Corpo Cidadão apresenta espetáculos De 2 e Contratempo em BH

Alunos da companhia que é braço do Grupo Corpo sobem ao palco do Cine Theatro Brasil Vallourec

por Redação EM Cultura 20/12/2018 09:00
José Luiz Pederneiras/Divulgação
(foto: José Luiz Pederneiras/Divulgação)


A dança como meio para ampliar horizontes e formar novos profissionais. Essa é a premissa do Corpo Cidadão, braço do Grupo Corpo que estimula o ensino crítico da arte para jovens bailarinos. Nesta quinta (20), alunos da companhia sobem ao palco do Cine Theatro Brasil Vallourec para a apresentação dos espetáculos De 2 e Contratempo.

De 2 tem movimentos assinados pelos coreógrafos do Grupo Corpo, Rodrigo Pederneiras e Cassi Abranches. “Desenvolvi uma ideia e ela (Cassi) levou para um lado fenomenal. Então, ela foi assumindo e criando a parte dela e, no final, retomamos o que fiz”, explica Pederneiras sobre o processo de construção da coreografia. Ele lembra que estava há um bom tempo viajando com o Corpo quando resolveu retomar o trabalho com o projeto social, e se impressionou com a dedicação dos participantes. “Tem uma turma muito empenhada, com muita vontade de trabalhar e disciplina pra fazer benfeito”, observa.

No palco, a dança contemporânea será envolvida pela percussão e músicas de Tunico Villani e do Grupo Karakuru. “É uma experimentação estética. Sempre digo: a dança não se preza a contar história. Tem um lado experimental muito mais forte na dança do que o lado narrativo”, comenta Pederneiras.

Contratempo, primeira parte da apresentação, reúne coreografias de Pederneiras criadas para a unidade experimental de dança (GED). As duas músicas finais foram coreografadas por Waldir Marques, responsável pelo grupo experimental de dança urbana (Gedu).

De acordo com o Rodrigo, a iniciativa abre um leque de possibilidades e estimula a carreira dos jovens. “Eles podem continuar na profissão, virar professores, bailarinos de companhias ou coreógrafos... são várias possibilidades”, diz. (Débora Anunciação)

CORPO CIDADÃO
Contratempo e De 2, coreografias de Rodrigos Pederneiras e Cassi Abranches, do Grupo Corpo. Nesta quinta (20), às 20h. Cine Theatro Brasil Vallourec. Praça Sete, Centro, (31) 3201-5211. Entrada franca, mediante retirada de ingressos a partir das 12h, na bilheteria.

['__class__', '__cmp__', '__contains__', '__delattr__', '__delitem__', '__dict__', '__doc__', '__eq__', '__format__', '__ge__', '__getattribute__', '__getitem__', '__gt__', '__hash__', '__init__', '__iter__', '__le__', '__len__', '__lt__', '__module__', '__ne__', '__new__', '__reduce__', '__reduce_ex__', '__repr__', '__setattr__', '__setitem__', '__sizeof__', '__str__', '__subclasshook__', '__weakref__', 'clear', 'copy', 'fromkeys', 'get', 'has_key', 'items', 'iteritems', 'iterkeys', 'itervalues', 'keys', 'pop', 'popitem', 'request', 'setdefault', 'update', 'values', 'viewitems', 'viewkeys', 'viewvalues']

MAIS SOBRE TEATRO