Uai Entretenimento

Peça Casal TPM aborda as tensões conjugais de um casal


Abordando as tensões conjugais do casal Marcos e Fernanda a partir de flashbacks, a peça Casal TPM, de Paula Giannini, estreou em 2008. Com encenações em diversos estados, o texto acumula cerca de 1 milhão de espectadores. Uma versão mineira da história está em cartaz neste sábado (3) e no domingo (4), no Teatro da Cidade.




A montagem de Belo Horizonte tem Paulo Moraes e Bianca Tocafundo na pele de Marcos e Fernanda. A direção da peça é de Guilherme Oliveira, que assina também a adaptação do texto da autora paulista. “Conversamos com ela e tivemos total liberdade para realizar modificações. Nosso objetivo era deixar o espetáculo com uma pegada mais atual, por isso acrescentamos piadas sobre redes sociais e novas tecnologias”, diz.
Para o diretor, o momento que o Brasil atravessa é propício para narrativas leves e cômicas. “As pessoas estão tristes e abatidas com esse cenário político. Por isso uma montagem como essa realmente serve como válvula de escape para muita gente, ainda mais em se tratando de um tema passível de identificação.”


Paulo Moraes, que além de ser o protagonista da peça é autor de outro texto cômico – Manda quem pode, obedece quem é marido – concorda com Guilherme Oliveira sobre o papel da comédia. “Gosto não só de atuar, mas principalmente de escrever nesse gênero. Faço isso há 12 anos. A maior recompensa é ver a plateia se divertindo e saindo satisfeita”, afirma.


O ator diz também que a temática do espetáculo é atemporal. “A TPM do título não é só da mulher, mas principalmente do relacionamento. Diz respeito às tensões mais leves, do cotidiano, que todo casal conhece.” Valendo-se de sua experiência em montagens cômicas, Paulo diz que “o público de Minas tem o riso solto, mas gosta de um humor mais trabalhado, menos óbvio. É sempre desafiador”. O diretor acrescenta: “É sempre um bom sinal quando uma peça é aprovada por Minas. O que faz sucesso aqui geralmente dá certo no Brasil inteiro”.

*Estagiária sob supervisão de Silvana Arantes
Casal TPM
De Paula Giannini.

Direção: Guilherme Oliveira.

Com Paulo Moraes, Bianca Tocafundo e Ana Robles.

No Teatro da Cidade. Rua da Bahia, 1.341, Centro, (31) 3273-1050.

Hoje, às 21h; domingo, às 19h.

R$ 40 e R$ 20 (meia-entrada).