Conflito de gerações.com

Deborah Evelyn e Johnny Massaro reeditam parceria com a peça Estranhos.com

Neste fim de semana, o espetáculo, com direção de Emílio de Mello, chega ao Teatro Sesiminas, em Belo Horizonte

Cecília Emiliana
- Foto: Acervo

De passagem por Nova York em 2016, Deborah Evelyn aproveitou para conferir Sex with strangers, uma das peças mais encenadas nos Estados Unidos nos últimos dois anos. Fenômeno desde 2014, quando estreou no circuito off-Broadway de Manhattan, o texto chega a ganhar sete novas produções por temporada. Tamanho sucesso rendeu à autora Laura Eason o convite para se tornar roteirista e, posteriormente, produtora da série House of Cards, da Netflix.. Pouco tempo depois de deixar o Second Stage Theater, Deborah decidiu comprar os direitos da peça para montar Estranhos.com no Brasil.

Neste fim de semana, o espetáculo, com direção de Emílio de Mello, chega ao Teatro Sesiminas, em Belo Horizonte. Deborah e Johnny Massaro reeditam a parceria que fizeram na novela A regra do jogo (2015). Ele é William, blogueiro de 20 e poucos anos, famoso por relatar na internet suas estripulias sexuais com estranhos. Ela é Olívia, de quase 40, talentosa escritora que dá aulas de literatura e sofre por ter poucos leitores.

IDENTIDADE

O casal se esbarra pela primeira vez num hotel campestre.
Os conflitos (inclusive tecnológicos) do relacionamento, marcado pelo choque geracional, são o tema central da peça. “Porém, vamos além do romance leve. Algumas propostas, como a que vi em Buenos Aires, aproximam-se da comédia romântica. Nós procuramos trazer à tona questões mais densas, que dizem respeito à identidade, por exemplo. O público geralmente se identifica muito, pois são várias gerações retratadas em cena”, explica Deborah Evelyn.

Emílio de Mello conta que o texto não foi modificado. O original americanos foi traduzido para o português sem acréscimos ou emendas, mas com alguns cortes. “Nos Estados Unidos, a comunicação é um pouco mais literal. Para o contexto do Brasil, achamos desnecessárias certas descrições e cenas explicativas. Com isso, chegamos a um resultado mais objetivo e direto”, afirma o diretor.

Aos 25 anos, Johnny Massaro é, certamente, bem menos experiente do que sua companheira de cena, de 51. Contudo, Emílio de Mello ressalta o grande entrosamento entre os dois. Diz que a diferença de idades não influenciou no resultado. “Muito pelo contrário, isso só somou.
O Johnny, apesar de jovem, não atua como iniciante. É talentoso e fica muito à vontade no palco”, elogia. Deborah concorda: “Johnny é um ator muito maduro. Sempre percebi isso, o que se confirmou nessa minha escolha de contracenar com ele na peça.”

A maturidade talvez seja o traço que mais separa Johnny de seu personagem William. “Exceto pelo fato de gostar de tecnologia, não é muito meu estilo sair por aí espalhando minhas intimidades. Não sirvo pra ganhar dinheiro com isso”, brinca o ator.

ESTRANHOS.COM
Direção: Emílio de Mello.
Com Deborah Evelyn e Johnny Massaro.
Teatro Sesiminas (Rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia).
Sábado (30/9), às 20h, e domingo (1º/10), às 19h.

R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia-entrada).
Informações: (31) 3241-7181
.