Uai Entretenimento

De braços abertos

Maior cidade do Canadá, Toronto recebe imigrantes de todas as partes

Cidade reconhecidamente marcada pela hospitalidade e diversidade cultural, Toronto recebe imigrantes de vários cantos do globo. Essa variedade de nacionalidades se reflete em suas atrações

Vinicius Nader

Maior cidade do Canadá, Toronto recebe imigrantes de todas as partes - Foto: Declev reinier/turista profissional/divulgação


A cidade canadense de Toronto recebe imigrantes de vários cantos do globo e isso aparece em cada esquina, quando encontramos orientais, indianos, portugueses, sul-americanos e inclusive canadenses pelas ruas e no comando de táxis e lojas. Todo mundo se esforça para se entender nessa enorme babel do bem. A diversidade cultural acaba refletida nas atrações da cidade, especialmente na variedade temática apresentada nos museus de Toronto. Os acervos contam a história do sapato, falam sobre cerâmica, abordam esportes e religião.

The Hockey Hall of Fame: os canadenses amam hóquei - Foto: Marlyana Tavares /EM /D.A Press 3 9/6/12
A ex-primeira-dama filipina Imelda Marcos se perderia nos três andares do Bata Shoe Museum, dedicado à história dos calçados. Lá, é possível conhecer a linha do tempo dos sapatos, desde quando eles eram apenas instrumentos de proteção para os pés até quando vieram os adicionais da estética e do status. Não ficam de fora sapatinhos de bebê, sapatilhas de ponta, calçados para neve e para o calor, e até uma estranha espécie de sandália para vacas. Isso sem falar na curiosidade de saber significados religiosos de calçados e de ver o que famosos como Justin Bieber, Elizabeth Taylor e o Dalai-lama (sim… eles estão lado a lado!) levam nos pés.

Se a sua paixão é por história natural, vale uma passada pelo Royal Ontario Museum (ROM). O maior museu do país abriga acervo eclético.
Chamam a atenção as galerias dedicadas a esqueletos de dinossauros, ovos e informações sobre esses fascinantes animais. Mas não é só isso: as galerias que apresentam a cultura oriental, com peças da China, da Coreia e do Japão de séculos passados, não deixam nada a desejar. O local ainda recebe mostras itinerantes.

Bata Shoe Museum: sapatos vermelhos de Marilyn Monroe ao lado da sandália de Elizabeth Taylor - Foto: Marlyana Tavares /EM /D.A Press 9/6/12
HÓQUEI
Sabe nosso amor por futebol? Pois é, no Canadá, a bola é um tanto mais chata e é conduzida com o auxílio de um taco. Eles amam hóquei. Sem distinção de gênero ou idade, tem gente se divertindo no Hockey Hall of Fame. A parte histórica – com imagens de jogos importantes e uma galeria interminável de uniformes e adereços – divide espaço com uma interessante parte interativa na qual o público participa de simulações, joga uma partida similar ao nosso totó e ainda participa de uma mesa-redonda comentando lances de partidas. Entenda o esporte e corra para um pub para assistir a um jogo ao lado dos canadenses bebendo uma das várias cervejas produzidas no país. Vai ser, no mínimo, divertido!

Um pouco mais afastados do Centro, mas igualmente procurados, estão o Aga Khan Museum, sobre a cultura islâmica; a Casa Loma, castelo neoclássico que reúne vários estilos de arte; e o Gardier Museum, com a história da cerâmica.

Mercado St. Lawrence é uma das atrações turísticas de Toronto - Foto: Ludymilla Sá/EM/D.A Press - 31/12/15
Visitas a mercados municipais sempre rendem um bom panorama de como funciona a cidade. E, se isso é verdade, em Toronto podemos afirmar que o frescor é a grande qualidade da cidade canadense. Peixes, cortes de carne, frutas. O frescor também marca presença no menu dos restaurantes locais. Não é raro encontrar a observação de que o salmão não é congelado ou de que o risoto é de ervilhas frescas. Por isso, nem sempre as receitas podem ser oferecidas.

Art Gallery of Ontario: museus da cidade têm exposições diversificadas - Foto: Marlyana Tavares/EM/D.A Press 9/6/12
Ainda no mercado, os sanduíches peameal, muitos de bacon e carne de porco, valem por uma refeição completa.
São tradição por lá. Não deixe de prestar atenção nas mostardas artesanais encontradas ali e também em alguns mercados da cidade. Elas têm vários sabores, como laranja com gengibre, xarope de bordo, pimenta extraforte e muitos outros. Podem dar um toque especial numa carne, acompanhar um cachorro-quente ou servirem como base de um canapé. Ideias e tipos não faltam.

Se a sua paixão é por história natural, vale uma passada pelo ROM - Foto: Marlyana Tavares/EM/D.A Press 9/6/12 

.