Uai Entretenimento

Forró sem igual

Festa tradicional em Curvelo garante quatro dias de muita diversão

Realizado há 35 anos, forró em Minas Gerais arrasta milhares de pessoas

Rabada com mandioca é uma das delícias entre os muitos pratos oferecidos - Foto: Mara Pena/Prefeitura/DivulgaçãoQue Caruaru que nada! O melhor forró do Brasil está em Minas Gerais e fica mais perto do que você imagina. A apenas 170 quilômetros da capital, Curvelo, conhecida também pelo grande evento religioso de São Geraldo, que arrasta milhares de romeiros toda última semana de agosto, mantém a tradição de realizar o forró a partir da quinta-feira do segundo fim de semana de julho, com riqueza de ritmos, sabores e cores. Em sua 35ª edição, o Forró de Curvelo já se consagrou como a melhor diversão da cidade. São quatro dias de puro deleite, onde curvelanos e turistas se unem num mesmo espírito de aproveitar ao máximo a festa. No ano passado, foram 300 mil visitantes nos quatro dias e a expectativa, segundo a secretária municipal de Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, Marivete Alves Barbosa Silva, é que o número suba para 350 mil este ano.
Realizado desde 1981, o forró veio crescendo até chegar à megaprodução que é hoje, oferecendo todo o conforto aos participantes. Com estrutura montada na Praça Central do Brasil, o destaque fica por conta da decoração das barracas, montadas para atender o visitante com comidas e bebidas típicas de desorientar os paladares mais exigentes. Se você ainda não conhece, tem que experimentar a paçoca de carne seca, socada no pilão, o escondidinho de mandioca e o já consagrado arroz com galinha, prato que dá sustança para os mais afoitos na bebida.

Num total de 12, as barracas, declaradas de utilidade pública e sem fins lucrativos, se esmeram em apresentar detalhes para encantar o cliente. Até porque, elas concorrem, ao fim do evento, a prêmios em dinheiro, doado depois a alguma instituição. Para isso, os trabalhos são desenvolvidos no decorrer dos meses. Durante a festa, um júri seleto dá nota para as barracas. A que ficar em último lugar não participa no ano seguinte, quando é realizado outro sorteio para novas participações.

ARRASTA-PÉ O ponto alto (se é que tem ponto baixo) fica por conta dos shows, sempre com artistas renomados e, de certa forma, relacionados ao estilo do evento. Este ano, por exemplo, a dupla Chitãozinho e Xororó promete fazer gemer os apaixonados e levantar poeira no arrasta-pé frenético na noite de sexta. No sábado, quem agita o pedaço é a dupla Jads & Jadson. Domingo tem Bartucada e muitas atrações locais. Para isso, são montadas grandes estruturas de palco, com sonorização e iluminação modernas. Visando maior segurança aos participantes, a prefeitura adotou, desde o ano passado, o serviço de fechamento com sete portarias para acesso do público, com equipe de apoio e detector de metal, evitando a entrada de objetos de vidro, armas brancas, armas de fogo e similares. E quem não quiser ficar só no forró, a cidade, de cerca de 80 mil habitantes, oferece vários pontos turísticos e atrações para o visitante. Dotada de muitos bares e restaurantes, diversão é o que não falta para todas as gerações. A cidade ainda conta com vários hotéis e pousadas para todos os bolsos.

SERVIÇO


35º Forró de Curvelo
» De 9 a 12 de julho
» Praça Central do Brasil, Curvelo
» Distância: BH/Curvelo –
cerca de 170 quilômetros

» Como chegar:
Pela BR-040, sentido Brasília, entrar à direita no Trevão, na MG-135, sentido Diamantina

» Onde ficar:
Center Minas Palace Hotel
Av. Othon Bezerra de Mello, 1.680, Bela Vista
(38) 3722-5500

Hotel Três Poderes
Av. Antônio Olinto, 350, Centro
(38) 3721-7700