Saudades: Seis atores da novela Esmeralda que já morreram

Confira os nomes já falecidos que participaram na trama do SBT

Redação - Observatório da TV 17/07/2022 12:52
Divulgação
Paulo César Grande, Bianca Castanho e Lucinha Lins em Esmeralda (foto: Divulgação)

A versão brasileira de Esmeralda, de 2004, está sendo reprisada no SBT atualmente, trazendo um enredo já bastante conhecido dos telespectadores.

A trama foi escolhida para compor a faixa vespertina de novelas da emissora, juntamente com outros títulos, como Carrossel e Cuidado Com o Anjo.

O que muita gente que assiste à novela Esmeralda hoje não sabe é que, infelizmente, alguns atores do elenco já faleceram. Conheça a seguir os nomes.

Manoelita Lustosa - Rosário

A atriz mineira Manoelita Lustosa ficou nacionalmente conhecida na novela Mulheres Apaixonadas, ao interpretar a avó de Salete (Bruna Marquezine), na Globo. Logo após, foi escalada para Esmeralda, a veterana deu vida a Rosário, a parteira que acaba criando a protagonista, vivida por Bianca Castanho.

Além de atriz, Manoelita foi radialista, jornalista e escritora. Ela morreu aos 72 anos em 2014 em decorrência de insuficiência respiratória.

Divulgação
Rosário (Manoelita Lustosa) em Esmeralda (foto: Divulgação)

Sônia Guedes - Margarida

Outra atriz que teve destaque em Esmeralda e que já morreu é Sônia Guedes, intérprete de Margarida, a governanta que teve a ideia de fazer a troca da bebês na trama e se tornou cúmplice de Rosário. A veterana estreou no infantil Vila Sésamo em 1972 e fez diversas novelas, como Barriga de Aluguel, Mulheres Apaixonadas e Chiquititas. Sônia Guedes morreu após a luta contra um câncer em 2019, aos 86 anos.

Divulgação
Margarida (Sônia Guedes) em Esmeralda (foto: Divulgação)

Leia mais: Saudades: Quatro atores de Amanhã é Para Sempre que já morreram

Maria Estela - Irmã Piedade

A atriz Maria Estela deu vida a Irmã Piedade na novela Esmeralda. Natural do interior de São Paulo, ela começou na carreira na década de 1960, ainda na TV Excelsior. A partir daí fez dezenas de novelas em diversas emissoras, sobretudo na Record TV. Seu último trabalho foi Passione, na Globo. Maria Estela faleceu de câncer em 2017, aos 75 anos.

Jardel Mello - Dionísio

Ator e diretor de novelas, Jardel Mello interpretou Dionísio Lucero em Esmeralda. Ele estreou atuando em tramas na década de 1970 e dirigiu inúmeras outras, em parceria com outros diretores. A última novela em que atuou foi O Profeta, em 2006, na Globo. Jardel morreu de infarto aos 71 anos de idade, em 2008.

Divulgação
Dionísio (Jardel Mello) em Esmeralda (foto: Divulgação)

Ruth Romcy - Betânia

A conhecida humorista das câmeras escondidas, Ruth Romcy também compôs o elenco de Esmeralda, interpretando Betânia. A atriz faleceu em 2007 após uma internação por infecção pulmonar. Ela tinha 80 anos de idade.

Divulgação
Ruth Romcy (foto: Divulgação)

Leia mais: Saudades: 10 atores de A Favorita que já morreram

Carl Schumacher

Com uma carreira extensa no teatro, arte que iniciou na década de 1970, Carl Shcumacher ainda fez bastante cinema e TV. Em Esmeralda ele fez uma participação como Fausto. Atualmente ele pode ser assistido também em A Favorita, reprisada na Globo. Em 2016 o ator foi encontrado morto, sendo constatada sua morte por causas naturais.

Divulgação
Carl Schumacher esteve em Esmeralda (foto: Divulgação)

Confira também: Você sabia? Vilão de A Desalmada é casado com atriz de Se Nos Deixam

Leia outros textos desta colunista.

Este post Saudades: Seis atores da novela Esmeralda que já morreram foi publicado primeiro no Observatório da TV.

MAIS SOBRE SERIES-E-TV