Uai Entretenimento

Cartagena de Índias: a cidade caribenha de Garcia Márquez

Declarada patrimônio da humanidade pela Unesco, foi fundada no século 16, uma das mais antigas da Colômbia

Valquiria Lopes Renan Damasceno

- Foto: World Study/ReproduçãoCartagena de Índias não costumava ser diretamente citada nos livros de Gabriel Garcia Márquez, mas o vencedor do Prêmio Nobel de Literatura costumava dizer que em cada obra sua havia fiapos de Cartagena.

Nascido em Aracataca, Gabo mudou-se para a mais charmosa cidade do Caribe colombiano em 1948, com apenas 21 anos. Por mais de meio século, entre idas e vindas, fez de Cartagena sua cidade e, inevitavelmente, Cartagena se tornou a cidade de Gabo.

Caminhar pelas ruas de Cartagena é como viajar pelas paisagens imagéticas do realismo fantástico. Ao se perder pelas ruas estreitas, de casas coloridas e floridas, é inevitável não se sentir imerso no universo de Macondo, a cidade de Cem anos de Solidão, ou de outros romances tropicais do escritor, como O amor nos tempos do cólera – a adaptação para o cinema, de 2007, aliás, teve locação na cidade.


As ruas estreitas de Cartagena são repletas de casas coloridas e floridas - Foto: Proexport//divulgação
Cartagena, declarada patrimônio da humanidade pela Unesco, foi fundada no século 16, uma das mais antigas da Colômbia, e guarda uma peculiaridade: o Centro Histórico – ou Ciudad Amurallada –, onde se concentra os principais pontos turísticos, foi construído dentro da muralha de 11 quilômetros de extensão, concluída em 1796.


Não deixe de passear pelas ruas do Centro Histórico de Cartagena - Foto: Proexport//divulgação
Dentro da cidade amuralhada e nos bairros das redondezas, como Getsêmani, se concentram os bares, restaurantes e a arquitetura que fazem a fama de Cartagena. Ali estão pontos turísticos como a Torre do Relógio, a Catedral de Santa Catalina – que, emoldurada pelas flores e casas coloniais, é o principal cartão-postal da cidade –, a igreja de San Pedro Cléver e a casa de Gabriel Garcia Márquez. No fim de tarde, não pode faltar a visita ao Café Del Mar, erguido sobre a muralha, de onde se tem a vista deslumbrante do pôr do sol caribenho.

Para quem gosta de praia, Cartagena oferece algumas opções, bem menos badaladas que Santa Marta ou a ilha de San Andrés, mas de areia branca e água azul-turquesa: as mais visitadas são Isla do Rosário e Playa Blanca, que podem ser acessadas de barco ou van, que saem de Muelle de los Pégasos, próximo à Torre do Relógio.

Diversão em Cartagena

 

Confira o que fazer na parte histórica da cidade

.