Uai Entretenimento

Destinos imperdíveis

Conheça uma cidade brasileira por mês mas planeje as viagens

De janeiro a dezembro é possível percorrer o país de norte a sul e aproveitar o que cada lugar tem de melhor para visitar e se divertir

Que tal planejar seus roteiros de viagem? Em um país como o Brasil, com clima variado e cultura vasta, não vão faltar lugares para conhecer ao longo deste ano.
Se o dinheiro der e a mala estiver pronta, por que não conhecer uma cidade a cada mês? O Kayak, site de pesquisas de viagem, separou destinos que valem a visita.



Janeiro

» Balneário Camboriú (SC)

Localizado no litoral norte de Santa Catarina, esse é um dos destinos turísticos com bons preços de passagens aéreas em janeiro, mês que é porta de entrada para o verão e para as férias. Além de belas praias, Camboriú também tem montanhas, teleférico e o famoso Cristo de Luz, que lembra o Cristo Redentor, monumento carioca.

Balneário Camboriú (SC) - Foto: Rosicler Rieger/Divulgação

Fevereiro

» Rio de Janeiro (RJ)

Para curtir a folia do carnaval, vá para terras cariocas. Atrações como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar são imperdíveis. As praias da Barra, de Ipanema e Copacabana não podem ficar de fora, mas aproveite para entrar no clima carnavalesco e conheça a Cidade do Samba, onde se concentram os barracões das escolas de samba do grupo especial.

Rio de Janeiro (RJ) - Foto: Zuleika de Souza/CB/D.A Press

Março

» Aparecida do Norte (SP)

A 138 quilômetros da capital paulista, a cidade é o lar da catedral-basílica, terceiro maior templo católico do mundo. Visitar essas e outras atrações como o Morro do Presépio, e andar de bondinho são boas pedidas para a semana santa, que, neste ano, será em março.

Aparecida do Norte (SP) - Foto: ED ALVES/CB/D.A PRESS

Abril

» Pantanal

No Pantanal, bioma que abrange 11 regiões com características diferentes (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e fronteiras com Paraguai e Bolívia), o período ideal de visitação é o da seca, entre abril e setembro. Para conhecer, saia de Corumbá ou de Bonito e compre passeios e prepare-se para uma imersão na natureza.

- Foto:

Maio

» Lençóis Maranhenses (MA)

Para ver rios, dunas, lagoas e manguezais, visite o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. A porta de entrada para lá é Barreirinhas, a 260 quilômetros de São Luís.
Maio é o período ideal para conhecer, pois é quando começa a estação chuvosa e as lagoas entre as dunas ficam cheias.

Lençóis Maranhenses (MA) - Foto: DIEGO CHAVES/OIMP/D.A PRESS

Junho

» Campina Grande (PB)

Para quem é fã de festa junina, esse é o lugar certo. A Praça do Povo recebe shows, comidas típicas e quadrilhas. A festa é considerada pelos moradores como o maior são-joão do mundo. Ano passado, a comemoração atraiu dois milhões de pessoas.

Campina Grande (PB) - Foto: PREFEITURA DE CAMPINA GRANDE/DIVULGAÇÃO

Julho

» Caldas Novas (GO)

Para quem aprecia tranquilidade e aventura e quer fugir do inverno do litoral em julho, a cidade goiana é perfeita, pois tem diversas piscinas de água termal. Adultos e crianças vão se divertir em parques aquáticos como o Parque das Fontes e o Hot Park. Aproveite para visitar o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas e aprecie a bela vista da cidade.

Caldas Novas (GO) - Foto: Arquivo/Rio Quente Resorts

Agosto

» Gramado (RS)
Construções no estilo europeu, vinícolas, restaurantes e belas paisagens são a marca registrada da cidade, que fica a 115 quilômetros da capital, Porto Alegre. Agosto é um mês abençoado por lá: começa o inverno e a cidade sedia o Festival de Cinema.

Gramado (RS) - Foto: LEONID STRELIAEV/DIVULGAÇÃO

Setembro

» Belém (PA)
Arquitetura histórica e a gastronomia local fazem da capital paraense um lugar incrível para visitar no verão. A cidade tem rios e parques com muitas áreas verdes, além de atrações como o Theatro da Paz, a Casa das Onze Janelas e o Mercado Ver-o-Peso, famoso cartão-postal do lugar.

Belém (PA) - Foto: Ana Lee/Divulgação

Outubro

» Manaus (AM)
A famosa festa do Boi de Manaus, muito esperada por turistas e moradores da cidade, ocorre em outubro. A cidade também agrada com atrações ecológicas. A mais famosa delas é o Encontro das Águas, onde o escuro Rio Negro e o barrento Rio Solimões se juntam para formar o Rio Amazonas.

Manaus (AM) - Foto: FABIANA LEITE/DIVULGAÇÃO

Novembro

» Natal (RN)
A cidade é dona de uma gastronomia com muita variedade de frutos do mar. O que é melhor: a preços convidativos. Praias, dunas, passeios a bordo de dromedários, tirolesa, esquibunda, passeio de bugre e vida noturna regada a muito forró são alguns dos motivos para ir para lá em novembro, antes que a alta temporada comece para valer.

Natal (RN) - Foto: CAROLINA LENOIR /EM/DA PRESS 15/12/10

Dezembro

» São Paulo (SP)
Para quem gosta de compras, dezembro é ideal para ir à cidade mais populosa do Brasil. Regiões centrais como a Rua 25 de Março, Brás e Bom Retiro, são grandes atrações no período.
Museus, centros culturais, parques, baladas e restaurantes não podem ficar de fora.

- Foto: RENATO S. CERQUEIRA/FUTURA PRESS/ESTADAO CONTEUDO.