Uai Entretenimento

VIAJE LEGAL

Luciana Atheniense

Comprei uma passagem aérea para Recife, mas pretendo desistir em razão do elevado índice de contaminação de zika vírus naquele estado.
Posso desistir sem pagar multa contratual?
Joaquim Almada – Betim


Prezado Joaquim, na semana passada, a coluna Viaje Legal transcreveu o posicionamento do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), defendendo o direito do consumidor ao não pagamento da multa contratual decorrente de desistência em casos de zika vírus. Entretanto, devemos ter cautela com essa interpretação, já que, até o momento, não há posição oficial da Organização Mundial da Saúde (OMS) determinando restrições de viagens aos locais onde há elevado foco de contaminação. Nesses casos, recomenda-se negociar acordos caso a caso, diretamente com a companhia aérea ou agência de viagem onde você adquiriu o bilhete.

Pretendo viajar para o Rio de Janeiro na Semana Santa e gostaria de saber se a locadora de veículos pode lançar débitos no cartão de crédito do consumidor?
Judith Fonseca – BH


Prezada Judith, a empresa locadora somente poderá lançar débitos por motivos claramente assumidos pelo consumidor no contrato de locação e desde que devidamente demonstrado.


Gostaria de saber a definição do serviço de “traslado” que costuma estar incluído no pacote de viagem.
n Pedro Lima – Araxá


O traslado corresponde ao transporte do turista/consumidor, entre terminais de passageiros, hotéis e locais de eventos.

Pretendo viajar para o exterior e gostaria de contratar um seguro-viagem. Quais são as coberturas obrigatórias?
Nayara Cardoso – Juiz de Fora


Nayara, parabéns pela sua diligência em contratar seguro de viagem. As coberturas obrigatórias são despesas médicas, hospitalares e odontológicas, traslado de corpo, regresso sanitário, traslado médico, morte em viagem, morte acidental em viagem e invalidez permanente total ou parcial por acidente pessoal, inclusive gerada por doença preexistente ou crônica. Para informações detalhadas, conheça o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), 315/14 art.
3º.


O passageiro que obtém o bilhete aéreo com milhagem tem os mesmos direitos daquele
que paga o bilhete?
Clara Dias – Uberaba


Sim, a empresa aérea tem a obrigação de fornecer, sem restrição, o transporte com segurança e pontualidade a todos os seus passageiros. Essa diligência inclui o transporte da bagagem, em perfeito estado de conservação da mesma forma que recebeu e devolveu o passageiro.


Não consegui viajar para Salvador na data em que havia comprado o bilhete aéreo. A empresa informou que a remarcação impõe um custo adicional. Essa cobrança está correta?
Carlos Nogueira – Contagem


Sim. O valor cobrado pela companhia aérea varia de acordo com a classe tarifária da passagem adquirida e deve ser informado ao passageiro antes de sua compra.


Meu sonho é morar nos Estados Unidos (Boston). Gostaria de saber se contratar uma agência de turismo facilita eu obter o visto americano e garante minha entrada naquele país?
Antônio Rodrigues – Montes Claros


Não. Nesse caso específico, a função da agência de turismo está relacionada a informar previamente ao passageiro acerca da documentação necessária para uma viagem internacional. O ingresso e a permanência nos Estados Unidos são de competência exclusiva da autoridade americana. Evite contratar empresas que “prometam” um suposto benefício. Para obter visto e viver no país, seu contato deve ser feito com a Embaixada dos EUA no Brasil ou o consulado..