Uai Entretenimento

Designer brasileira cria figurino para nova princesa latina da Disney

As referĂȘncias estĂ©ticas levaram em conta as origens e a cultura regionais

Jociane Morais


Orlando -
O mundo encantado dos parques da Walt Disney World, no estado americano da Flórida, ganhou mais um membro em agosto.
Desde então, a nova princesa, Elena de Avalor, a única inspirada na cultura latina, pode ser vista no principal parque do complexo, o Magic Kingdom.

Além da música e dos hábitos, o figurino da princesa, criado pela designer brasileira Layana Aguila, reflete suas origens e faz referência à cultura latina. Elena usa vestido feito com 14 jardas de cetim carmesim e bordado com mais de 900 flores, que representam o seu reino e a sua família. Já sua coroa tem 222 pedras e joias.

A personagem estrela no local o show The royal welcome of princess Elena, que pode ser conferido diariamente em frente ao castelo de Cinderela, nos horários de 9h05, 10h, 12h20 e 13h35.

A série de TV Elena de Avalor estreou recentemente nos Estados Unidos e, em novembro, entra na programação do Disney Channel no Brasil. Mesmo com pouco tempo de exibição do programa, a princesa, que foi criada para representar as meninas latino-americanas – um dos maiores públicos dos parques Disney e com grande comunidade de imigrantes nos EUA – teve calorosa recepção.

Na cerimônia de boas-vindas, realizada em frente ao Castelo da Cinderela, o casal anfitrião, Cinderela e seu príncipe encantado, recebeu a nova amiga real. A história de Elena se passa no reino de Avalor e seus episódios retratam a riqueza das culturas hispânica e latina, ressaltando seus costumes, gastronomia, arquitetura e diferentes ritmos latinos, incluindo mariachi, pop latino, salsa e hip-hop chileno.

SEMELHANÇA Para a criadora da série, Silvia Cardenas Olivas, Elena de Avalor é um exemplo de jovem líder e tem muito a ensinar por meio dos desafios que vai enfrentar em busca de amadurecimento. “Tenho certeza de que as crianças do Brasil vão adorar”, opina. Já o produtor-executivo do Disney Channel, Craig Gerber, destaca a semelhança da cultura da princesa com os hábitos dos países latinos.

“As crianças latino-americanas vão se enxergar na personagem. Elena se veste como elas, dança como elas, vive em um ambiente semelhante ao delas. E isso é muito importante para criar afinidades”, conclui.

(*) A jornalista viajou a convite da Disney

.