[an error occurred while processing this directive] Amir Haddad e Tizumba abrem Mostra de Teatro Tiradentes em Cena

Amir Haddad e Tizumba abrem Mostra de Teatro Tiradentes em Cena

Evento tem início nesta sexta (19), na cidade histórica. Tammy Miranda estreia como ator no festival

por Ana Clara Brant 19/05/2017 08:49

Vantoen Pereira JR/Divulgação
Amir Haddad, homenageado da mostra (foto: Vantoen Pereira JR/Divulgação)
Num mundo com crescente intolerância, a arte é o antídoto para tornar as circunstâncias menos duras. Foi pensando nisso que os organizadores da 5ª Mostra de Teatro Tiradentes em Cena – que começa nesta sexta (19) e segue até 27 de maio na cidade histórica – escolheram como temática a tolerância.

 

“Tolerância não é simplesmente não reivindicar, não lutar ou suportar. É entender a questão das diferenças e da diversidade de uma forma respeitosa. É um tema que leva muito à reflexão, ainda mais no teatro, que aproxima as pessoas mostrando questões bem reais e atuais”, afirma Aline Garcia, uma das organizadoras do festival.


Seguindo esse eixo, o evento decidiu homenagear duas personalidades conhecidas por suas lutas e resistências – o diretor e teatrólogo Amir Haddad, cofundador do Teatro Oficina e criador do grupo de teatro Tá na Rua, e o cantor, compositor, ator, empreendedor cultural e representante da cultura afro-mineira Maurício Tizumba. “Amir é conhecido pelo seu teatro de resistência, de rua, de ir de encontro às questões de governo e que burocratizam o nosso país. Tizumba também tem uma trajetória de persistência, de determinação e tem essa experiência com o teatro negro, criando possibilidades para outras pessoas. Eles têm tudo a ver com o que vamos apresentar nesses dias”, pontua Aline.

BANDEIRAS Com 60 anos de carreira e prestes a virar octogenário, Haddad se orgulha de ter uma trajetória que percorreu vários estilos e lugares. “O teatro que eu fiz foi para todos os lados – do Oiapoque ao Chuí, do litoral ao sertão. Fiz teatro de todas as bandeiras. Uma coisa que me orgulha é essa diversidade e não ter ficado preso a nenhum padrão, a nenhuma regra fixa. Desde o começo da minha carreira, nunca segui moda nenhuma; só a minha cabeça”, afirma.

Para celebrar esses anos de estrada, Amir será agraciado com uma exposição que ficará em cartaz no Centro Cultural Yves Alves durante o período da Mostra de Teatro Tiradentes em Cena. O circo etéreo de Amir Haddad reúne fotos de parte dos espetáculos dirigidos por Haddad (ele tem mais de 300 montagens no currículo), vídeos com depoimentos de atores com quem trabalhou, além de cartazes, objetos, figurinos e adereços que fazem parte de sua trajetória. “A exposição vai começar em Tiradentes, mas a ideia é que ela aumente o acervo e avance para outras cidades. Esperamos conseguir um apoio financeiro para isso”, revela Amir.

Mineiro de Guaxupé, no Sul de Minas, ele deixou a cidade com apenas 5 anos e só voltou recentemente à sua terra. Mesmo morando longe durante tantos anos, assegura que sua mineiridade nunca o abandonou. “Eu me sinto muito arraigado e sou minero inteiramente. Foi muito bacana ir a Guaxupé depois de tanto tempo. Revi a casa onde morei com minha família, encontrei pessoas que chegaram a conhecer meus pais. Eu recuperei Minas nessa viagem emocionante”, conta.

Antígona 
Amir Haddad vai comemorar os seus 80 anos em Belo Horizonte, em 2 de julho, um domingo. O diretor estará na capital mineira com um de seus mais recentes trabalhos, a peça Antígona, clássico grego criado a partir da tradução de Millôr Fernandes. É o primeiro monólogo da atriz Andrea Beltrão.

TAMMY MIRANDA Durante nove dias, Tiradentes vai receber mais de 20 espetáculos, além de exposições, oficinas e a realização de rodas de conversa com convidados da área cultural, numa parceria entre a Mostra de Teatro e o Sesc Minas.

 

Um dos destaques é a estreia de Thammy Miranda nos palcos. O filho de Gretchen vai apresentar, no dia 26, o espetáculo T.R.A.N.S – Terapia de relacionamentos amorosos neuróticos sexuais. Na peça, Thammy atua ao lado da namorada, Andressa Ferreira, e do ator Carlos Verahnnay, também autor e diretor da montagem.

5ª Mostra de Teatro Tiradentes em Cena
Até 27 de maio, em Tiradentes. Programação gratuita. Infomações:www.tiradentesemcena.com.br

['__class__', '__cmp__', '__contains__', '__delattr__', '__delitem__', '__dict__', '__doc__', '__eq__', '__format__', '__ge__', '__getattribute__', '__getitem__', '__gt__', '__hash__', '__init__', '__iter__', '__le__', '__len__', '__lt__', '__module__', '__ne__', '__new__', '__reduce__', '__reduce_ex__', '__repr__', '__setattr__', '__setitem__', '__sizeof__', '__str__', '__subclasshook__', '__weakref__', 'clear', 'copy', 'fromkeys', 'get', 'has_key', 'items', 'iteritems', 'iterkeys', 'itervalues', 'keys', 'pop', 'popitem', 'request', 'setdefault', 'update', 'values', 'viewitems', 'viewkeys', 'viewvalues']