Uai Entretenimento

Experiências gastro-etílicas a bordo do navio de luxo

Carlos Altman
Champanhe é a bebida preferida dos passageiros - Foto: SilverSea/DivulgaçãoE foram raros os momentos em que o Silver Cloud balançou além do usual.
Navegando em média, a 20 km.h, a embarcação flutuava sobre as águas e o rastro deixado era um espetáculo à parte. Todo fim de tarde era o mesmo visual: o transatlântico deixando um porto enquanto o sol sumia no horizonte. Nesta hora, sentado na varanda no Panorama Lounge,  apreciava o fim de tarde ao lado de uma taça de champanhe. 

E por falar na bebida francesa, ao longo do passeio,  percebi que ela era a preferida dos passageiros - da hora que acorda até a última gota antes de ir dormir. Não raro ver, no café da manhã, uma taça borbulhando sobre a mesa enquanto o sol ainda nem se avistava no horizonte.


Ponto de encontro



Silversea é única linha de cruzeiros no mundo com Restaurante Relais & Chateaux a bordo - Foto: Carlos Altman/EMNo final do mês de setembro o clima no Mediterrâneo já não era tão quente. Mesmo assim, o deck da piscina era o local mais disputado pelos passageiros. Durante o dia, era o ponto de encontro de hóspedes de várias nacionalidades. Com tanta gente, faltava espreguiçadeiras e cadeiras.
Uma falha para um navio seis estrelas. Mas, como vai se aposentar, ano que vem, das águas da Europa, o Silver Cloud passará por uma reformulação e integrará a frota de expedições da armadora.

Outro momento de interação entre os passageiros acontecia na hora do jantar. No The Restaurant, no deck 4 , a maior restaurante do navio. No cardápio, o melhor da culinária internacional. Da entrada de folhas até a sobremesa uma variedade de carnes, sopas, pescados, frutos do mar e massas.  Para cada prato, uma bebida para harmonizar aquele momento, seja com vinhos finos, espumantes leves ou uma taça de licor.
 

Experiência sensorial Risoto de queijo com folhas de ouro do Restaurante Le Champagne - Foto: Carlos Altman/EM

Mas a maior sensação gastronômica, sem dúvida, foi a experiência de saborear, por duas vezes, o menu francês do Le Champagne,- a Silversea é única linha de cruzeiros no mundo com Restaurante Relais & Chateaux à bordo. No cardápio, iguarias finas como vieiras na manteiga de trufas brancas, ovas de caviar sobre lagostas perfumadas em alecrim, risoto de parmesão com folhas de ouro, peito de pombo do campo e capuccino de cogumelos. Sem contar, os pescados nobres, que ao chegar à mesa passava por um ritual para a retirada das escamas. E o que falar da sobremesa? Nessa hora só pensava o quanto teria que malhar, no dia seguinte, na academia no último deck do navio. Uma profusão de sabores que deixava o paladar estarrecido. ( É cobrado 40 dólares pelo jantar com direito a bebidas ) 


Nesta minha primeira viagem de navio, ainda mais pela Côte D’Azur,  tive o mesmo tratamento Vip recebido pelo astros da NBA. Tudo o que foi falado, comentado e divulgado sobre o navio cheguei confirmar in loco. 
.