(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

'BH não é lata de lixo', diz vereador sobre peça infantil com temática LGBT, da Cia. Toda Deseo

Líder da bancada cristã na Câmara Municipal de Belo Horizonte, político afirma em vídeo publicado em sua conta no Facebook que 'vai às ruas' protestar contra o espetáculo


02/08/2018 11:50 - atualizado 02/08/2018 12:29



O vereador e líder da bancada cristã da Câmara Muinicipal de Belo Horizonte, Jair di Gregório (PP), publicou na noite de ontem (1º), em sua página no Facebook, um protesto indignado contra o anúncio da peça Biba, da Companhia Toda Deseo. O espetáculo, que deve estrear no primeiro semestre de 2019, celebra os cinco anos da trupe mineira e pretende discutir preconceitos e violência contra público LGBT nas escolas.

"Belo Horizonte não é lata de lixo para que venham jogar tudo o que não presta em cima dos belo-horizontinos não. Não vamos aceitar. Aqui não! Nós vamos para as ruas, nós vamos protestar! Não vamos aceitar desrespeitar Belo Horizonte, não", bradou o parlamentar.

Di Gregório mostrou-se especialmente revoltado com o fato de que a Toda Deseo planeja realizar apresentações da peça nas escolas da capital. Citando a reportagem do Estado de Minas, que noticiou o fato nesta quarta-feira (1º), o vereador, que em fevereiro de 2017 foi acusado de atitude homofóbica ao chamar colega da Câmara Gilson Reis (PC do B) de 'mariquinha', afirma que:

"Nós não somos a favor de violência contra ninguém, nem LGBT. O que nós não somos a favor é de quererem instituir a ideologia de gênero, vir agredir a nossa fé cristã, como fizeram lá no Palácio das Artes. Vilipendiaram a nossa fé. Atacaram o (Estatuto da Criança do Adolescente) ECA. Eu vi ali zoofilia, pedofilia, muita coisa ruim", defendeu o político, referindo-se à mostra Faça você mesmo sua capela sistina, do artista Pedro Moraleida, exposta na Galeria Alberto da Veiga Guignard, do Palácio das Artes, de 1º de setembro a 19 de novembro de 2017. Ao lado do deputado estadual João Leite (PSDB), Di Gregório organizou manifestações envolvendo grupos evangélicos com o intuito de suspender a exposição, bem como a estreia da peça O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu (em que Cristo era interpretado por uma travesti). Os dois eventos foram realizados na capital mineira com boa recepção do público belo-horizontino


Sobre Biba
Recém-aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Biba é o terceiro espetáculo da Trilogia da desconstrução, série teatral da Toda Deseo que tem como cerne a crítica às instituições que barram os direitos LGBT. Dirigida por Raquel Castro, o primeiro espetáculo - Nossa senhora do Horto - estreou em agosto de 2016 e aborda questões pertinentes à opressão familiar. Glória, projeto em andamento da trupe, com estreia prevista para novembro deste ano, gira em torno das hostilidade sofrida por gays, lésbicas e trans* no âmbito das igrejas. 

Sobre a ideia de levar a montagem às escolas de Belo Horizonte, o ator e um dos fundadores do grupo teatral, Rafael Bacelar, diz: "Acho que isso é muito importante, sobretudo nesse momento em que as bancadas conservadoras do Congresso barram todo tipo de de discussão sobre gênero e sexualidade nas instituições de ensino. O que nós queremos, portanto, é desenvolver uma estratégia de combate ao preconceito que envolva educadores, pais, meninos e meninas. Tudo isso de forma lúdica". 

(foto: Facebook/Reprodução)
(foto: Facebook/Reprodução)


 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)