Uai Entretenimento

Esquiar, se divertir e relaxar na América do Sul

- Foto: Secretaria de Turismo de Bariloche/DivulgaçãoPrepare as luvas de frio, a touca e até as ceroulas. Se o frio apertar, tome uma caneca de chocolate bem quente e uma dose extra de coragem para descer as ladeiras das estações de esqui da Cordilheira dos Andes. A chegada do inverno é um ótimo motivo para os brasileiros visitarem cidades como Ushuaia, San Martín de Bariloche e Mendoza, na Argentina, ou Santiago, Chillán e Portillo, no Chile. Todas contam com uma completa infraestrutura para os esquiadores e também para aqueles que desejam apenas apreciar a natureza característica dos Andes.
Quem já deslizou na neve recomenda a aventura. “Foi uma viagem bem legal. A paisagem dos Andes é diferente do que estamos acostumados e muito bonita. O pessoal é hospitaleiro e o preço compensa. Se um dia eu tiver condições de voltar, tentarei tirar uma semana só para esquiar”, garante o estudante de psicologia Murilo Mendes, que visitou Santiago com a família no ano passado. Porém, não se engane pensando que levar um tombo na neve branca é inofensivo. “A gente acha que a neve é fofa, mas é dura. Não é igual tomar um tombo no asfalto, mas é bom ter cuidado. Caí várias vezes, mas não me machuquei”, alerta Murilo.

- Foto: Arquivo PessoalArgentina e Chile são os dois únicos países do continente com centros de esqui em funcionamento e, a cada ano, mais brasileiros vão se arriscar na neve. A Bolívia também tem uma estação, a mais alta do mundo, no monte Chacaltaya, bem próximo a La Paz. Mas está fechada para a prática de esportes de neve desde 2012, por causa do degelo nos Andes. Se o seu perfil não for tão aventureiro, pode ficar tranquilo, pois, além de diversas opções de atividades esportivas, as estações contam com estrutura completa para receber bem quem nunca esquiou.