Uai Entretenimento

Encontro de palhaços Circovolante toma as ruas de Mariana

Hoje tem alegria? Tem sim senhor! Não só hoje, mas amanhã, sábado e domingo, Mariana recebe a 10ª edição do Circovolante – Encontro Internacional de Palhaços, que está reunindo cerca de 100 artistas circenses.  A festa teve início na noite de quarta (5) com uma pré-estreia na Praça da Sé, com a presença do eterno trapalhão Dedé Santana e do palhaço Baiaco, o homenageado deste ano.

Xisto Siman, palhaço e um dos diretores e idealizadores do evento ao lado de João Pinheiro, ressalta que ao longo desse tempo o evento se consolidou e que a maior parte desse êxito se deve ao envolvimento da cidade e da região. “As pessoas realmente gostam do festival, participam, assistem. Tanto que o nosso tradicional cortejo, em que todos os palhaços se reúnem, é tão esperado quanto o carnaval. Todo mundo vem falar comigo sobre a roupa que está preparando, como vai se fantasiar, se maquiar. É muito bacana”, frisa.

O cortejo – que ocorre nesta sexta (7) à tarde – promete ser um dos destaques do encontro. Para se ter uma ideia, as comemorações oficiais da Independência foram antecipadas para 1º de setembro justamente por conta da “invasão” dos palhaços. “O palhaço tem tudo a ver com essa coisa da independência, da liberdade, ainda mais em um momento em que as pessoas estão cada vez mais encaretadas. Quando a gente é livre, é mais feliz e fica mais receptivo às diferenças”, reflete o artista.

Uma das ações preparadas para os 10 anos do Circovolante foi a ampliação do número de espaços, dispersando mais as atrações. “Este ano, o encontro está bem maior. Além de mais atividades, espalhamos e descentralizamos os espetáculos, inclusive levando para distritos da região. Definitivamente, Mariana abraçou o palhaço e o palhaço abraçou Mariana”, pontua Xisto.


A programação traz nomes nacionais e internacionais, como os palhaços Atawalpa Coello (DF), Beto Chameguinho (SC), Biribinha (AL), Chacovachi (Argentina), François Bouille (França), Guga Morales (SP), Maku Jarrak (Argentina), Martin Martinez (Argentina), Mauro Bruzza (RS), Mauro Cosenza (Uruguai), Umberto Rosichetti (Itália) e Viralata (MG); bem como as companhias Circo Irmão Simões (MG), Circunstância (MG), Los Circo Los (SP), Lunática (MG), Namakaca (SP), Pé de Chinelo (SP), Sapato Velho (RJ) e Suno (PR); e os grupos Cabaré Gamarra (MG), Coletivo Nopok (RJ) e Trampulim (MG).

FORMAÇÃO DE CRIANÇAS  “A gente trouxe algumas novidades, mas também quisemos trazer quem já esteve aqui em edições anteriores ou mesmo bate ponto anualmente. Não deixa de ser uma comemoração por esta uma década de existência. Temos também palhaços como o Vinagre, de 13 anos, e a Purpurina, de 9, que vão se apresentar e se formaram através da programação do nosso encontro. Isso é muito gratificante”, analisa Xisto, visivelmente emocionado.

O palhaço revela que quando realizou o primeiro encontro não imaginava que ele fosse render e que hoje a semente não só cresceu como se tornou uma árvore cheia de frutos. “No começo, a gente não tinha muita dimensão de aonde iríamos chegar. Conseguimos parceiros, apoiadores e patrocinadores importantes, mas isso só se concretizou porque, primeiramente, o púbico embarcou nesta viagem. É bacana ver que o palhaço, o circo ainda têm uma força e um encantamento únicos”, destaca.


Circovolante – 10º Encontro Internacional de Palhaços
Até 9 de setembro, em Mariana. Programação gratuita. Informações: circovolante.com.br.

DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO
HOJE (6/9)
Turma do Biribinha (AL)
8h30 – Passagem de Mariana
Palhaço Baiaco (RJ) e convidados
19h30 – Praça dos Ferroviários (na Feira Noturna)
Cabaré com Beto Chameguinho (SC), Guga Morales (RJ) e Coletivo NOPOK (RJ)
21h – Praça dos Ferroviários (na Feira Noturna)

AMANHÃ (7/9)
Maquiagem em homenagem ao palhaço Baiaco (RJ) para crianças
12h às 16h – Praça Gomes Freire
Cortejo “Samba no Pé de Moleque”
10 anos de encontros
16h – Praça Minas Gerais até a Praça da Sé (Concentração às 15h, na Praça Minas Gerais)
Cabaré Gamarra (ARG/BRA)
17h – Praça da Sé

SÁBADO (8/9)
Família Clou (RJ)
14h – Praça Gomes Freire
Chacovachi (ARG)
16h – Praça Minas Gerais
Grupo Trampulim (MG)
17h30 – Praça da Sé

DOMINGO (9/9)
Los Circo Los (SP)
15h – Praça Gomes Freire
Atawallpa Coello (DF)
16h – Praça Minas Gerais
Festa de encerramento com DJ Mauro Cosenza (URU) e DJ Pátrida (MG)
23h – Bar Quinta