Uai Entretenimento

Poltrona 180º graus e alta gastronomia: saiba como é viajar de avião nas classes executivas

Custo elevado das passagens cobre serviços exclusivos, como a distribuição de toalhas quentes para higiene das mãos e outras comodidades

Teresa Caram

Cardápios como o nhoque de aipim são assinados por chefs famosos - Foto: KLM/Divulgação



Viajar de avião é muito bom. Melhor ainda quando você embarca na primeira classe ou na classe executiva. Além do conforto total que as aeronaves oferecem nas cabines, com assentos privativos, as companhias aéreas se esmeram para propiciar uma experiência inesquecível para seus passageiros especiais. Mas tudo isso tem um custo e é para poucos. A La Première (primeira classe) da Air France, por exemplo, tem apenas quatro assentos e passagens a partir de US$ 8.199 (cerca de R$ 25 mil) saindo de São Paulo para Paris.

 

Voar na primeira classe ou classe executiva de um avião é uma experiência inesquecível. Primeiro, porque você consegue chegar inteiro e bem disposto depois de um longo percurso, principalmente quando é um destino como Paris, por exemplo, que leva 13 horas. Segundo: os comissários de bordo são treinados para recebê-lo com uma variedade de mimos. A começar pela taça de champanhe de boas-vindas, que muitas companhias aéreas oferecem para passageiros VIP.

Mas esse sonho é para poucos. Uma passagem de primeira classe (La Première) de São Paulo  para Paris pela Air France, só ida, custa a partir de US$ 8.199 (cerca de R$ 25 mil). E são apenas quatro assentos

. A Business Class já é mais acessível: o mesmo destino custa a partir de R$ 7.348. Pela classe econômica, essa mesma viagem custaria a partir de R$ 4 mil.

Acostumada a viajar na classe econômica, desta vez, a convite da Gol, Air France-KLM e The Leading Hotels of the World, pude degustar cada momento da experiência de embarcar pela Business Class para Paris e Amsterdã. Tudo bem que, com os meus menos de 1,5 metro, a distância entre as cadeiras nunca foi um problema para mim. Mas sentar nas poltronas da Business Class (Air France) e da World Business Class (KLM), que abrem 180º e viram uma verdadeira cama para que você possa relaxar e dormir, é tudo de bom.

Assentos privativos e ultraconfortáveis proporcionam experiência inesquecível - Foto: Air France/Divulgação
A Air France se compromete a fornecer uma experiência tipicamente francesa a bordo de suas aeronaves. Cardápios assinados por chefs famosos, vinhos e champanhes cuidadosamente selecionados e serviços de mesa personalizados levam os passageiros a descobrir novos sabores.

PRIVACIDADE Também nos voos de longa distância, a Air France oferece aperitivos, champanhe, vinho e outras bebidas. Nas refeições, o passageiro pode escolher entre dois pratos quentes, com entrada e sobremesa. Os passageiros têm total privacidade. O edredom macio e o travesseiro de penas tamanho extragrande contribuem para um sono perfeito. Sem contar o kit de viagem, que agrada em cheio.

Na Business Class, os clientes têm uma tela 'touch screen' de 16 polegadas
. Disponível em 12 idiomas, escolher um programa de entretenimento nunca foi tão fácil e intuitivo. A cada mês, a companhia atualiza cerca de 100 horas de programação.

 

Poltronas abrem 180 graus para um sono sem sobressaltos - Foto: Air France/Divulgação

Já os clientes da World Business Class podem desfrutar de uma nova experiência de viagem a bordo dos mais recentes Boeings 787 Dreamliner da KLM. A aeronave tem apenas 30 assentos destinados a essa classe. Uma viagem de ida saindo de São Paulo para Amsterdã, na Holanda, custa a partir de R$ 7.548, incluindo taxas.

Quem pode pagar mais caro não se arrepende. O assento de 2,07 metros, totalmente reclinável, ajuda a garantir conforto total em sua viagem. Além disso, a KLM oferece kits de amenidades para homens e mulheres, criados pelo famoso designer holandês Jean Taminiau, exclusivamente para a World Business Class.

O mimo com o passageiro é completo. Antes das refeições, os comissários de bordo distribuem toalhas quentes para A higiene das mãos. A KLM oferece uma cozinha internacional requintada. As refeições são preparadas por chefs holandeses, cujos cardápios são inspirados em produtos locais e dos destinos e estão em mudança constante. Especialistas em vinhos escolhem rótulos de várias partes, em harmonia com o menu. O chef brasileiro Rodrigo Oliveira assina os menus nos voos que saem do Brasil.

Os passageiros da World Business Class podem permanecer conectados à internet em voos de longa distância. Após a decolagem e depois de atingir uma determinada altitude, eles podem adquirir cupons para Wi-Fi, conectando-se à rede interna via notebook, tablet ou smartphone. Paguei 10 euros para ter acesso à internet durante o voo.

ENTRETENIMENTO A bordo da nova World Business Class, os passageiros também contam com um sistema de entretenimento interativo avançado, com mais de 200 filmes para todos os gostos, mais de 150 programas de TV, 50 programações de áudios exclusivos da KLM e mais de 200 CDs, que podem ser acessados por uma tela individual de 17 polegadas.

Para garantir conforto máximo ao passageiro, a KLM oferece serviços personalizados, a exemplo da tripulação da cabine, que fala diversos idiomas. Além da nécessaire, os passageiros recebem pequenas casinhas de porcelana Delft com gim em seu interior. Elas são tão lindas que dá vontade de colecionar.

Neste verão

» Em parceria com a Gol, a Air France-KLM vai oferecer até 32 voos semanais para o Brasil, partindo de seus dois hubs europeus.

» A KLM oferece até seis voos semanais para o Rio de Janeiro e até sete voos semanais para São Paulo, com saídas de Amsterdã-Schiphol.

» A Air France oferece até sete voos semanais para o Rio de Janeiro e 12 voos para São Paulo, partindo de Paris-Charles de Gaulle.

» Air France
BH/Paris – passagem de ida (Business Class)
tarifas a partir de R$ 7.548
www.airfrance.com.br

» KLM
SP/Paris – passagem de ida (World Business Class)
tarifas a partir de R$ 7.548
www.klm.com.br

* A jornalista viajou a convite da Gol, Air  France-KLM e The Leading Hotels of the World