Uai Entretenimento

De insetos fritos a drinques exóticos

Culinária exótica é encontrada em mercados e restaurantes em toda a Tailândia

 Por toda a Tailândia, mas principalmente ao Norte, na região do Triângulo de Ouro, há oferta de uma culinária exótica e instigante que não está disponível nos restaurantes de luxo. Insetos fritos, como grilos, baratas d´água, bichos da seda, entre outros, estão expostos prontos para consumo em estandes no mercado de Chang Mai ou na saída de pontos turísticos. Há quem prefira adquirir os insetos embalados in natura, para prepará-los em casa. São muito consumidos principalmente pela população rural.


No uísque estão cobras e escorpiões servidos em copinhos com uma concha. Insetos expostos para consumo ou embalados in natura são muito procurados - Foto: Bertha Maakaroun/EM/D.A Press
Drinques de boas-vindas são oferecidos, por exemplo na fronteira de Laos: embebidos num recipiente de vidro, no uísque, estão cobras, escorpiões, aranhas servidos em copinhos com uma concha. Antes que me perguntem, não, eu não provei. Mas sem qualquer preconceito – e inclusive admiro – quem o tenha feito.Também nos mercados flutuantes da Tailândia – e são vários não apenas nas imediações de Bangcoc, mas em todo o Sudeste Asiático – há uma ampla variedade de produtos ofertados – de frutas, legumes, peixes a produtos artesanais típicos.

Leia mais no blog: 1001lugarespraseviver.com



Para além dos insetos, nos restaurantes, a rica combinação de especiarias, ervas e frutas produz sabores e aromas que combinam o doce, o azedo, o apimentado, o amargo e o salgado. O arroz é um dos alimentos mais presentes à mesa: pode ser servido fervido, frito ou em sopa. Já os molhos, como o de peixe, em alguns pratos substitui o sal. E os molhos de ostras fermentadas ou aqueles que incorporam leite de coco suavizam sabores. Os pratos são apresentados de forma bastante elaborada e original, em geral sempre com arranjos florais, de frutas ou de verduras cortadas de forma delicada e criativa.


Muitos pratos hoje populares na Tailândia e no mundo eram originalmente chineses e foram introduzidos a partir do século 15, pelo povo Hokkien. Entre esses pratos estão o Chok Thai (mingau de arroz) e mu khao kha (carne de porco cozida com arroz). Os chineses também introduziram no país a técnica wok para fritura de vários tipos de macarrão, além dos noodles, do taochiao (pasta de feijão fermentada), molhos de soja e tofu. As cozinhas indiana e persa trazidas por comerciantes introduziram outras especiarias como o Kaeng kari (curry amarelo) e kaeng matsaman (curry massaman).