Uai Entretenimento

COSTA DO DENDÊ

Rota de praias na Bahia oferece atrativos para quem busca tranquilidade ou quer agito

Piscinas naturais formadas pela maré baixa permitem apreciar a diversidade da fauna

Carolina Cotta
Pôr do sol em Barra Grande. Cenário é de tirar o fôlego - Foto: Sandra Tavares/Arquivo Pessoal

Taipu de Fora deveria dispensar apresentações. Considerada a piscina natural mais bonita do litoral brasileiro, e localizada às margens da areia, é um dos passeios mais disputados para quem está em Barra Grande, onde está localizada, mas também em Itacaré. Da famosa praia da Costa do Cacau partem 4x4 diariamente para um passeio que combina a piscina com outros atrativos da região. Trata-se do mesmo passeio comercializado em Barra Grande, que pode incluir ou não a praia de Algodões, mas muito mais gostoso se feito de quadriciclo. Esse tipo de veículo é uma febre em Barra Grande, não só para passeios, mas para os próprios moradores. Sem calçamento, a cidade tem poucos carros, praticamente todos ligados ao turismo.

Em frente à piscina, propriamente dita, não há bares ou restaurantes, mas coqueiros fazem uma sombra gostosa para curtir as cercas de três horas que duram o fenômeno: uma hora e meia antes e uma hora e meia depois do pico da maré baixa. Snorkels, coletes e máscaras são alugados para que seja possível curtir toda a diversidade da fauna local. A barreira de corais é imensa e torna-se um verdadeiro aquário: é possível ver filhotinhos de várias espécies, principalmente dos sarjentinhos, o peixe que chega mais perto.
Pertinho da piscina há dois restaurantes de excelente estrutura: o Bar das Meninas (a moqueca de peixe e camarão é imperdível) e o Buda Beach.

Algodões, na Península de Maraú, é uma praia ainda pouco explorada, que fica entre Itacaré e Barra Grande - Foto: Carolina Cotta/EM/D.A Press
Esse é o point de Taipu. Dos turistas. A praia também é reduto de surfistas, mas esses ficam em outra área da praia, a uns 20 minutos de caminhada sentido Barra Grande. O Dreamlands Bungallos é a referência por ali. Uma pousada e bar supercharmoso, com espreguiçadeiras de madeira e almofada. Aproveite para provar um clássico da região: moqueca de camarão com banana-da-terra. E de sobremesa, prove o delicioso picolé de cacau do Péricles, uma marca de Ilhéus. Taipu de Fora é a grande estrela de Barra Grande, mas há várias outras atrações. No passeio de quadriciclo, por exemplo, é possível combinar a Lagoa Azul e a Lagoa do Cassange, a visita ao farol, de onde se tem uma vista geral da península.

Vale a pena ir a Algodões, praia ainda pouco explorada que fica entre Itacaré e Barra Grande. O visual é deslumbrante. Por lá, mais piscina e água quente. A vizinha Saquaíra também vale uma parada. A melhor opção é fazer o trajeto pela trilha, porque há mais sombra e se escapa de percorrer um trecho maior da péssima estrada de chão.
E, principalmente, porque estará perto da praia, podendo parar quando der vontade, e porque assim se passa duas vezes pela “floresta” de bromélias gigantes. É realmente impressionante. Aproveite para conhecer também Taipu de Dentro. No vilarejo de pescadores vive a maioria da população. À beira da praia, dois barzinhos debaixo das árvores recebem os turistas. Uma delícia para ver o pôr do sol e os pescadores saindo pra lida.

Cachoeira de Tremembé: opção para curtir um pouco de água doce que desemboca em um braço do mar - Foto: Carolina Cotta/EM/D.A Press
É possível chegar a Taipu caminhando pela praia ou pegando as jardineiras que fazem a rota. Mas Barra Grande também tem outras praias mais próximas que merecem a visita. A Ponta do Mutá é uma delas. Vá nem que seja para ver o pôr do sol. Há boa estrutura de bares, como o Sol do Mutá.
E reserve um dia para curtir a dobradinha rio e mar no Bar da Rô. Com um deque sobre o Rio Carapitangui, essa é a melhor “barraca de praia” de Barra Grande. O preço é puxado, mas vale a pena porque os pratos e petiscos são diferenciados. Assim como os drinques. O Rio Carapitangui é uma ótima opção, ainda, para a prática de stand up padle, uma febre nas calmas águas de Barra Grande. Quem se cansar do rio pode curtir a praia, onde também são servidas bebidas e petiscos.

ILHAS
O passeio às ilhas, combinado ou não com a cachoeira de Tremenbé, é outra opção local. Vale a pena ir à cachoeira para curtir um pouco de água doce e vendo essa desembocar em um braço do mar. De quebra, você verá Maraú, o município ao qual todas essas praias fazem parte. O passeio nas ilhas, mesmo, não tem muita graça e você estará “destinado” a almoçar onde a excursão decidir, na Ilha do Sapinho.

Vista aérea da Praia de Taipú de Fora - Foto: Divulgação.