Uai Entretenimento

Circuito do Ouro cria quatro destinos turísticos no estado

Roteiros permitem novas experiências e vivências. Natureza, gastronomia, história, cultura e religião de um povo para desbravar

Augusto Pio
Memorial Carlos Drummond de Andrade, em Itabira: cidade marcada pelo legado de sua maior personalidade - Foto: Circuito do Ouro/Divulgação

A Associação do Circuito do Ouro lançou quatro roteiros turísticos que possibilitam uma nova forma de conhecer os tradicionais destinos de Minas Gerais. Assim, o turista agora pode optar por passeios em meio à natureza, gastronômico, histórico, cultural ou religioso. Ele pode escolher o destino dentro do tema ou perfil que mais lhe agrada. Entre Serras da Piedade ao Caraça; Entre Trilhas, Sabores e Aromas; Entre Cenários da História; e Entre Ruralidades e Personalidades são as novas opções.

“Criamos, com esses roteiros, uma nova forma do olhar do turista para destinos que ele já pode até conhecer, mas criamos, com isso, novas experiências, vivências nesses destinos, e apostamos que vamos aumentar o potencial turístico deles”, garante Izabella Ricci, diretora-executiva do Circuito do Ouro. Ela explica que o roteiro Entre Serras da Piedade ao Caraça é formado por quatro municípios da região do Circuito do Ouro: Caeté, Barão de Cocais, Santa Bárbara e Catas Altas, e permite ao turista vivenciar momentos de fé, degustar o melhor da gastronomia e desfrutar de momentos de natureza. É marcado por dois importantíssimos santuários de Minas: o Santuário de Nossa Senhora da Piedade (padroeira de Minas), em Caeté, e o Santuário do Caraça, em Catas Altas.

Santuário de Nossa Senhora da Piedade: roteiro abriga monumentos de religiosidade e fé - Foto: Divulgação
Esse roteiro abriga momentos de religiosidade e fé, características marcantes da região do Circuito do Ouro. Pelas quatro cidades do Entre Serras da Piedade ao Caraça é possível conhecer ainda igrejas como o Santuário São João Batista, em Barão de Cocais, e a Matriz de Santo Antônio, em Santa Bárbara, além de outras obras atribuídas a grandes mestres do Barroco mineiro, como Aleijadinho e Athaíde.

O roteiro Entre Trilhas, Sabores e Aromas agrupa quatro cidades que, além de sua grande importância no Ciclo do Ouro e das surpreendentes trilhas com vários níveis de dificuldade, guardam uma bela gastronomia típica. São elas: Rio Acima, Itabirito, Nova Lima e Sabará.
Itabirito é conhecida como a terra do pastel de angu, tanto que o modo de preparo da iguaria mineira foi tombado como patrimônio cultural municipal em 2010. Já Nova Lima é parada obrigatória para os amantes de cervejas, sobretudo as artesanais. Em Sabará, três ingredientes tornam os pratos principais singulares e deliciosos: o ora-pro-nóbis, a banana e a jabuticaba. São diversos os pratos e produtos criados com esses itens, como frango com ora-pro-nóbis, sorvete de jabuticaba, licor de jabuticaba e doce de banana.

Santuário de Nossa Senhora da Piedade: roteiro abriga monumentos de religiosidade e fé - Foto: Divulgação
IMPORTÂNCIA O Entre Cenários da História agrupa quatro cidades que foram palco de momentos importantes da história de Minas Gerais durante o Ciclo do Ouro e guardam atualmente grande parte dos patrimônios materiais do estado: Congonhas, patrimônio cultural da humanidade, tombada em 1985; Ouro Branco; Ouro Preto, capital do estado antes de BH, também considerada patrimônio cultural da humanidade em 1980; e Mariana, primeira vila, cidade e capital de Minas, tombada em 1945 pelo Iphan. As igrejas tiveram grande importância no contexto colonial, e ainda hoje simbolizam muito para essas cidades. É possível admirar arquitetura, pinturas e esculturas de grandes mestres do período, como Aleijadinho e Mestre Athaíde, no Santuário Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas; na Matriz de Santo Antônio, em Ouro Branco; na Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto; e na Igreja de São Pedro dos Clérigos, em Mariana. Para conhecer mais sobre o Barroco mineiro, cabe ainda visitar o recém-criado Museu de Congonhas.

Finalmente, o roteiro Entre Personalidades e Ruralidades reúne os dois municípios do Circuito do Ouro que estão a cerca de 140 quilômetros de BH – Itabira e Nova Era. Esses foram importantes durante o tropeirismo e têm histórias marcadas por personalidades que viveram na região e deixaram registros grandiosos no território.

As cidades desse roteiro são marcadas pelo legado de duas grandes personalidades: Carlos Drummond de Andrade, em Itabira, e Francisco Vieiras Servas, em Nova Era, que apesar de viverem em épocas distintas apresentam uma bela amostra do peso artístico do Circuito do Ouro, com diferentes tipos de arte, mas com importâncias similares quando se trata daqueles que as construíram..