Uai Entretenimento

Alegria transforma Mariana em grande picadeiro no 'Encontro Internacional de Palhaços'

Cortejo 'Samba no pé de moleque' - Foto: Lincon Zabiertti/DivulgaçãoOs palhaços podem tudo no universo lúdico para o qual convidam o espectador a mergulhar. Viram gigantes com as pernas de pau. Voam e arrancam gargalhadas em pessoas de todas as idades – o  maior dos superpoderes. Cerca de 200 bufões, cômicos, brincantes e palhaços aportaram em Mariana, ma última quinta (16), para a nona edição do Encontro Internacional de Palhaços, o Circovolante. O evento será realizado até o próximo domingo.


 “É uma atitude transgressora. Pode ser o super-homem, jogar bolinhas que ficam suspensas no ar. Mas diferente do super herói, ele é humano. Cai e quebra a cara. O super herói sai sempre intacto. O palhaço toma um tiro, grita e o 'sangue' explode na plateia”, diz o idealizador do evento Xisto Siman, o palhaço Ximxim. Tradicionalmente, o encontro acontece no mês de setembro, mas por uma questão de capitação de recursos, passou, excepcionalmente nesta edição, para novembro.

Os palhaços fazem as pessoas rirem de si mesmas. “Os palhaços nos humanizam”, diz. Foram montadas tendas nas praças da cidade para que os artistas se apresentem. A maior delas (40 metros por 17 metros) foi montada na Praça da Sé.  “Nesses tempos tão virtuais, as pessoas encontram com esse ser transgressor que é o palhaço”, diz.

O ditado popular  “de médico e louco, todo mundo tem um pouco” pode ser ampliado. Podemos, sem medo de errar, dizer que todos temos algo dos palhaços. Para revelar essa face, amanhã (18/11), os organizadores vão maquiar 500 pessoas, entre crianças e adultos. A maquiagem escolhida faz alusão ao palhaço Saracura, homenageado desta edição. Quem dá vida a Saracura é a artista Deusa Aparecida Reis, descendente da terceira geração de uma família circense. Desde a infância, faz números de trapézio e equilíbrio, aprendidos com o pai. “Em 2018, quando faremos a 10º edição, vamos fazer a maquiagem de todos os palhaços homenageado”, revela Xisto.


 
Fruto de uma parceria de 25 anos entre Xisto Siman e João Pinheiro, o Circovolante é a combinação do trabalho circense com a divulgação dessa arte milenar. Na sede, a  Casa do Palhaço, o Circovolante recebe regularmente crianças e adolescentes para formação circense. No local, são ministradas oficinas para público em também realizadas apresentação de espetáculos. O Circovolante possui acervo com livros de história do circo e mais de 300 filmes de comédias mudas do princípio do século passado, disponível em sua sede.
 
Conheça alguns dos palhaços que integram a programação:
Mauro Consenza (Uruguai), Francois Buille (França), Umberto Rosichetti (Itália), Atalwalpa Coello (Peru), Circo Amarillo (Argentina/Brasil), Irmãs Cola (Brasil/SP), Artitude (Brasil/Brasília), Pé de Cana (Brasil/SP), Cia. Lunática (Brasil/MG), Palhaço Furreca (Brasil/MG), Cia. Circunstância (Brasil/MG), Palhaço Viralata (Brasil/MG), Uniclown (Brasil/MG), Cia. Sapato Velho (Brasil/RJ), Guga Morales (Brasil/RJ), Nopok (Argentina/Brasil) estão entre os confirmados. 

Circovolante – 9° Encontro Internacional de Palhaços
Até domingo (19/11).  Praça Gomes Freire, Praça da Sé e Rua Frei Durão (em frente à Casa de Cultura), Mariana. Entrada franca