Uai Entretenimento

Eu indico!

Já pensou visitar Mianmar? Não existe lugar igual no planeta

Se você gosta de destinos exóticos e de explorar os lugares antes do turismo de massa chegar, então deve incluir o país na sua lista de prioridades o quanto antes!

Renata Campos

Balões coloridos enfeitam o céu ao nascer do sol - Foto: Renata Campos/Divulgação

Mianmar, antiga Birmânia (ou Burma, em inglês), é um país asiático que só abriu suas portas para o turismo recentemente, em 2012. Então, ainda é um lugar onde você consegue ver e sentir a verdadeira essência local e vivenciar uma experiência autêntica, emocionante, enriquecedora e única! Não há fotos nem vídeos capazes de traduzir o quão incrível é Mianmar!

E o que dizer dos birmaneses? Povo mais simpático e amável que já conheci! Fiquei encantada com o sorriso fácil, o olhar curioso e as roupas coloridas. Assim como eles são diferentes para nós, também somos para eles, é claro! Perdi a conta de quantos pedidos pra tirar fotos com eles eu recebia por dia! Chegava a ser engraçado!

- Foto: Arquivo pessoalBom, mas além de vivenciar essa cultura única, o que visitar em Mianmar? As principais atrações do país são seus milhares de templos budistas, religião local predominante. Passei uma semana no país e conheci duas de suas principais cidades, Yangon e Bagan. Apesar de ser uma cidade grande, Yangon ainda conserva um certo ar interiorano. Foi lá que conheci o templo mais impressionante de toda a viagem, a Shwedagon Pagoda, de fazer cair o queixo! Bagan já é uma cidade pequenina, simples e rústica, com jeitão de interior mesmo, e um dos lugares mais maravilhosos que já visitei! Só pra vocês terem uma ideia, Bagan tem mais de 2 mil templos! A melhor forma de desbravar o lugar é alugando uma “motoquinha”, ou mesmo uma bike, e se perder nas suas ruas de terra, entre paisagens espetaculares e templos incríveis!

Se puder escolher, viaje entre outubro e março, que é quando o clima está menos quente e mais firme. É nessa época também que ocorre a temporada de balões! Vocês não fazem ideia de quão maravilhoso é ver o sol nascer com o céu pipocado de balões coloridos! É de chorar!
- Foto: Renata Campos/Divulgação
Por tudo isso, e muito mais, Mianmar entrou para o topo da minha lista de países queridinhos. Um lugar apaixonante, emocionante, surreal! Difícil descrever. Tem que ir para ver com os próprios olhos e sentir na pele para entender do que estou falando. E se apaixonar também!

 

Renata Campos - Editora do blog RêVivendo Viagens (www.revivendoviagens.com