(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas BATE E VOLTA

Saia do quadrado: Trancoso te convida para um fim de semana redondo

Para quem gosta de lugares charmosos, com belas praias e gente bonita, cidade no Sul da Bahia é o lugar ideal


07/04/2017 14:00 - atualizado 07/04/2017 14:44


Imperdível: passar um dia inteiro na praia do Espelho (foto: Arraial D'Ajuda Eco Resort/Divulgação)
Imperdível: passar um dia inteiro na praia do Espelho (foto: Arraial D'Ajuda Eco Resort/Divulgação)
Trancoso é um simples vilarejo – com pouco mais de 11 mil habitantes – muito charmoso, com belas praias e frequentado por público jovem e famosos. Sua atividade mais forte e lucrativa é o turismo, que arrasta pessoas de todo o mundo o ano inteiro. Talvez esse seja o compêndio ideal para descrever rapidamente o pequeno distrito do munício de Porto Seguro, na Bahia, que também traz consigo uma história de mais de 500 anos.

Trancoso fica no Sul da Bahia, a cerca de 980 quilômetros de Belo Horizonte, e, a partir de Porto Seguro, pode ser acessado de carro ou por meio de balsa. Para aqueles que pretendem curtir um feriado ou até mesmo um fim de semana, o ideal é deixar o carro em casa e pegar um dos voos diários e diretos para Porto Seguro (mais ou menos 1h15min de duração). Saindo do aeroporto de destino, há a possibilidade de alugar um carro ou utilizar o transporte público para chegar até Trancoso. O trajeto mais em conta é a compra de uma passagem de ônibus e da balsa, cerca de 1 hora de duração, e custa em torno de R$ 15.


Boa gastronomia e música de primeira no Quadrado(foto: Igor Teixeira/Divulgação)
Boa gastronomia e música de primeira no Quadrado (foto: Igor Teixeira/Divulgação)

Chegando no vilarejo, não há dúvidas de onde ir primeiro. A Praça São João Batista, popularmente conhecida como Quadrado, é a parte mais famosa da cidade. Ali se encontram as pousadas mais caras, o comércio da cidade e também alguns pontos turísticos. Enquanto há sol, a praça é tranquila e ligeiramente movimentada. Porém, ao entardecer, os bares e o fluxo de turistas e habitantes dão nova vida ao espaço. Os bares, inclusive, são um dos maiores atrativos noturnos da cidade. É comum encontrar figuras públicas famosas bebendo, cantando e interagindo com outros clientes. A cantora e atriz brasileira Elba Ramalho é uma das que têm um imóvel em Trancoso, no qual recebe amigos e colegas há anos. O local é querido e sempre muito frequentado pela cantora, que costuma passar seus dias de folga na cidade.

 

MIRANTE

 

Ainda dentro do Quadrado encontra-se a bela Igreja de São João, erguida em 1656. Pequena e de uma simplicidade perceptível, a igreja reserva seu charme pelo lado de fora, pois ao fundo está o Mirante de Trancoso, ponto alto com uma linda vista para o mar. É comum encontrar pessoas no mirante logo cedo assistindo ao nascer do sol. Vale lembrar também que o Quadrado é famoso pelas várias barraquinhas de tapioca e acarajé, comidas típicas da Bahia que costumam encantar turistas de toda parte.


Como não poderia deixar passar em branco, as praias de Trancoso merecem grande destaque. Além de ser o ponto preferido pelos turistas, algumas abrigam pousadas e hotéis, a preços elevados. A primeira delas, e talvez a mais importante, é a Praia dos Nativos. Localizada a 10 minutos (a pé) do Quadrado, a praia é a mais próxima da vila e costuma ser frequentada pelos hóspedes das pousadas e hotéis. Vale destacar também outras três praias muito visitadas pelos turistas. A dos Coqueiros, famosa pelos inúmeros coqueiros na areia. Os bares sempre estão lotados de turistas que buscam o melhor peixe e fruto do mar. A de Itapororoca, praia mais reservada, que fica a uma hora de caminhada a partir da praia dos Coqueiros. Quando a maré está baixa, formam-se belas piscinas naturais, ideais para aqueles que têm medo ou não gostam das ondas. Por fim, a Praia do Espelho também não pode deixar de ser visitada. Um dos destinos mais procurados do litoral sul baiano, a praia fica mais afastada de Trancoso e o turista deve sempre estar atento à maré. O ideal para uma visita é com a maré baixa, sendo possível avistar os belos corais na água transparente. Com a maré alta, o espaço da praia fica reduzido, além de tampar os corais.


O agito fica por conta do famoso beach club Café de la Music(foto: Divulgação)
O agito fica por conta do famoso beach club Café de la Music (foto: Divulgação)

Voltando a Trancoso, fica a dúvida com relação ao turismo cultural. Por se tratar de um vilarejo, não há muitas opções de igrejas e praças para visitar. O turismo é inteiramente voltado para as praias e o movimento no Quadrado. O Centro da cidade é pouco frequentado e fica a cerca de 2 quilômetros da Praia dos Nativos. O destaque positivo fica para as mercadorias, que, embora pouco ofertadas, são mais baratas que na região das pousadas e praias. A Festa de São Sebastião, tradicionalíssima em Trancoso, é um espetáculo cultural que chama a atenção de todos. Com data fixa, sempre em 20 de janeiro, a festa arrasta multidões, que se divertem durante toda a noite, tornando-a um dos pontos mais interessantes na cidade.


ROTA DE FUGA

 

 

Não existem segredos sobre o que fazer em Trancoso, mas também há opção para aquele que quer fugir do óbvio. A Vila de Caraíva tem cerca de 800 habitantes e está a 1h30min de carro. É impossível ingressar diretamente na cidade, seja de carro, moto ou a pé. Na “Porta de Caraíva” ficam barquinhos que atravessam o rio levando os turistas pelo preço de R$ 5. A cidade tem poucos restaurantes e alguns bares na beira da praia. Falando em praia, é importante destacar que no local ocorre o encontro do rio com o mar, misturando as águas, dando uma tonalidade diferente e uma bela visão para os turistas.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)