Festival de Teatro em Miniatura começa nesta quinta-feira, 07, em BH

Festim apresenta espetáculos nacionais e estrangeiros para (bem poucos!) espectadores de cada vez

por Mariana Peixoto 06/09/2017 08:30
Zé Carlos Barreta/Divulgação
O espetáculo Brasil pequeno itinerante é uma das atrações do festival de teatro em miniatura. (foto: Zé Carlos Barreta/Divulgação)

O teatro cabe em diferentes formatos. Até mesmo em miniatura. A partir desta quinat-feira, 07, até 17 de setembro, o Festival de Teatro em Miniatura (Festim) apresenta 25 espetáculos nacionais e internacionais do gênero na capital mineira. Em sua sexta edição, o evento, único no Brasil, promove ainda oficinas, debate e lançamento de revista. Tudo com entrada franca.

''O Festim reúne espetáculos com duas técnicas do teatro de bonecos: o teatro em miniatura e a experiência cênica, que é mais performática'', comenta Iasmim Marques, diretora do Grupo Girino e do festival.

Um bom exemplo do que ela fala será visto nesta quinta, no primeiro dia de programação do evento. Na Praça Floriano Peixoto, em Santa Efigênia, serão encenados, das 11h às 13h, nove espetáculos. Eles são apresentados no formato lambe-lambe, uma caixa em que só um espectador assiste por vez. ''Só que as peças são micronarrativas, têm até três minutos. Então, durante duas horas, um mesmo espetáculo consegue atender até 40 pessoas'', explica Iasmim.

''Para o teatro em miniatura acontecer, ele precisa de um espaço em evidência'', diz ela. A programação traz ainda montagens que podem ser vistas por plateias de até 30 pessoas. Uma delas é Histórias de assombrar, da Cia. Luzes e Lendas, de São Paulo, que será apresentado no dia 16, das 14h às 16h, no CCBB. ''É um espetáculo de teatro de sombra que pode ser visto por até quatro pessoas, numa tenda'', conta Iasmim.

Fiotim, do artista ouro-pretano Jorge Fonseca, é um museu itinerante, inspirado em Inhotim, em que o público pode ''entrar'' na instalação. Será visto no dia 17, das 10h às 13h, no Parque das Mangabeiras.

A programação traz oficinas, debate e lançamento de revista. Criado em 2012, o Festim teve edições anuais em BH e São Paulo (onde ocorreram as versões de 2013 e 2014). O festival realiza, a cada dois anos, um mapeamento dos espetáculos do gênero. No mais recente, de 2016, foram contabilizados 143 espetáculos na América Latina.

6º FESTIM – Festival de Teatro em Miniatura

De amanhã a 17 de setembro em vários espaços da cidade. Entrada franca. Confira a programação completa em www.festim.art.br

Atrações dos primeiros dias do Festim

 Quinta-feira, 07

Das 11h às 13h, na Praça Floriano Peixoto, Santa Efigênia
Espetáculos A caixa misteriosa, de Marco Aurélio Bari; Analogia do zoom, de Tatiana Mello; Catirina-do-Olho-Torto, de Cássia Macieira; Circo da Pulgária, de Hermes Perdigão; Copélia, de Conceição Rosière; Monstro do armário, de Gustavo (ED); No oco do Baobá, de Sandra Lane; Sobre voo, de Karine Terrinha; 3x 4, de Lúcio Honorato

Sexta-feira, 08

Das 14h às 19h, no Centro de Arte Popular – Rua Gonçalves Dias, 1.608, Funcionários
Oficina Paisagens em miniatura, com Willi de Carvalho

Sábado, 09, e domingo, 10

Das 14h às 18h, na sede Grupo Girino – Av. Elísio de Brito, 463, sl. 201, Boa Vista
Oficina de iluminação com LEDs, com Gabriela Céspedes

['__class__', '__cmp__', '__contains__', '__delattr__', '__delitem__', '__dict__', '__doc__', '__eq__', '__format__', '__ge__', '__getattribute__', '__getitem__', '__gt__', '__hash__', '__init__', '__iter__', '__le__', '__len__', '__lt__', '__module__', '__ne__', '__new__', '__reduce__', '__reduce_ex__', '__repr__', '__setattr__', '__setitem__', '__sizeof__', '__str__', '__subclasshook__', '__weakref__', 'clear', 'copy', 'fromkeys', 'get', 'has_key', 'items', 'iteritems', 'iterkeys', 'itervalues', 'keys', 'pop', 'popitem', 'request', 'setdefault', 'update', 'values', 'viewitems', 'viewkeys', 'viewvalues']

MAIS SOBRE TEATRO