Uai Entretenimento

POLÊMICA

Luccas Neto influencia crianças de Portugal a falarem como brasileiros

O sucesso do youtuber Luccas Neto entre o público infantil brasileiro não é novidade.


Entretanto, o conteúdo do influenciador digital está causando polêmica entre os portugueses.
 
Uma matéria publicada na quarta-feira (10/10) pelo jornal português Diário de Notícias, um dos mais tradicionais veículos impressos de Lisboa, revelou que muitas crianças portuguesas estão trocando o português de Portugal pelo o português do Brasil.

De acordo com a publicação, os pais de pequenos fãs do artista estão atribuindo essa troca de vocabulário aos vídeos dos youtubers brasileiros, em especial os do Luccas.



"Há crianças portuguesas que só falam 'brasileiro'", afirma o artigo. "Dizem grama em vez de relva, autocarro é ônibus, rebuçado é bala, riscas são listras e leite está na geladeira em vez de no frigorífico", explicou o jornal que entrevistou professores que viram esse fenômeno se acentuar durante a pandemia da Covid-19, quando as crianças ficaram mais em casa e passaram a consumir com maior frequência conteúdos em plataformas digitais como o YouTube.

Uma educadora entrevistada pelo jornal afirmou que alunos falam um português em sua classe com "familiar ao brasileiro sem nunca ter ido ao país", por conta do consumo do conteúdo.

Após a matéria viralizar nas redes sociais, o assunto ficou entre os mais comentados no Twitter nesta quinta-feira (11/11).

Enquanto alguns internautas alegam tom xenofóbico na publicação lusitana, outros brincaram dizendo que o fenômeno é reparação histórica.


 

O canal do irmão do Felipe Neto, o Lucas Toon, possui mais de 36 milhões de inscritos. No Instagram, ele é seguido por mais de 5 milhões de pessoas.

Luccas Neto se apresentou no país no último final de semana, no pavilhão Altice Arena. De acordo com vídeos e fotos publicados nas redes sociais do influencer, o local estava lotado.