(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Espetáculo 'Maçarico' estreia nesta quarta (29) no CCBB

Montagem com a bailarina e atriz Patrícia Siqueira aborda a solidão num futuro indefinido


29/11/2017 09:20

(foto: Luiza Palhares/Divulgação)
(foto: Luiza Palhares/Divulgação)
Quem frequenta o litoral brasileiro, sobretudo no Nordeste, já deve ter notado uma ave de bico fino e pontudo que vaga solitariamente pela praia. São maçaricos, pássaros capazes de voar por três dias e três noites seguidos sem pousar. No inverno, fogem do frio do Canadá e do Alasca e migram até o Brasil para se aquecer, trocar de plumagem e procurar por comida na areia. “Sempre reparei nele porque está sempre sozinho. É curioso, mas para migrar, o maçarico sabe que tem que estar junto dos outros, é a força do bando. A natureza é realmente sábia”, analisa a bailarina e atriz Patrícia Siqueira.

Misto de teatro, dança e performance, Maçarico é o título do espetáculo que estreia nesta quarta-feira (29) no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), na Praça da Liberdade, e fica em cartaz até segunda (4). A montagem aborda a solidão e a possibilidade de se relacionar –  tão presente na rotina desses animais. “Eu já queria trabalhar essa temática, justamente porque vinha fazendo pequenos trabalhos solos como vídeos, dança, performances e é um tema que faz parte da vida do ser humano. E, desde o início, queria esse nome justamente por causa dos maçaricos que eu observava”, revela.

A história se passa em um futuro indefinido, talvez logo após o fim do mundo. Só resta uma mulher (Patrícia Siqueira) e o que sobrou de suas posses ancestrais, que, agora, em completa solidão, de nada lhe servem. Tendo diversas faces da solidão contemporânea como ponto de partida, Maçarico investiga as relações entre o ser humano e a natureza, lembrando-nos de que dela viemos e a ela, cedo ou tarde, precisaremos retornar.

DANÇA
Patrícia conta que a solidão é um assunto recorrente na vida de qualquer pessoa e a ideia era trabalhar diferentes aspectos sobre o tema. “É uma questão do homem desde cedo. Estar sozinho não é necessariamente algo ruim, negativo. Assim como você pode estar morando numa casa com várias pessoas e se sentir só, podemos construir vários estados de solidão e, mais importante, lidar com a escolha de querer se relacionar ou não.”

Bailarina de formação, Patrícia conta que buscou o teatro porque sentia necessidade de mudanças. “Só a dança, especificamente, não estava me dizendo mais nada. E o teatro modificou a minha dança”, conta. A artista destaca que, para criar Maçarico, convidou duas pessoas do teatro, a diretora Ludmilla Ramalho e o dramaturgo Daniel Toledo. “É uma narração dramatúrgica de construção de imagens e de sentidos.”

Patrícia Siqueira ressalta que todo o processo de ensaios e produção tem sido uma experiência extremamente rica para todos os envolvidos e que Maçarico não deixa de coroar um momento de maturidade artística. “A gente ainda não sabe aonde esse espetáculo vai dar, estamos tentando descobrir. É um risco, um desafio e o bacana é ir experimentando”, frisa.

MAÇARICO
Espetáculo com Patrícia Siqueira. De hoje (29) a segunda-feira (4/12), às 19h,, na Sala Multiuso (Teatro II), do CCBB (Praça da Liberdade, 450, Funcionários. (31) 3431-9503). Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Vendas na bilheteria do CCBB e pelo site: www.eventim.com.br


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)