(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Movimento e ritmo

Corpo Cidadão apresenta espetáculos De 2 e Contratempo em BH

Alunos da companhia que é braço do Grupo Corpo sobem ao palco do Cine Theatro Brasil Vallourec


20/12/2018 09:00 - atualizado 20/12/2018 09:40

(foto: José Luiz Pederneiras/Divulgação)
(foto: José Luiz Pederneiras/Divulgação)


A dança como meio para ampliar horizontes e formar novos profissionais. Essa é a premissa do Corpo Cidadão, braço do Grupo Corpo que estimula o ensino crítico da arte para jovens bailarinos. Nesta quinta (20), alunos da companhia sobem ao palco do Cine Theatro Brasil Vallourec para a apresentação dos espetáculos De 2 e Contratempo.

De 2 tem movimentos assinados pelos coreógrafos do Grupo Corpo, Rodrigo Pederneiras e Cassi Abranches. “Desenvolvi uma ideia e ela (Cassi) levou para um lado fenomenal. Então, ela foi assumindo e criando a parte dela e, no final, retomamos o que fiz”, explica Pederneiras sobre o processo de construção da coreografia. Ele lembra que estava há um bom tempo viajando com o Corpo quando resolveu retomar o trabalho com o projeto social, e se impressionou com a dedicação dos participantes. “Tem uma turma muito empenhada, com muita vontade de trabalhar e disciplina pra fazer benfeito”, observa.

No palco, a dança contemporânea será envolvida pela percussão e músicas de Tunico Villani e do Grupo Karakuru. “É uma experimentação estética. Sempre digo: a dança não se preza a contar história. Tem um lado experimental muito mais forte na dança do que o lado narrativo”, comenta Pederneiras.

Contratempo, primeira parte da apresentação, reúne coreografias de Pederneiras criadas para a unidade experimental de dança (GED). As duas músicas finais foram coreografadas por Waldir Marques, responsável pelo grupo experimental de dança urbana (Gedu).

De acordo com o Rodrigo, a iniciativa abre um leque de possibilidades e estimula a carreira dos jovens. “Eles podem continuar na profissão, virar professores, bailarinos de companhias ou coreógrafos... são várias possibilidades”, diz. (Débora Anunciação)

CORPO CIDADÃO
Contratempo e De 2, coreografias de Rodrigos Pederneiras e Cassi Abranches, do Grupo Corpo. Nesta quinta (20), às 20h. Cine Theatro Brasil Vallourec. Praça Sete, Centro, (31) 3201-5211. Entrada franca, mediante retirada de ingressos a partir das 12h, na bilheteria.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)