Uai Entretenimento

'BH não é lata de lixo', diz vereador sobre peça infantil com temática LGBT, da Cia. Toda Deseo



O vereador e líder da bancada cristã da Câmara Muinicipal de Belo Horizonte, Jair di Gregório (PP), publicou na noite de ontem (1º), em sua página no Facebook, um protesto indignado contra o anúncio da peça Biba, da Companhia Toda Deseo. O espetáculo, que deve estrear no primeiro semestre de 2019, celebra os cinco anos da trupe mineira e pretende discutir preconceitos e violência contra público LGBT nas escolas.


"Belo Horizonte não é lata de lixo para que venham jogar tudo o que não presta em cima dos belo-horizontinos não. Não vamos aceitar. Aqui não! Nós vamos para as ruas, nós vamos protestar! Não vamos aceitar desrespeitar Belo Horizonte, não", bradou o parlamentar.

Di Gregório mostrou-se especialmente revoltado com o fato de que a Toda Deseo planeja realizar apresentações da peça nas escolas da capital. Citando a reportagem do Estado de Minas, que noticiou o fato nesta quarta-feira (1º), o vereador, que em fevereiro de 2017 foi acusado de atitude homofóbica ao chamar colega da Câmara Gilson Reis (PC do B) de 'mariquinha', afirma que:

"Nós não somos a favor de violência contra ninguém, nem LGBT. O que nós não somos a favor é de quererem instituir a ideologia de gênero, vir agredir a nossa fé cristã, como fizeram lá no Palácio das Artes. Vilipendiaram a nossa fé. Atacaram o (Estatuto da Criança do Adolescente) ECA. Eu vi ali zoofilia, pedofilia, muita coisa ruim", defendeu o político, referindo-se à mostra Faça você mesmo sua capela sistina, do artista Pedro Moraleida, exposta na Galeria Alberto da Veiga Guignard, do Palácio das Artes, de 1º de setembro a 19 de novembro de 2017. Ao lado do deputado estadual João Leite (PSDB), Di Gregório organizou manifestações envolvendo grupos evangélicos com o intuito de suspender a exposição, bem como a estreia da peça O Evangelho segundo Jesus, Rainha do Céu (em que Cristo era interpretado por uma travesti). Os dois eventos foram realizados na capital mineira com boa recepção do público belo-horizontino


Sobre Biba
Recém-aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Biba é o terceiro espetáculo da Trilogia da desconstrução, série teatral da Toda Deseo que tem como cerne a crítica às instituições que barram os direitos LGBT. Dirigida por Raquel Castro, o primeiro espetáculo - Nossa senhora do Horto - estreou em agosto de 2016 e aborda questões pertinentes à opressão familiar. Glória, projeto em andamento da trupe, com estreia prevista para novembro deste ano, gira em torno das hostilidade sofrida por gays, lésbicas e trans* no âmbito das igrejas. 

Sobre a ideia de levar a montagem às escolas de Belo Horizonte, o ator e um dos fundadores do grupo teatral, Rafael Bacelar, diz: "Acho que isso é muito importante, sobretudo nesse momento em que as bancadas conservadoras do Congresso barram todo tipo de de discussão sobre gênero e sexualidade nas instituições de ensino. O que nós queremos, portanto, é desenvolver uma estratégia de combate ao preconceito que envolva educadores, pais, meninos e meninas. Tudo isso de forma lúdica".