(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas 1001 LUGARES PRA SE VIVER

Nas alturas: encare uma China exótica que provoca arrepios

Muito além dos cenários badalados de Pequim e de Xangai, está, em Zhangjiajie, na Província de Huan, China Central, uma das faces mais selvagens da China por suas paisagens e formações geológicas únicas no mundo, que já inspiraram histórias de resistência e as mais insanas ficções, entre elas o filme Avatar


26/04/2017 10:00 - atualizado 26/04/2017 12:27

Passarela de vidro com 100 metros de extensão é uma das sensações da Tianmen Mountain (foto: Visit China/Divulgação)
Passarela de vidro com 100 metros de extensão é uma das sensações da Tianmen Mountain (foto: Visit China/Divulgação)
Picos de arenito, milhares deles, flutuam sobre o tapete branco, que se arma e desarma ao sabor do vento. Se, num piscar de olhos, a vegetação espetada nas pontas atrevidas das finas formações de arenito perdem-se no horizonte assombrado por nuvens ariscas, no minuto seguinte uma rajada de luz varre o céu. A exuberância da floresta de pináculos – torres de pedra coroadas de vegetação e aves que se elevam a até 200 metros – emerge de vales, margeando lagos.

Bem-vindo ao Parque Florestal Nacional de Zhangjiajie, que significa “Reduto da família Zhang”, referência à fuga do general Zhang Liang, no século 3 a.C., de uma perseguição engendrada pelo imperador Liu Bang, da dinastia Han (206 a.C. a 24 d.C.). Trata-se de uma das três reservas nacionais que compõem o complexo de Wulingyuan, na província de Hunan, China Central. As duas outras que integram o triângulo de ouro do complexo são a Suoxiyu Nature e a Tianzi Mountain Nature. Desde 1992, Wulingyuan, que se estende por quase 250 quilômetros quadrados, foi reconhecido pela Unesco como patrimônio mundial.
Estrada tem 99 curvas que serpenteiam e abraçam a montanha de Tianmen(foto: Blog Lugares Fantásticos/Reprodução da internet)
Estrada tem 99 curvas que serpenteiam e abraçam a montanha de Tianmen (foto: Blog Lugares Fantásticos/Reprodução da internet)

As paisagens de Zhangjiajie são muito peculiares, formadas a partir de sublevantamentos geológicos, que trouxeram à tona sedimentos pré-históricos fossilizados há 400 milhões de anos do leito marinho. O que se observa são grandes montanhas de arenito de quartzo, erodidas verticalmente por chuvas ácidas ao longo dos últimos 2 milhões de anos, levando ao seu colapso e à formação de picos alongados. Quase como magia, mais de 3.100 elegantes e longas torres brotam de vales profundos e entrelaçam-se nessa exótica paisagem, com grandes cachoeiras, cascatas e lagos que, progressivamente, criaram cerca de 40 cavernas e túneis interligados, com luzes e cores quase sobrenaturais.

Espécimes de fauna e flora, não mais vistos em nenhum lugar do mundo, se estabeleceram na região, que foi “apresentada” ao mundo ocidental depois de servir de inspiração para a concepção das Montanhas Aleluia de Pandora, do blockbuster Avatar. O universo do planeta utópico realmente veio de Zhangjiajie, mas, dificilmente, as sensações que o filme nos provoca podem se comparar à forte impressão gerada pelo ineditismo dos cenários da região.

LABIRINTO
Elevador Bailong, no Parque Zhangjiajie, é outra opção para chegar ao topo da montanha(foto: Plugon.us/Reprodução da Internet)
Elevador Bailong, no Parque Zhangjiajie, é outra opção para chegar ao topo da montanha (foto: Plugon.us/Reprodução da Internet)

O complexo de Wulingyuan é, ao mesmo tempo, mais belo e exótico do que as mais insanas criações do mundo fictício. Por meio daquele que os chineses chamam de o mais alto elevador de montanha do mundo – o Bailong Heavenly Ladder –, espíritos são empurrados por 335 metros a paisagens magníficas – Songzigang of Yanjiajie.


Na região Norte do complexo, do topo da Montanha Tianzi – a mais alta da região, com 1.262 metros acima do nível do mar –, estão os cenários mais belos de Wulingyuan, mas também os mais difíceis de ser avistados. A neblina esfumaça frequentemente o horizonte, deixando à vista as sombras de milhares de agulhas rochosas.


Serviço


» Onde ir: Complexo Natural de Wulingyuan, integrado pelo Parque Florestal Nacional de Zhangjiajie, Suoxiyu Nature Reserve e a Tianzi Mountain Nature Reserve. Província de Hunan, China Central. Está localizada a 32 quilômetros da cidade de Zhangjiajie. Há voos para a cidade de Zhangjiajie a partir de Beijing e de Xian.

Pontos altos:

» Bailong Heavenly Ladder Elevator o levará à área cênica de Yuanjiajie, situada ao Norte do Zhangjiajie National Park. As montanhas flutuantes e seus picos estão na mesma altura da plataforma de observação.

» Tianzi Mountain reúne quatro maravilhas: o mar de nuvens, o resplendor do luar, os raios solares e a neve no inverno, construindo as paisagens mais magníficas do Complexo de Wulingyuan.

» Yellow Dragon Cave, na Reserva Natural Suoxiyu, foi considerada por especialistas da Unesco a mais bonita caverna do mundo. Tem área de 100 mil metros quadrados (m²), profundidade de 7,6 quilômetros e altura de 140 metros, dois rios subterrâneos, quatro cachoeiras e 13 cavernas calcárias de estalactites e estalagmites.
A “Agulha Mágica” e a “Cadeira do rei Dragão” são monumentos naturais muito procurados.

 

 

Trajeto de sete quilômetros por teleférico é o ponto alto do passeio a Tianmen Mountain(foto: Bertha Maakaroun/EM/D.A Press)
Trajeto de sete quilômetros por teleférico é o ponto alto do passeio a Tianmen Mountain (foto: Bertha Maakaroun/EM/D.A Press)

O cable car balança, inclina-se, enfia-se em lagos de nuvens, ameaçando se chocar contra paredões das espetaculares montanha. Ao longo de sete quilômetros, por 30 minutos – do Centro da cidade de Zhangjiajie até o pico, no Jardim Suspenso –, os tripulantes da cabine envidraçada avançam dependurados nesse que é chamado o maior teleférico entre montanhas altas do mundo. Ascende lentamente à altitude de 1.279 metros, com inclinações de até 37 graus. Estamos no Parque Nacional da Montanha Tianmen, cidade de Zhangjiajie, na província de Hunan, China Central.

Nessa viagem suspensa, os cenários evoluem de plácidas planícies a picos que se elevam e se amontoam, pairando sobre colchões de nuvens. No balançar do trajeto vislumbra-se a Estrada do Céu (Heaven Linking Avenue ou Tongtian Highway) em toda a beleza de suas 99 curvas, que, por 11 quilômetros, serpenteiam e abraçam a montanha de Tianmen. Ao topo, passarelas de vidro de 100 metros de extensão agarram-se nos paredões da montanha, pairando sobre o precipício. Denominada Coiling Dragon Cliff Skywalk, é referência à espetacular panorâmica dessa incrível estrada do dragão, também opção em ziguezague, por terra, para a ascensão ao topo.


Para além das passarelas de vidro, uma das maiores atrações do Parque Nacional da Montanha Tianmen decorre da geologia predominante na região, montanhas de arenito, erodidas nos últimos 2 milhões de anos pelas chuvas intermitentes, dando origem a picos alongados, característicos do complexo cênico de Wulingyuan, localizado a quase 100 quilômetros de Tianmen Mountains, assim como a cavernas e grutas. É o caso da Porta do Céu (Heaven’s Gate Cave), colossal arco natural a 131,5 metros de altura, 70m de profundidade e 30m de largura ao fim de uma íngreme escadaria de 999 degraus, chamada de Stairway to Heaven. A sequência de números nove não é acidental: na tradição taoísta, é o símbolo do imperador (filho do céu), portanto, símbolo da fronteira entre os mundos humano e divino. A caverna inspira os mais desatinados espíritos, que desafiam a gravidade e os limites da vida. É o caso de Jeb Corliss, que, em setembro de 2011, com wingsuit, lançou-se de um helicóptero a 1.800 metros e atravessou o arco.

PEREGRINAÇÃO
Arco da Mountain tem 131,5 metros de altura, 70m de profundidade e 30m de largura ao fim (foto: Blog Lugares Fantásticos/Reprodução da internet)
Arco da Mountain tem 131,5 metros de altura, 70m de profundidade e 30m de largura ao fim (foto: Blog Lugares Fantásticos/Reprodução da internet)

Entre o mágico e o divino, o natural e o sobrenatural, Tianmen Moutain também abriga o maior reduto de peregrinação budista da província de Hunan: no cimo, ao Norte da montanha, depois de trajeto suspenso de 800m sobre as florestas, o desembarque no Templo Tianmenshan. Edificado durante a dinastia Tang, foi reconstruído depois de ter sido destruído na guerra contra Taiwan. Estende-se por 10 mil metros quadrados, exibindo a arquitetura típica da dinastia Qing, em fusão e harmonia com a esplêndida natureza nas montanhas de Tianmen. (Colaborou Marina Sanchez)


Serviço

» Onde ir: Tianmen Mountain, situada a 10 quilômetros ao Sul da Cidade de Zhangjiajie, na Província de Hunan, China Central.
» Horário de funcionamento: das 8h às 18h. Em períodos de muito frio e nevascas o parque é fechado.
» Como chegar: a forma mais conveniente é por meio da City Garden Cableway, empresa encarregada do transporte por cable car. A estação está localizada na Região Central da cidade de Zhangjiajie. O percurso é belíssimo e dura cerca de 30 minutos. É possível também chegar ao topo da montanha por ônibus, pela Heaven Linking Avenue, em suas 99 curvas. A linha 5 deixa os passageiros ao pé da montanha. A combinação ideal é subir de cable car e descer de ônibus.

Melhor época para conhecer: de maio a outubro

Pontos altos do passeio:


» O trajeto de sete quilômetros, por 30 minutos, pelo Tianmen Shan Cable Car é o ponto alto do passeio à Tianmen Mountain. À medida que se afasta da cidade passa por fazendas, e, da metade do caminho em diante, o teleférico inicia a sua ascensão sobre as montanhas.
» Heaven Linking Avenue (Tongtian Highway), trajeto majestoso, com 99 curvas que abraçam a montanha.
» Tianmen Cave, “Heaven’s Door” : corte espetacular na montanha, em estreita passagem, que tem desafiado voos em wingsuits pela estreita abertura.
» A passarela dependurada no paredão da montanha abre vistas deslumbrantes do vale sob as nuvens. Há uma passagem de vidro chamada Coiling Dragon Cliff Skywalk.

 

Saiba mais no Blog 1001 LUGARES PRA SE VIVER. Acesse aqui 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)