(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas BATE E VOLTA

Tempo de relaxar: Rio das Ostras te convida para um final de semana incrível

A semana foi corrida! A pressão diária do trabalho, o estresse do trânsito e os cuidados com os filhos são motivos para nos deixar inquietos, loucos para tirar férias e descansar. Aproveitando a entrada do mês de junho e a proximidade das férias escolares, que tal se programar para passar um fim de semana repleto de tranquilidade em Rio das Ostras?


09/06/2017 12:00 - atualizado 09/06/2017 12:15

(foto: Prefeitura de Rio das Ostras/Divulgação)
(foto: Prefeitura de Rio das Ostras/Divulgação)
Localizada estrategicamente na Região dos Lagos, na zona Norte do estado do Rio de Janeiro, a cidade de 136 mil habitantes é uma das que mais crescem no Brasil e tem o turismo como uma das principais atividades econômicas. A cidade está a 170 quilômetros da capital do estado, posicionada na Costa do Sol, e apresenta um cenário exuberante. Pelos 28 quilômetros de litoral encontram-se belas praias e diversos tipos de bares e locais de entretenimento. Segundo a Prefeitura de Rio das Ostras, a cidade tem 15 praias conservadas e encantadoras, que oferecem águas limpas e calmas, ideais para um belo banho de mar. Os aventureiros e amantes do surfe também estão convidados para desfrutar de algumas praias de águas agitadas. Os destaques ficam por conta da Praia das Tartarugas, local com enorme incidência de tartarugas, e da Praia de Costa Azul, local de encontro dos surfistas, praticantes de bodyboarding e pescadores. As outras treze praias são: Praia do Abricó; Praia do Centro; Praia do Bosque; Praia do Cemitério; Praia da Boca da Barra; Praia da Joana; Praia Virgem; Praia das Areias Negras; Praia do Remando; Praia Enseada das Gaivotas; Praia de Itapebusses; Praia do Mar do Norte e Praia das Pedrinhas.
Praia do Centro foi eleita uma das mais belas do Rio de Janeiro
Praia do Centro foi eleita uma das mais belas do Rio de Janeiro

Rio das Ostras tem cerca de 65 estabelecimentos de hospedagem, divididos entre hotéis e pousadas. Segundo dados divulgados pelo site da prefeitura, são mais de 2.500 leitos. Aos que não encontrarem hospedagem ou preferirem outra possibilidade, vale pesquisar redes hoteleiras e de pousadas em Macaé, cidade vizinha, que fica a menos de 10 quilômetros. Tal como as hospedagens, estão em grande número as opções gastronômicas. Seja no Centro ou na orla dos bairros, é possível encontrar diversos tipos de bares, restaurantes e quiosques. Para desfrutar das delícias gastronômicas do Rio de Janeiro, o turista encontra bares na praia, restaurantes chiques, e para almoço, quiosques também na beira da praia.

O local é preservado como um patrimônio natural. Afinal, a natureza é a marca de Rio das Ostras. Historicamente falando, a cidade é umas das poucas que oferecem praias, lagos e circuitos ecorrurais. Na década de 1960, a cidade foi demarcada por pesquisadores como local em que habitavam caçadores e seminômades. Os jesuítas foram os primeiros a construirem na cidade, levantando monumentos como a antiga igreja e o Poço de Pedras do Largo de Nossa Senhora da Conceição. Conhecido também como Poço de Pedras, registros históricos apontam que o local era utilizado pelos antigos navegadores como meio de conseguir água potável. No início do século 20, Rio das Ostras era conhecida como a Terra dos Peixes, uma aldeia simples, lar de alguns pescadores. Desde a sua emancipação político-administrativa, em 1992, a cidade é considerada a que mais cresce no interior do estado, atingindo números de 10% ao ano.

Como a natureza é o ponto forte da cidade, encontrar parques e praças floridas é comum. O Parque Natural Municipal dos Pássaros é um ambiente de preservação natural, abrigando espécies ameaçadas de pássaros. O turista poderá visitar todo o parque e suas vegetações, além de se deparar com um dos maiores viveiros convencionalistas do nosso país. A Praça da Baleia também é um ponto visitado na cidade. A área abriga a escultura metálica de uma Baleia Jubarte de mais de 20 metros. A obra pertence ao artista plástico Roberto Sá, sendo a maior homenagem a um mamífero marinho no mundo.
A cidade promove todo ano o Ostras Cycle para quem á amante das motos e de muito Rock'n'' Roll(foto: Prefeitura de Rio das Ostras/Divulgação)
A cidade promove todo ano o Ostras Cycle para quem á amante das motos e de muito Rock'n'' Roll (foto: Prefeitura de Rio das Ostras/Divulgação)

Datas especiais, como réveillon, carnaval e semana santa, também agitam a cidade, assim como o Festival de Jazz e Blues – um dos melhores do gênero no mundo – chega à sua décima edição. Este ano, ele será realizado nos dias 18, 19 e 20 de novembro, com a participação de dezenas de artistas nacionais e internacionais. Outro evento tradicional é o Ostras Cycle, que chega à 22° edição. O encontro, que integra o calendário festivo da cidade, reúne centenas de motociclistas e um espaço para apresentação de bandas de rock. A última montagem do evento injetou cerca de R$ 6,5 milhões na economia local.

* Estagiário sob a supervisão do subeditor Carlos Altman


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)