Grupo Arsênicos Carpintaria Cênica apresenta em BH sessão única da peça 'Don Fernando'

Com direção de Rafa Blat, produção faz homenagem a Fernando Arrabal

por 02/03/2017 20:03
O grupo goiano Arsênicos Carpintaria Cênica apresenta amanhã em BH sessão única da peça Don Fernando. Com direção de Rafa Blat, o enredo se baseia em textos e relatos do escritor e dramaturgo espanhol Fernando Arrabal.
ARSÊNICOS/DIVULGAÇÃO
Fã de Arrabal, Ivan Lima diz ser um presente atuar em Don Fernando (foto: ARSÊNICOS/DIVULGAÇÃO)

O embate entre os personagens Tenniel (Ivan Lima) e Chester (João Bosco do Amaral), num teatro abandonado, simboliza o encontro de dois tempos, do velho e do novo. A nostalgia do passado se mescla à solidão provocada pela revolução tecnológica contemporânea.

“Além de ser uma homenagem, apresentar os textos do Arrabal é falar do homem e, principalmente, da fragilidade de suas relações familiares”, afirma o ator Ivan Lima. Depois de uma temporada na Itália, a peça volta ao Brasil com o propósito de convidar o espectador a questionar a si mesmo. “Durante a apresentação, quando os atores evidenciam a dificuldade de lidar com a existencialidade, vejo como os espectadores ficam incomodados. Alguns até saem antes do fim do espetáculo”, conta o diretor Rafa Blat.

Don Fernando estreou no final de 2014, época em que já eram perceptíveis os sinais da crise política brasileira. “Outra análise possível de fazer por meio dessa peça é sobre a relação entre nossas guerras internas e os recentes impasses e greves do país. Vivemos em um estado de medo constante. Isso nasce da intolerância. Para desenvolver limites, é necessário trabalhar o nosso eu. E é esse o tema que Don Fernando discute”, diz Blat.

Ivan Lima, de 84 anos, aproveita a temporada para comemorar seus 50 anos de atuação. Galã dos filmes de Mazzaropi, ele trabalhou com Marília Pêra, Irene Ravache, Joana Fomm e Paulo Autran. O ator diz que Don Fernando é um presente que ganhou.

“Nos anos 1960, o Arrabal estava estreando o clássico Cemitério de automóveis em São Paulo. Desde aquela época queria trabalhar com uma obra dele. É com enorme alegria e gratidão que estou atuando nesse projeto”, afirma.

DON FERNANDO

Com Arsênicos Carpintaria Cênica. Amanhã, às 20h. No Sesc Palladium, Rua Rio de Janeiro, 1.046, Centro, (31) 3270-8100. R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada).

VÍDEOS RECOMENDADOS

MAIS SOBRE TEATRO