Uai Entretenimento

Após anos de lutas e guerra civil, maravilhas do Camboja ainda são legado para a humanidade

Hoje pacificado, país que fica no Sudoeste da Península da Indochina tem os maiores templos religiosos do mundo

Ta Prohm, "Ancestral de Brahma", onde gigantescas raízes se misturam ao templo - Foto: Bertha Maakaroun/EM/D.A. Press
Entre densas florestas e espetaculares monumentos que expressam em suas mais importantes capitais a fusão do poder político e religioso está o Parque Arqueológico de Angkor, no Camboja. Declarado Patrimônio da Humanidade, são cerca de 400 quilômetros quadrados, ao Norte da Província de Siam Reap, onde hinduísmo e budismo se entrelaçam no auge e na decadência do Império Khmer.


No período compreendido entre os séculos 9 e 15 essa civilização – que para o Ocidente até o século 19 estaria “perdida” – legou ao mundo um dos mais impressionantes e importantes sítios arqueológicos, que tem, no esplendor de Angkor Wat – a cidade que é um templo – mais uma das maravilhas do mundo selecionada pelo blog 1001 Lugares pra se viver. Não menos instigante e de misteriosa beleza está Angkor Thom – Grande Capital –, o último núcleo político e religioso do império, um dia instalado em Angkor. O legado da arquitetura do Império Khmer é também encontrado em templos da Tailândia.

O Camboja está no Sudoeste da Península da Indochina. Sofreu entre 1969 e 1975 intensos bombardeios dos Estados Unidos, que tentavam atingir os guerrilheiros vietcongues infiltrados na região da fronteira com o Vietnã. Com os desdobramentos da guerra vizinha, a capital do país caiu, em 1975, nas mãos do Khmer Vermelho, que se intitulava um movimento revolucionário comunista. Pol Pot e a sua “organização” impuseram ao Camboja uma brutal ditadura, que evacuou cidades e cometeu crimes classificados como genocídios, cuja dimensão foi mais tarde revelada. Estima-se que mais de dois milhões de pessoas foram mortas. Em 1979, uma intervenção vietnamita afastou o Khmer parcialmente do poder. Iniciou-se ali uma guerra civil.

Hoje, o Camboja, que é uma monarquia constitucional, está pacificado e o turista encontra ao percorrer os seus impressionantes monumentos muitos de seus habitantes que se reinventam, após terem sofrido dramáticas mutilações dos tempos de guerra civil.

Angkor Wat, a cidade que é um templo, encanta pela beleza e pelos importantes sítios arqueológicos - Foto: Bertha Maakaroun/EM/D.A. Press

Confira uma matéria exclusiva sobre o "Templo das Árvores" no blog. 1001lugarespraseviver.com é um espaço de construção coletiva voltado para a cultura, o lazer e o prazer em compartilhar imagens e experiências de diferentes lugares do  planeta que, juntos, elegeremos como os mais espetaculares.