse: www.turismodeminas.com.br 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)