Uai Entretenimento

Um convite ao dolce far niente

Cidade de Rosário tem expressivo número de museus, parques e boas opções gastronômicas. O forte é o sorvete artesanal

Jardim Francês, no Parque da Independência, um dos mais frequentados da cidade - Foto: Otogno/Divulgação
Exagero nenhum dizer que Rosario é um berço da cultura argentina. Um dos fatores que identificam a cidade é a grande oferta de opções culturais. Festivais de teatro e cinema atraem turistas todos os anos. Uma das visitas obrigatórias é ao majestoso Teatro El Círculo, reconhecidamente, um dos mais importantes do país.
Foi construído em 1904, seguindo as linhas arquitetônicas do neoclassicismo italiano. O engenheiro alemão Jorge Golddamer, autor do projeto, inspirou-se no La Scala de Milão, no Covent Garden de Londres e no Teatro Real de Madrid. O salão principal, elegante e em forma de ferradura, tem capacidade para 1.500 pessoas. A ornamentação foi feita, inteiramente, com materiais importados pelos artesãos mais renomados da época.



Nas catacumbas do teatro há o Museu de Arte Sacra, com obras do escultor rosarino Eduardo Barnes, reconhecido pelos trabalhos feitos em mármore inspirados no renascentismo italiano. Tamanha a imponência do teatro, sua inauguração, em 4 de junho de 1904, só poderia ser com espetáculo de grandiosidade semelhante: a encenação de Otello, ópera em quatro atos do compositor italiano Giuseppe Verdi.

A partir daí, o teatro, patrimônio histórico de Rosario, foi o palco das companhias de ópera mais importantes do mundo. Atualmente, não só de música clássica vive o El Círculo. O teatro funciona como centro de eventos artísticos e culturais de uma forma geral.

A cidade também tem um número expressivo de museus de todos os tipos e tamanhos. O Museu Municipal de Belas Artes e o Museu de Arte Contemporânea são os mais destacados. Também há museus destinados a expor apenas a história de Rosario, da província de Santa Fé e dos antigos povoados indígenas da região, além de muitos parques.

O maior e mais importante deles é o Parque da Independência, enorme espaço verde localizado no coração da cidade, projetado em 1900 para celebrar a independência da Argentina. No local, há mais museus, diversas opções de lazer para crianças e um pequeno lago onde se pode “navegar” de pedalinho. O parque também abriga o clube e o estádio do Newell's Old Boys, time que revelou o craque Lionel Messi, e arquirrival do Rosario Central, outro clube tradicional da província.

- Foto: Rosario Freetour/Reproducao da internet
Fonte antiga, em rua de Rosario, contrasta com arquitetura moderna no projeto de Johnatan MarkLee e Diego Roots, no Kentucky Country Club - Foto: Johnston MarkLee/Divulgação

MULTISSABORES
Rosario é uma cidade onde se pode comer bem. Quem curte o lado gastronômico das viagens certamente, não vai se decepcionar. Além do famoso doce de leite argentino, dos alfajores, das facturas (pães doces de todo tipo) no café da manhã e das carnes tradicionais, a cidade também é famosa por suas sorveterias artesanais. Rosario é a capital nacional do sorvete artesanal.

Outro prato típico de muito sucesso é o locro. Feito com feijão branco e carne de porco, tem sabor semelhante ao da nossa feijoada. Por estar localizada às margens do Rio Paraná, a cidade tem grande oferta de restaurantes especializados em pescados.

O circuito gastronômico rosarino é conhecido como o das “7C”: cultivar, colher, comprar, cozinhar, comer, conhecer e compartir. Uma experiência que começa com um percurso pelas hortas urbanas, onde se cultivam com os métodos tradicionais frutos e vegetais livres de agroquímicos. Em Rosario, é possível colher e logo preparar, sob a orientação de um chef, deliciosos pratos regionais.

SERVIÇO

COMO IR


• Gol
www.voegol.com.br

• Aerolineas Argentinas
www.aerolineas.com.ar

*Cotação do site das companhias  aéreas para  viagens em março/abril de 2015

ONDE FICAR

•  Ros Tower Hotel
Rua Mitre, 295, Centro

•  Plaza Real Suites Hotel
Rua Santa Fé, 1632, Centro

•  Hotel Rosario
Rua Ricardone 1365, S2000BAC, Centro

ONDE COMER

•  Rock & Fellers
Localizado em região nobre de Rosario, tem decoração moderna que remete ao rock. É um bom lugar para bater papo com os amigos, comer bem e ouvir boa música.
Bv. Oroño 106, S2000DSO
%2b54 341 423-4002
www.rockandfellers.com.br

•  Escauriza Parrilla Restaurante
Melhor lugar para se comer peixe. É necessário reservar com um dia de antecedência, porque está sempre cheio. Também tem opções de carnes clássicas. Ambiente agradável. Localizado em frente
ao Rio Paraná, no Bairro La Florida.
Rua Escauriza, 3612, La Florida
%2b54 341 454 1777
www.escaurizaparrilla.com.ar


PACOTES


•  Decolar.com
Oito dias e sete noites em hotel cinco estrelas. A partir de R$ 2.754 por pessoa, em quarto duplo de luxo. Inclui assistência internacional ao viajante e hospedagem no Hotel Ros Tower, com café da manhã.

Oito dias e sete noites em hotel quatro estrelas. A partir de R$ 2.074 por pessoa em suíte dupla júnior. Inclui assistência internacional ao viajante e hospedagem no Hotel de la Cité, com café da manhã