Peça de Renata Mizrah celebra a cultura e a criatividade do Brasil

Rio mais Brasil: O nosso musical estará em cartaz durante o fim de semana, no Teatro Sesiminas

Estado de Minas


Leo Aversa/divulgação - Foto: Leo Aversa/divulgação
Um Brasil eclético e plural, ou melhor, o Brasil de muitos Brasis. De Norte a Sul, o país se encontra na peça de Renata Mizrah, que desembarca em BH, no fim de semana, com direção de Ulysses Cruz.

Sábado e domingo, Rio mais Brasil: o nosso musical terá três sessões no Teatro Sesiminas. “A gente pincela cada região, deixando clara a presença de cada uma delas por meio das canções. Até tentamos tratar das tradições, mas a cultura é muito rica e só pela música já é possível ter ideia do que vem de cada estado”, afirma a atriz Cris Vianna.

A proposta do espetáculo, segundo ela, é convidar à reflexão e ao entretenimento, mostrando a potência criativa dos brasileiros. A essência do país, conta Cris, é facilmente encontrada na trilha sonora, o ponto alto da montagem.

Canções inéditas se mesclam a releituras de composições de Milton Nascimento, Chico Buarque, Caetano Veloso, Rita Lee, Gonzaguinha, Almir Sater e Gilberto Gil, entre outros. Os arranjos são assinados por Carlos Bauzys e Daniel Rocha. Em alguns momentos, o próprio corpo é o instrumento musical dos artistas, assim como o berimbau-de-boca, o ganzá e o timbal.

DARCY

O clássico O povo brasileiro, livro do antropólogo mineiro Darcy Ribeiro, serviu de inspiração para a montagem. Em cena está uma trupe que deseja rodar um longa-metragem sobre o Brasil, suas complexidades e nuances.

Previsto para estrear em 2016, o musical teve de ser cancelado depois de perder importante patrocínio.
“O susto, que era pra ser um trauma, foi incorporado ao enredo e enriqueceu a história de Rio mais Brasil. Nosso país enfrenta um momento delicado, com cortes na saúde, educação e na cultura, além de inúmeras incertezas. O espetáculo também passou por dificuldades até conseguir sair do papel. Ou seja, fazemos planos e, de uma hora pra outra, os caminhos são encurtados ou a direção é alterada”, compara Cris Vianna.

Porém, a atriz diz que o público mineiro verá uma história divertida inspirada no povo brasileiro. “Fugimos um pouco de falar sobre política. A ideia é que ninguém saia do teatro ‘machucado’, e sim feliz porque se divertiu – e muito. Claro, o nosso país tem suas nuances, mas já basta de tristeza nos noticiários. Mesmo diante do caos, é preciso leveza”, pontua.

DESAFIO
Cris se divide entre o teatro e a participação no quadro Dança dos famosos, no Domingão do Faustão (TV Globo). Para atuar no palco, ela precisou se desafiar. “Resgatei paixões como cantar. Por outro lado, dançar é tão íntimo que você empresta seu corpo até o limite. Tenho redobrado os cuidados, mas nada é paranoico”, detalha.

Com elenco numeroso, Rio mais Brasil tem 19 atores e multi-instrumentistas. Na capital fluminense, Cláudio Lins contracenava com Cris Vianna.
Como o contrato dele chegou ao fim, Leonardo Vieira assume o posto em BH, no papel de Martin.

A escolha do elenco envolveu cerca de 500 candidatos em audições realizadas em diferentes regiões brasileiras. “A proposta da autora e do Ulysses é algo totalmente fora do clichês, mais real, sem frases feitas e cartões-postais”, enfatiza Cris Vianna. Depois de BH, a montagem segue para Campinas, Brasília, Porto Alegre, Fortaleza, Curitiba e São Paulo.


RIO MAIS BRASIL:
O NOSSO MUSICAL


De Renata Mizrah. Direção: Ulysses Cruz. Teatro Sesiminas. Rua Padre Marinho, 60, Santa Efigênia, (31) 3241-7181. Sábado, às 17h e 21h; domingo, às 18h. Ingressos: R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia-entrada)..