(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Chaves e o pessoal da Vila vão aprontar neste Natal

Personagem do seriado cult da TV protagoniza peça infantil dirigida por Diego Benicá, atração de sábado (21) no Cine Theatro Brasil Vallourec


20/12/2019 06:00 - atualizado 20/12/2019 07:43

Peça reproduz a famosa Vila do seriado exibido pelo SBT/Alterosa (foto: Daniel Augusto/divulgação)
Peça reproduz a famosa Vila do seriado exibido pelo SBT/Alterosa (foto: Daniel Augusto/divulgação)

A Vila está uma confusão! Seu Madruga monta o palanque, dona Florinda cuida da decoração, a Bruxa do 71 prepara a comida e Sr. Barriga separa os presentes. Enquanto isso, Chaves, Quico e Chiquinha fazem o que sabem de melhor: bagunça. Assim é a peça mineira O Natal do Chaves, que estreia neste sábado (21), no Cine Theatro Brasil Vallourec.

Diego Benicá, diretor do espetáculo, conta que todos os anos faz uma votação entre pais de BH sobre o que eles gostariam de ver num espetáculo de Natal. Em 2019, pela segunda vez, deu Chaves – seriado exibido pelo SBT/Alterosa. E ele criou coragem para assumir o desafio. “Ninguém quer ir ao teatro e ver algo novo, querem algo igual ao que está na TV. Isso me dava medo”, confessa Benicá.
No início, o diretor achou que o tema não teria apelo junto ao público infantil. “Pra mim, era algo adulto. Porém, percebi que as crianças amam o Chaves”, conta, dizendo-se feliz em encarar o desafio de levar ao palco algo que fez parte da infância de tantas gerações. “Fico pensando: como eles (os autores do seriado) conseguiam fazer isso? Como falavam de qualquer coisa com aquela leveza?”, comenta.

“O Chaves diria isso?” –  esta foi a pergunta que Benicá mais se fez durante ensaios. “Não inventei o texto, eu o montei com base em minhas memórias de infância”, explica. A peça reúne trechos marcantes do programa protagonizado e criado pelo mexicano Roberto Gómez Bolaños (1929-2014).

Diego e os atores viram vários episódios, de olho nos trejeitos e manias dos personagens. “Assistir várias vezes a gente já assistia, mas tivemos de perceber aquilo com outro olhar”, explica o ator Guto D’angelo, que tem a responsabilidade de dar vida ao protagonista. “Interpretar o Chaves não é para qualquer um”, brinca.

Guto conta que levou um susto quando recebeu a notícia de que o papel seria dele. “Pensei que fosse brincadeira, só fui acreditar quando os ensaios começaram.” Breno Gagliard, que interpreta Quico, teve a mesma reação. A ficha só caiu quando entrou na Vila. “O que estava na TV agora está palpável no teatro”, comenta.

A principal dificuldade de Breno foi entender e reproduzir o comportamento de Quico. “Um adulto interpretando uma criança que era interpretada por outro adulto”, resume. De acordo com o ator, o espetáculo não é só para as crianças. Vai conquistar também os pais dos pequenos espectadores.

O Natal do Chaves leva para o palco oito personagens do seriado. Depois da sessão, o pessoal da Vila vai tirar fotos com o público.

* Estagiária sob supervisão da editora-assistente Ângela Faria

O NATAL DO CHAVES
Dramaturgia e direção: Diego Benicá. Com Arthur Passos, Bernard Rocha, Daniela Cassimiro, Guto D’angelo, Luana Costa e Maria Tereza Costa. Cine Theatro Brasil Vallourec. Praça Sete, Centro, (31) 3201-5211. Sábado (21), às 16h. R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)