(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas

Cancún, 22 quilômetros de praias maravilhosas

Um dos principais destinos turísticos do México, Cancún tem uma orla encantadora para o deleite dos visitantes. Grande parte da costa é ocupada por resorts


Praias mexicanas, como Playa del Carmen, na Riviera Maya, atraem milhares de turistas ao país anualmente
Praias mexicanas, como Playa del Carmen, na Riviera Maya, atraem milhares de turistas ao país anualmente (foto: CVC/Divulgação )
Não há dúvidas de que passear por locais próximos a Cancún, como os sítios arqueológicos de Tulum e Chichén-Itzá, deve estar no topo da lista de prioridades de qualquer visitante. Mas a cidade não é apenas uma porta de entrada para o estado de Quintana Roo. Fundada em 1970, a novata Cancún é, hoje, um dos principais mercados turísticos do México – apenas em 2014, recebeu 29 milhões de turistas estrangeiros, segundo o governo do país.

Os motivos do sucesso são vários. Reserve ao menos um dia para relaxar nas águas mornas e tranquilas das praias caribenhas e uma noite para ver os shows da famosa e divertida boate Coco Bongo.

Pode parecer óbvio, mas, com tantas atrações na região, há quem acabe se esquecendo disso. Cancún faz parte do Caribe e tem 22 quilômetros de praias lindíssimas, com águas de um azul muito intenso e, na sua maioria, ondas calmas, além da areia branca. Grande parte da costa é ocupada por resorts. Então, o mais comum é que você fique na mais próxima de onde estiver hospedado. Mas, para quem não vai ficar em um desses resorts, também há as praias de acesso público, como a Tortugas.Boa parte do público que frequenta Cancún tem espírito jovem, como a própria cidade. Portanto, aproveite, também, para ir a uma festa na cidade.

Há várias boates e bares – um ao lado do outro, no Centro, como o Señor Frog. Mas a mais famosa é, de longe, a Coco Bongo – local onde foi gravado o filme O Máscara, com Jim Carrey. O sucesso da casa, entretanto, não se deve só à aparição em um filme, e sim aos espetáculos que apresenta diariamente. Fenômenos da cultura pop, como Michael Jackson, Beyoncé, Madonna, Homem-Aranha e Batman, viram grandes shows no palco. Claro que nem tudo são flores. Nos fins de semana, a Coco Bongo enche ao ponto de não ser possível andar lá dentro e o preço é um pouco salgado: a partir de US$ 65, com bebidas incluídas.

A dica é comprar a entrada pela internet, por meio do chat do site ( www.cocobongo.com.mx ), pois as atendentes dão um pequeno desconto.Se você é daquelas pessoas que não resistem a um shopping, Cancún também tem opções para esse público – e bem pertinho dos hotéis. O La Isla concentra um pouco de tudo: restaurantes, lojas de roupas e calçados e perfumes. A Luxury Avenue é o local das grifes e lojas mais refinadas. Mas se a intenção for comprar suvenires (o que vale mais a pena, principalmente com a atual cotação do dólar), vá ao Mercado 28, no Centro da cidade.

Piscina só para adultos na área Royal Service do Paradisus Cancún Resort
Piscina só para adultos na área Royal Service do Paradisus Cancún Resort (foto: Laísa Queiroz/CB/D.A PRESS)
HOSPEDAGEM
Boa parte do que faz de Cancún um lugar tão fantástico e querido por brasileiros, norte-americanos e diversos outros turistas é a hospedagem. Ao longo da praia, na Boulevard Kukulcán, há dezenas de resorts gigantescos que oferecem muito mais que uma bela vista da janela. A maioria funciona no sistema all inclusive, em que comidas e bebidas estão liberadas, praticamente, o dia inteiro.Um deles é o imenso Hotel Paradisus Cancun – que também tem uma unidade em Playa Del Carmen. A inspiração mexicana começa pela arquitetura: são cinco torres em formato que lembra o das pirâmides maias (o modelo também é adotado por outros hotéis). Por dentro, plantas caem verticalmente do teto. O ambiente transpira luxo e oferece, basicamente, tudo o que você precisa. Lojas de suvenires, roupa de praia, joalherias, restaurantes, bares e um enorme SPA (o Yhi), que exala um agradável perfume por todo o hotel.

Do lado de fora, as piscinas (com vista para o mar) contam com um movimentado bar molhado, uma pessoa que serve paella na hora do almoço e monitores que organizam jogos e outras atividades para crianças, adolescentes e adultos. Na praia, um DJ deixa o ambiente animado o dia todo e há várias camas na areia. Um convite para se deitar e apreciar o mar, mas é preciso reservá-las.


GASTRONOMIA
Entre os restaurantes pagos, há um que todo apreciador da alta gastronomia deve conhecer: o Tempo. Os pratos são assinados pelo celebrado chef Martin Berasategui, que tem 11 restaurantes pelo mundo e sete estrelas Michelin. Mais que um jantar, o visitante terá uma experiência gastronômica. Com influência basca (a origem do cozinheiro), da culinária internacional e da cozinha molecular, a ideia é apreciar os sabores em diversos formatos e texturas diferentes. À primeira vista, os pratos são estranhos (têm mais cara de obra de arte do que de comida, a exemplo do arroz, que parece uma escultura de isopor), mas basta experimentar para ter certeza de que são maravilhosos.

Algumas observações: o Tempo funciona apenas para o jantar, tem um dress code mais exigente (homens não podem entrar de bermuda, por exemplo) e o local recebe apenas adultos. Para um restaurante de alto nível, os preços dos pratos são bastante acessíveis. O que encarece muito a conta é o vinho. O menu tem rótulos excelentes e o sommelier faz um trabalho interessante ao decantar o vinho para oxigenar a bebida, mas a garrafa mais barata custa muito mais que o prato mais caro do cardápio. Uma boa alternativa é pedir um dos refinados drinques de gim, que custam em média US$ 12. Destaque para o de açafrão.

Não deixe de visitar, também, os bares do estabelecimento. No Avenue, próximo ao lobby, há shows todas as noites e o mojito (vale ressaltar) é divino. O Coco’s vale pela paisagem, pois fica na beira da praia; no Toji, você encontra drinques de inspiração asiática; e se a preferência for pelo ambiente de uma boate mais sofisticada, vá ao Red Lounge.

SERVIÇO


Onde ficar

»Paradisus Cancun Resort
www.melia.com
Boulevard Kukulcan, km 16.5
Tel.: (52) 998 8811100

» Hotel Riu Cancun
www.riu.com
Boulevard Kukulkan, km 9
Tel.: 0800 892 3280

» Hard Rock Hotel Cancun
www.hrhcancun.com
Boulevard Kukulkan, km 14.5
Tel.: (52) 998 881 3600

» Oasis Cancun Hotel
www.oasiscancunresort.com
Boulevard Kukulkan, km 16.5
Tel.: 1 (888) 774 0040


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)