Uai Entretenimento

Cancún, 22 quilômetros de praias maravilhosas

Não há dúvidas de que passear por locais próximos a Cancún, como os sítios arqueológicos de Tulum e Chichén-Itzá, deve estar no topo da lista de prioridades de qualquer visitante.


Mas a cidade não é apenas uma porta de entrada para o estado de Quintana Roo. Fundada em 1970, a novata Cancún é, hoje, um dos principais mercados turísticos do México – apenas em 2014, recebeu 29 milhões de turistas estrangeiros, segundo o governo do país.

Os motivos do sucesso são vários. Reserve ao menos um dia para relaxar nas águas mornas e tranquilas das praias caribenhas e uma noite para ver os shows da famosa e divertida boate Coco Bongo.

Pode parecer óbvio, mas, com tantas atrações na região, há quem acabe se esquecendo disso. Cancún faz parte do Caribe e tem 22 quilômetros de praias lindíssimas, com águas de um azul muito intenso e, na sua maioria, ondas calmas, além da areia branca.


Grande parte da costa é ocupada por resorts. Então, o mais comum é que você fique na mais próxima de onde estiver hospedado. Mas, para quem não vai ficar em um desses resorts, também há as praias de acesso público, como a Tortugas.Boa parte do público que frequenta Cancún tem espírito jovem, como a própria cidade. Portanto, aproveite, também, para ir a uma festa na cidade.

Há várias boates e bares – um ao lado do outro, no Centro, como o Señor Frog. Mas a mais famosa é, de longe, a Coco Bongo – local onde foi gravado o filme O Máscara, com Jim Carrey. O sucesso da casa, entretanto, não se deve só à aparição em um filme, e sim aos espetáculos que apresenta diariamente.


Fenômenos da cultura pop, como Michael Jackson, Beyoncé, Madonna, Homem-Aranha e Batman, viram grandes shows no palco. Claro que nem tudo são flores. Nos fins de semana, a Coco Bongo enche ao ponto de não ser possível andar lá dentro e o preço é um pouco salgado: a partir de US$ 65, com bebidas incluídas.

A dica é comprar a entrada pela internet, por meio do chat do site (www.cocobongo.com.mx), pois as atendentes dão um pequeno desconto.Se você é daquelas pessoas que não resistem a um shopping, Cancún também tem opções para esse público – e bem pertinho dos hotéis. O La Isla concentra um pouco de tudo: restaurantes, lojas de roupas e calçados e perfumes. A Luxury Avenue é o local das grifes e lojas mais refinadas. Mas se a intenção for comprar suvenires (o que vale mais a pena, principalmente com a atual cotação do dólar), vá ao Mercado 28, no Centro da cidade.

Praias mexicanas, como Playa del Carmen, na Riviera Maya, atraem milhares de turistas ao país anualmente - Foto: CVC/Divulgação HOSPEDAGEM Boa parte do que faz de Cancún um lugar tão fantástico e querido por brasileiros, norte-americanos e diversos outros turistas é a hospedagem. Ao longo da praia, na Boulevard Kukulcán, há dezenas de resorts gigantescos que oferecem muito mais que uma bela vista da janela. A maioria funciona no sistema all inclusive, em que comidas e bebidas estão liberadas, praticamente, o dia inteiro.Um deles é o imenso Hotel Paradisus Cancun – que também tem uma unidade em Playa Del Carmen.


A inspiração mexicana começa pela arquitetura: são cinco torres em formato que lembra o das pirâmides maias (o modelo também é adotado por outros hotéis). Por dentro, plantas caem verticalmente do teto. O ambiente transpira luxo e oferece, basicamente, tudo o que você precisa. Lojas de suvenires, roupa de praia, joalherias, restaurantes, bares e um enorme SPA (o Yhi), que exala um agradável perfume por todo o hotel.

Do lado de fora, as piscinas (com vista para o mar) contam com um movimentado bar molhado, uma pessoa que serve paella na hora do almoço e monitores que organizam jogos e outras atividades para crianças, adolescentes e adultos. Na praia, um DJ deixa o ambiente animado o dia todo e há várias camas na areia. Um convite para se deitar e apreciar o mar, mas é preciso reservá-las.


GASTRONOMIA
Entre os restaurantes pagos, há um que todo apreciador da alta gastronomia deve conhecer: o Tempo.


Os pratos são assinados pelo celebrado chef Martin Berasategui, que tem 11 restaurantes pelo mundo e sete estrelas Michelin. Mais que um jantar, o visitante terá uma experiência gastronômica. Com influência basca (a origem do cozinheiro), da culinária internacional e da cozinha molecular, a ideia é apreciar os sabores em diversos formatos e texturas diferentes. À primeira vista, os pratos são estranhos (têm mais cara de obra de arte do que de comida, a exemplo do arroz, que parece uma escultura de isopor), mas basta experimentar para ter certeza de que são maravilhosos.

Algumas observações: o Tempo funciona apenas para o jantar, tem um dress code mais exigente (homens não podem entrar de bermuda, por exemplo) e o local recebe apenas adultos. Para um restaurante de alto nível, os preços dos pratos são bastante acessíveis. O que encarece muito a conta é o vinho. O menu tem rótulos excelentes e o sommelier faz um trabalho interessante ao decantar o vinho para oxigenar a bebida, mas a garrafa mais barata custa muito mais que o prato mais caro do cardápio.


Uma boa alternativa é pedir um dos refinados drinques de gim, que custam em média US$ 12. Destaque para o de açafrão.

Não deixe de visitar, também, os bares do estabelecimento. No Avenue, próximo ao lobby, há shows todas as noites e o mojito (vale ressaltar) é divino. O Coco’s vale pela paisagem, pois fica na beira da praia; no Toji, você encontra drinques de inspiração asiática; e se a preferência for pelo ambiente de uma boate mais sofisticada, vá ao Red Lounge.

SERVIÇO


Onde ficar
»Paradisus Cancun Resort
www.melia.com
Boulevard Kukulcan, km 16.5
Tel.: (52) 998 8811100

» Hotel Riu Cancun
www.riu.com
Boulevard Kukulkan, km 9
Tel.: 0800 892 3280

» Hard Rock Hotel Cancun
www.hrhcancun.com
Boulevard Kukulkan, km 14.5
Tel.: (52) 998 881 3600

» Oasis Cancun Hotel
www.oasiscancunresort.com
Boulevard Kukulkan, km 16.5
Tel.: 1 (888) 774 0040