(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas 1001 LUGARES PRA SE VIVER

Desvende todos os 50 tons de azul de Zákynthos, na Grécia

Falésias claras e escarpadas abraçam e protegem o recanto do mar Jônico, entre o Mediterrâneo e o Adriático. Águas límpidas em degradês de turquesa e de esmeralda desnudam sem pudor o fundo de areia e pedras brancas da Navagio Beach


19/06/2017 18:00 - atualizado 19/06/2017 19:07

Nessa parte da ilha de Zákynthos, a terceira maior grega, o acesso só é possível por meio de barcos(foto: Reprodução de internet)
Nessa parte da ilha de Zákynthos, a terceira maior grega, o acesso só é possível por meio de barcos (foto: Reprodução de internet)

Dizem que, na década de 1980, sob um temporal, às cegas e perseguido pela marinha grega, o Panagiotis chocou-se em rochedo e se afundou. O navio fora construído na Escócia em 1937 e, provavelmente, servia ao contrabando de cigarros. Não haveria, em todo o planeta, enseada mais espetacular para o naufrágio. E esta se revelou após a tormenta.

 

Nessa parte da ilha de Zákynthos, a terceira maior grega, o acesso só é possível por meio de barcos. E não terá sido uma travessia vã. Por sua acidentada costa Norte, onde se finca o Cabo Skinári encarando a ilha Kefalonia, ambas a cerca de 130 quilômetros da costa italiana, escondem-se cavernas e grutas azuis. A luminosidade se insinua em espetaculares piscinas de colorido intenso.

Tanta exuberância da natureza explica o mito de Ártemis, deusa da caça, vagando pelos bosques de Zákynthos, enquanto o seu irmão gêmeo, Apolo, tocava a lira em contemplação às baías da ilha, mistura perfeita de cem tons de azul. Mas coube a Homero, personificação coletiva da memória grega, dar conta sobre a fundação da ilha: Zákynthos, neto de Zeus e Electra, filho de Dardanus, teria sido o seu primeiro habitante.

Habitada na Antiguidade por aqueus, Zákynthos manteve a neutralidade durante as guerras greco-persas (Guerras Médicas) do século 5 a.C. Mas no âmbito da vitoriosa Confederação de Delos, sob o domínio de Atenas, participou da Guerra do Peloponeso (431 a 404 a.C) que dividiu e enfraqueceu gregos. A vitoriosa Esparta sucedeu a dominação de Atenas, mas Zákynthos, assim como a Grécia, sucumbiu a Felipe da Macedônia – pai de Alexandre, o Grande –, que teve êxito em unificar as cidades-Estado gregas sob o seu império.

Dominada também pelo Império Romano até a sua divisão, com a queda de sua parcela Ocidental, contudo, Zákynthos e todas as ilhas jônicas e colônias da costa Oeste do Mediterrâneo passaram por décadas de instabilidade: decorriam das invasões de Constantino, o Grande, em 306 d.C, proclamado Augusto do chamado Império Romano do Oriente. Zákynthos foi anexada à província de Ilíria, região a Noroeste dos Balcãs, e a ilha passou por um renascimento social e cultural sob o domínio bizantino. O cristianismo se tornaria dominante, inclusive o santo Dionísio (1547 – 1622), padroeiro da ilha, nela nasceu e viveu.

Durante o século 15, a Grécia foi dominada pelo Império Turco-Otomano, mas Zákynthos e outras ilhas jônicas estiveram sob os venezianos, que ali mantiveram um sistema político rude, oligárquico e aristocrático. O caldeirão cultural que mescla cenários naturais, dominações de povos e civilizações, influenciou muitos escritores, como Dionysios Solomos, autor do Hino à Liberdade, poeta grego nacional, ali nascido em 1798. Prometendo mudar o sistema social, econômico e político, os republicanos franceses chegaram em 1797. Nada que durasse muito. A oligarquia foi restabelecida quando os russos e os turcos conquistaram-na, mas franceses voltaram a tomá-la, seguidos pelos ingleses, que permaneceram em Zákynthos entre 1814 e 1864. Essa bela ilha se integrou à Grécia na Revolução para a Independência contra os turcos e, em 1864, assim como as outras jônicas, foi integrada ao estado grego.

 

 

Saiba mais no Blog 1001 LUGARES PRA SE VIVER. Acesse aqui 

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)