(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Velma Pimenta costura música, moda e artes cênicas na peça 'Pimenta é refresco'

No solo, em cartaz na Idea Casa de Cultura, artista quer desmistificar a música clássica


10/08/2018 08:00 - atualizado 09/08/2018 19:15

(foto: Marcelo Castro/Divulgação)
(foto: Marcelo Castro/Divulgação)

Velma Pimenta atua há 20 anos na moda. Como cantora erudita, tem trajetória de uma década. Recentemente, mergulhou nas artes cênicas, em diversos cursos livres ofertados pelo Grupo Galpão. Para alinhavar as áreas de interesse – música, moda e artes cênicas – montou, em 2017, o recital cênico Pimenta é refresco, com direção de Mariana Maioline.

No solo, ela coloca em diálogo as linguagens: canta, recita poemas, constrói e desconstrói figurinos. “Tinha vontade de juntar essas artes, então busquei um formato mais inovador”, afirma. O recital volta em cartaz e terá duas apresentações: nesta sexta (10) e sábado (11), na Idea Casa de Cultura, no Funcionários, Região Centro-sul.

Em forma de recital, apresenta seis músicas e transita do erudito ao popular. No clássico, interpreta Amadeus Mozart (1756-1791). Também traz para o palco composições do grupo português Madredeus e busca referência do rock’n roll, como Janis Joplin(1943-1970) e Raul Seixas (1945-1989), e da música popular brasileira, como Clara Nunes (1942-1983).

A artista se revela nesse solo, não só na interpretação, como também em textos autorreflexivos. Velma apresenta contos autorais e poemas de Cora Coralina (1889-1985). 

Os recursos cênicos são, literalmente, costurados por tecidos com os quais a atriz brinca em cena. “As músicas são costuradas com tecidos. Os panos entram em cena como se fossem pessoas. Trazem aconchego e carinho. Conto minha história, minha narrativa de vida e a moda esteve sempre presente”, destaca.

O recital tem a cara de Velma. Ela comanda som, luz e propõe o figurino. Pretende sair das caixinhas e demonstrar que a música erudita não está restrita às classes sociais mais elevadas. “Ao optar por cantos tão diversificados, minha intenção é desmistificar a música clássica. O erudito é inspirador, inclusive é ponto de partida de várias bandas de rock”, defende.

Pimenta é Refresco
Direção: Mariana Maioline. Solo de Velma Pimenta. Sexta (10), às 20h, e sábado (11), às 19h. Idea Casa deCultura. Rua Bernardo Guimarães, 1.200, Funcionários. Ingressos: R$ 20 (preço único) pelo
 www.sympla.com.br. Informações: (31) 3309-1518.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)